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26/02/2008 - 11:46

Syngenta oferece ao setor sucroalcooleiro soluções para o aumento da produtividade

Mercado brasileiro de cana-de-açucar conta com soluções específicas para seu desenvolvimento e aumento da produção de etanol.

São Paulo – A Syngenta, uma das líderes mundiais no setor de agribusiness, reforça sua atuação no mercado de cana-de-açucar com sua participação na FEICANA, FEIBIO – Feira de Negócios do Setor de Energia, uma das mais importantes do setor no Brasil. No evento, que acontece em Araçatuba, interior de São Paulo, de 26 a 28 de fevereiro, a empresa apresentará produtos focados em demandas do mercado de cana-de-açucar.

“A Syngenta tem tradição e experiência neste setor da produção agrícola nacional, e inova a oferta de soluções específicas para a cultura de cana-de-açucar nos campos do país. A empresa é uma grande aliada dos produtores, contribuindo de forma direta para alavancar a produção de etanol no competitivo mercado de energia nacional e de exportação”, afirma Leandro Amaral, gerente de marketing da empresa.

Com o crescimento do mercado de cana-de-açucar nacional, em decorrência da crise energética mundial, a Syngenta se apresenta como o parceiro ideal para usineiros e produtores nos principais estados do país. Atualmente, a Syngenta conta com uma equipe de profissionais especializados em compreender as dificuldades e levar soluções para vencer os desafios do setor. Em 2007, a empresa investiu globalmente cerca de US$ 800 milhões de dólares em pesquisas e desenvolvimento de produtos voltados para os principais cultivos mundiais, entre eles a cana-de-açucar.

Para a Syngenta o mercado de cana-de-açucar é um dos mais estratégicos para o seu negócio no país. Leandro avalia que a demanda por etanol deverá crescer muito nos próximos anos, tanto no consumo interno como também em exportação no futuro. “Em 2007, a produção de etanol atingiu 21 bilhões de litros, dos quais 90% foi absorvido pelo consumo interno. Esta tendência deverá manter seu crescimento até 2012, mas a demanda de exportação, que registrou 3,5 bilhões de litros em 2007, também deverá crescer muito nos próximos anos.”

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), a produção de etanol no Brasil deverá chegar a 65,3 bilhões de litros até 2020/21. Hoje, o Brasil conta com 7 milhões de hectares de cultura de cana-de-açucar, área que deverá crescer muito nos próximos anos. Embora o Brasil seja líder na produção mundial de cana-de-açúcar, é necessário aumentar a capacidade para atender às exigências mundiais e internas de mercado, com foco no negócio de biocombustíveis. Neste sentido, o setor irá exigir tecnologia adequada o que será uma grande oportunidade para a oferta de produtos e serviços da Syngenta.

Soluções – Serviços e produtos: A confiança da Syngenta no mercado de cana-de-açucar também se reflete nos investimentos que a empresa vem realizando para desenvolver este mercado no país. Na oferta de serviços, a empresa atua para entender as necessidades e prover soluções eficazes para ajudar os produtores a atingir seus objetivos estratégicos de negócios. Por exemplo, hoje a Syngenta busca compreender as especificidades da produção nas regiões de expansão da cultura de cana-de-açucar no Brasil, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Com a linha de produtos, que estará em exposição no estande da empresa na Feicana 2008, a Syngenta se consolida como um grande parceiro estratégico. Além dos produtos que oferece no mercado, a empresa prepara o lançamento de uma série de produtos nos próximos anos, como herbicidas e inseticidas. Com foco na produtividade, a Syngenta acaba de lançar um bioativador que pode colaborar para o aumento da produção de cana-de-açúcar sem ter, necessariamente, de ampliar a área de plantio. “O Actara® pode contribuir para um crescimento de até 12% por hectare”, acrescenta Emilhano Lima, gerente de marketing da Syngenta.

Para o desenvolvimento do Actara®, a Syngenta investiu em estudos científicos nos últimos dez anos, em parceria com cerca de 30 centros de pesquisa agrícola, como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As pesquisas confirmaram que o produto contribui para o aumento da produtividade da cana. Em 2005, a Universidade Livre de Berlim (Alemanha), um dos principais centros de estudos de biotecnologia do mundo também confirmou a atividade bioativadora do produto.

Outro lançamento da Syngenta para o mercado de cana-de-açucar é o herbicida Callisto, resultado de pesquisas desenvolvidas pela empresa desde 1977. Bastante conhecido na lavoura de milho, Callisto é agora lançado para a lavoura de cana-de-açucar, atendendo as especificidades da cultura. O produto é um herbicida de uso pós-emergência que acaba com infestações de plantas daninhas como o corda-de-viola e o capim-colchão que, tradicionalmente, atacam a cultura de cana-de-açucar. Além de ser o herbicida que menos causa danos à cana-de-açucar, Callisto tem alta propriedade seletiva de ação sistêmica e muito mais eficiência do que outras opções de tratamento, além de alta compatibilidade em associação com os principais produtos da cultura de cana-de-açucar.

Syngenta patrocina Simpósio - A estratégia da Syngenta inclui ações de educação, apoio à pesquisa e fomento das discussões para a melhoria do mercado brasileiro de produção de cana-de-açucar. Neste sentido, a empresa é patrocinadora oficial do Simpósio Internacional DATAGRO, evento paralelo que acontece na FEICANA 2008 e conta com importantes autoridades do setor sucroalcooleiro e de biocombustíveis.

Feicana/Feibio 2008 - Feira de Negócios do Setor de Energia, de de 26 a 28 de fevereiro de 2008,das 14h às 21h, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, no Av. Alcides Fagundes Chagas, 600, Bairro da Aviação – Araçatuba/SP | Site: www.feicana.com.br

Syngenta - A Syngenta é uma das líderes mundiais na área de agribusiness, comprometida com a agricultura sustentável através de inovação em pesquisa e tecnologia. A companhia é líder em Proteção de Cultivos e ocupa a terceira posição no ranking do mercado de Sementes de alto valor. As vendas em 2007 foram de aproximadamente US$ 9,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 21 mil pessoas em mais de 90 países. A Syngenta está listada nas Bolsas de Valores da Suíça (SYNN) e de Nova York (SYT).

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