Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2008 - 11:26

Pesquisa revela perfil do turista de eventos em Pernambuco

Trabalho de promoção do turismo cultural se reflete em crescimento de visitas a museus .

O Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) e as Faculdades Integradas do Recife (FIR) apresentam um panorama do cenário do turismo de negócios em Pernambuco a partir da coleta de dados da pesquisa do ‘Perfil sócio-econômico do turista de eventos’, com entrevistas junto a 750 pessoas em 2007. No ano passado, o Estado recebeu 419.250 visitantes, sendo 215 mil turistas de eventos e 204.250 acompanhantes, que juntos provocaram uma injeção na economia de R$ 548 milhões.

Dos turistas de eventos, 49% são do Nordeste, 31% do Sudeste, 7% do Centro-Oeste e 5% do Sul. De acordo com o presidente do Recife CVB, José Otávio Meira Lins, o aumento do fluxo de nordestinos reflete a limitação nos vôos enfrentada com a crise aérea nacional. “Investimos na atração do público regional, que se desloca com seus automóveis particulares, e a pesquisa é uma prova que essa estratégia deu certo.” Hoje, a maioria dos turistas ainda chega de avião (60%) contra 64% em 2006. Mas o número de turistas vindos em carro próprio pulou de 14% em 2006 para 25% em 2007. Observou-se também um aumento no número de passageiros da TAM, que pulou de 46% para 48% da preferência.

Manteve-se o número de hospedagens em hotéis, pousadas e flats em 78%, sendo 60% hotel e 16% pousada enquanto 12% dos turistas hospedaram-se na casa de parentes e amigos. O tempo médio de permanência também foi de cinco dias, mesmo índice do ano anterior.

A pesquisa aponta ainda que 92% das pessoas entrevistadas pretendem retornar à capital pernambucana. Segundo a diretora executiva do Recife CVB, a cultura é um dos grandes atrativos reconhecidos pelo turista de eventos como diferencial de Pernambuco. “Houve um crescimento substancial na procura pelos nossos museus como a oficina de Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand. O interesse pelos museus saltou de 29% para 43% e de 11% para 31%, respectivamente. As pessoas hoje têm mais conhecimento sobre a vida cultural da cidade e do Estado, principalmente pelo material fornecido e entregue nos hotéis e no aeroporto.” O ‘Acontece em Recife e Olinda’, material que apresenta a programação quinzenal do Recife e de Olinda e é distribuído nas agências de receptivo, recepção dos hotéis e em balcão de informações, e a Revista Recife te Quer que apresenta roteiros do Recife são exemplos de material informativo que o turista passou a ter acesso a partir de 2007.

Os atrativos naturais receberam uma avaliação mais positiva em 2007, considerando que 94% das pessoas os julgam como bom e/ou excelente. “Houve um crescimento nessa avaliação positiva de 4%, provavelmente resultado das capacitações dos profissionais realizadas para os prestadores de serviços que trabalham nesses atrativos naturais e na qualificação da infra-estrutura local a exemplo das melhorias realizadas pela Secretaria de Turismo do Recife”, avalia Tatiana. Entre os treinamentos realizados pela Prefeitura do Recife, foram ministrados cursos para taxistas, barraqueiros de coco e recepcionistas, entre outros profissionais que trabalhem direta ou indiretamente com o setor. “Tais capacitações ajudaram muito a qualificar a prestação de serviços nos atrativos naturais, culturais e equipamentos.”

Porto de Galinhas recebeu um número significante de turistas que realizaram o pós-evento, alcançando 28%. “Foi um crescimento razoável, devido ao trabalho de promoção nos eventos em que o Recife CVB tem realizado desde 2006, divulgando os destinos turísticos para realizar pré ou pós-evento, aproveitando a viagem que tem por objetivo turismo de eventos, para praticar também o turismo de lazer”, destaca Tatiana.

Hotéis e restaurantes também apresentaram melhor desempenho na visão dos turistas de eventos com um crescimento de 5% na classificação final dos bons e excelentes, que girou em torno de 93%.

Os preços praticados pelas atividades turísticas foram considerados por 74% dos entrevistados como baixos ou normais. “Eles identificam no Estado um custo-benefício melhor, resultado de melhores produtos e serviços e do atendimento prestado”, diz José Otávio.

Enquanto 2006 foi o ano dos congressos médicos, 2007 foi o ano dos eventos científicos e com perfil empresarial. Segundo Tatiana, os eventos científicos elevaram o nível de escolaridade de nossos visitantes com mais presença de turistas com mestrado, doutorado e pós-graduação. “Tivemos em 2007 mais eventos, porém, de menor porte à exceção dos corporativos a exemplo do Congresso da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, que trouxe 30 mil.”

Dos turistas de eventos, 55% têm mais de 30 anos, 28% ganham entre dez e 30 salários mínimos, 45% têm ensino superior completo e especializações. A internet é a principal responsável pela difusão dos eventos entre os pesquisados, tendo sido indicada por 38% dos entrevistados como a melhor fonte de informação. “Sabendo da influência da internet na vida das pessoas, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife indicam nas feiras nacionais e internacionais os portais www.recifecvb.com.br e www.destinopernambuco.com.br como fonte para procura de hospedagem”, completa Tatiana.

A pesquisa do Perfil do turista de eventos já é realizada há seis anos para identificar as características sócio-econômicas do turista de eventos e sua percepção em relação ao destino Pernambuco. Através da pesquisa, são fornecidos subsídios para a tomada de decisão dos órgãos gestores do turismo local e das empresas associadas ao Recife Convention & Visitors Bureau.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira