Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2016 - 08:12

Profarma alcança R$ 114,7 milhões de Ebitda em 2015, 31,4% maior que em 2014

Todas as divisões da Profarma registraram incremento nas vendas: 7,3% na Distribuição Farma, 25,9% da divisão Especialidades e 12,2% na divisão Varejo.

A Profarma divulgou no dia 23 de março(quarta-feira), os resultados do quarto trimestre e ano de 2015. A Companhia vem apresentando uma visão consolidada proforma (considerando 100% de todas as empresas – Profarma Distribuição Farma, Varejo com 100% de Drogasmil / Farmalife e Tamoio e Especialidades com 100% da Joint Venture), para melhor entendimento dos resultados dos investimentos.

Em 2015, a Profarma consolidou seu posicionamento como plataforma completa, integrada e verticalizada no mercado farmacêutico, “Permanecemos como a única distribuidora listada na BM&FBOVESPA, com atuação nos segmentos de distribuição, varejo e especialidades, e tendo como importante parceiro estratégico a AmerisourceBergen, uma das três maiores distribuidoras nos EUA. São diferenciais que nos enchem de orgulho e, também, de responsabilidade e desafios”, destaca Max Fischer, CFO e Diretor de RI do Grupo.

Em dezembro, a Profarma anunciou a aquisição dos 50% restantes da Drogarias Tamoio, rede da qual detinha 50% desde junho/2013. Com isso, poderá acelerar a captura de sinergias entre as redes de varejo: Drogasmil / Farmalife e Tamoio.

Todas as divisões da Companhia registraram aumento das vendas, apesar do país enfrentar uma crise política e econômica, o que comprova a resiliência do mercado farmacêutico. Com isso, a receita operacional bruta consolidada proforma teve aumento de 10,5% em comparação a 2014, registrando R$ 4,9 bilhões no ano. O Ebitda consolidado proforma somou R$ 114,7 milhões no ano, 31,4% maior do que em 2014. Os principais contribuidores do desempenho, foram as Divisões Distribuição Farma (52,5% do Ebitda) e Especialidades (172,0%).

Com isso, o Grupo Profarma conseguiu melhorar o seu resultado líquido societário em R$ 30,9 milhões, com redução do prejuízo: de R$ 52,1 milhões em 2014 a R$ 21,2 milhões em 2015. Porém, excluindo os eventos não recorrentes em 2014 e 2015, o ano de 2015 apresentaria prejuízo bem menor – R$ 9,1 milhões – representando melhora de 30,8%, ou R$ 4,0 milhões, na comparação com o prejuízo líquido ajustado de 2014 – R$ 13,1 milhões. Essa evolução do resultado consolidado ocorreu em função, principalmente, da melhora no resultado líquido ajustado da Divisão Farma, em R$ 11,2 milhões.

Resultado por divisão: • Divisão Distribuição Farma: A Distribuição Farma registrou crescimento de 7,3% nas vendas, alcançando receita bruta de R$ 3,7 bilhões. Esse desempenho reflete o crescimento de vendas de 11,9% e de 5,9% nos segmentos de clientes grandes contas e independentes, na comparação de 2015 com 2014. O Ebitda registrado da divisão teve melhora de 33,1% em comparação ao ano anterior, atingindo R$ 84,4 milhões.

• Divisão Especialidades: Esta divisão registrou aumento de 25,9% nas vendas do ano em comparação a 2014, alcançando receita bruta de R$ 766,7 milhões. O incremento de 39,1% nas vendas do atacado de especialidades foi o principal responsável pelo crescimento apresentado na Divisão, ocasionado, principalmente, pelo incremento de 48,7% no setor privado, na comparação anual. Na visão por categoria, o destaque no ano foi o segmento de oncológicos, com crescimento de 63,1%.

• Divisão Varejo: A receita bruta consolidada da divisão foi de R$ 748,7 milhões, aumento de 12,2% em relação ao ano anterior, diretamente relacionados aos crescimentos de Tamoio (9,6%) e Drogasmil / Farmalife (16,1%). Ao final de 2015, a divisão contava com 129 lojas, sendo 105 delas consideradas maduras. O aumento de vendas médias nessas lojas maduras/mês foi de 11,9% na Drogasmil e 8,5% na Tamoio.

Perfil —A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 55 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Desde 2013, após a aquisição das redes de varejo Drogasmil / Farmalife e Tamoio, se tornou um dos maiores distribuidores mistos da América Latina e o maior do País. Com 11 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 33 mil pontos de venda. No varejo farmacêutico, se tornou a 10ª maior rede do Brasil com 129 lojas no Rio de Janeiro. Cobrindo uma área geográfica que representa aproximadamente 96% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor misto de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas. | www.profarma.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira