Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2016 - 04:01

Chocolate não é vilão

Nutricionista dá dicas de cardápio saudável para a Páscoa.

Quem passa o ano se alimentando corretamente vê na Páscoa uma data perigosa para a silhueta. Mas não é para tanto. O nutricionista Marcelo Barros, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), explica que o amado (e temido) chocolate traz benefícios à saúde se consumido em pequenas quantidades. O cacau, principal componente do alimento, tem antioxidantes que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.

“Devemos observar a quantidade de cacau contida no produto. O ideal é consumirmos o alimento que contém cacau sempre acima de 70% na composição”, indica o especialista, esclarecendo que os chocolates atingem um valor calórico mais alto quando acrescidos de leite em pó, açúcar, gorduras ou manteiga de cacau. É o caso do chocolate branco, que traz mais calorias do que o tradicional.

Portanto, o chocolate meio amargo é o mais aconselhável, pois é rico em flavonóides (antioxidantes). Trabalhos científicos comprovam que o consumo moderado desse tipo de chocolate melhora os níveis de colesterol e glicose no sangue, além de ajudar a reduzir a pressão arterial. Para quem não gosta do sabor, Marcelo Barros sugere que escolha o alimento que combine chocolate com avelãs ou castanhas de caju, fontes minerais mais saudáveis que caramelos e amendoim.

Além do tradicional chocolate, a data também é sinônimo de família reunida e mesa farta. Mas os hipertensos e portadores de doenças cardíacas devem ficar atentos para não ultrapassarem os limites da alimentação saudável. Para ajudar no preparo de um almoço de domingo saboroso e, ao mesmo tempo, com ingredientes importantes para a saúde cardiovascular, o nutricionista montou um cardápio especial.

Nas opções de entrada, o feijão fradinho possui fibras, auxiliando na redução da absorção do colesterol e das gorduras saturadas. Já a cenoura, a beterraba e o brócolis, além de fornecerem fibras, são fontes de vitaminas antioxidantes, como o beta caroteno, que é a vitamina A. “As vitaminas antioxidantes têm papel importante na diminuição da oxidação do colesterol, que é responsável pela obstrução do vaso sanguíneo”, informa o nutricionista do INC.

O azeite é outra fonte importante de substâncias antioxidantes e de gorduras monoinsaturadas. Estas gorduras possuem o papel de ajudar a controlar a glicemia (açúcar do sangue) e de aumentar o HDL, o bom colesterol, contribuindo para a saúde do coração.

O peixe não pode ficar de fora da Páscoa. Uma boa opção é o salmão, que é rico em ômega 3. Esta gordura ajuda no controle da pressão arterial, a diminuir os triglicerídeos sanguíneos (que é gordura no sangue) e a diminuir o processo inflamatório que leva à obstrução do vaso sanguíneo. “Existem outras variedades de peixes com ômega 3, como anchova, corvina, tainha e bacalhau”, esclarece.

Já a castanha do Pará, além de ter ômega 3, concentra arginina, que é uma substância que ajuda no controle da pressão arterial. E misturada ao arroz, dá um toque bem especial ao acompanhamento. “Estudos mostram que indivíduos que consumem uma noz ao dia têm benefícios no controle da pressão arterial e do perfil lipídico, além de diminuição de doenças cardiovasculares”, explica Marcelo Barros.

. Sugestão de cardápio.:Entrada: Salada de Feijão fradinho | Salada de Cenoura e beterraba raladas. Prato principal: Salmão Assado | Brócolis no azeite | Arroz com Castanha do Pará. | Sobremesa: Chocolate meio amargo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira