Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2008 - 11:35

Solução da Próxima permite a rastreabilidade de produtos

Ao oferecer transparência nos processos das empresas, tanto o produtor quanto o comprador podem conhecer e controlar a origem dos produtos desde o plantio da cana até a disponibilidade do produto final para a venda.

Antecipando-se às crescentes exigências do mercado internacional, a Próxima, empresa do grupo Datasul, líder no fornecimento de sistemas de gestão de negócios para a agroindústria, oferece aos seus clientes um sistema de gestão agrícola que permite a rastreabilidade de produtos de origem vegetal. O sistema permite ao produtor e ao comprador conhecer a origem de produtos como etanol e açúcar, por exemplo, acompanhando-os desde o plantio até sua disponibilização para venda no mercado. “Os principais entraves à exportação de produtos derivados da cana-de-açúcar são as barreiras comerciais impostas pela União Européia, Japão e Estados Unidos. Com o tempo essas barreiras vão cair, mas há outras que são protecionistas, como a exigência de rastreabilidade, por exemplo”, afirma Sergio Parasmo, diretor de marketing da Próxima.

Segundo o executivo, o PIMS, solução desenvolvida pela empresa, oferece transparência completa ao processo de produção, desde o plantio, passando pela colheita, transporte, processamento na usina, controle de qualidade, possibilitando a redução de custos, a integração das operações e o aumento da produtividade. “Após a implantação do PIMS os clientes constataram uma sensível melhora na qualidade da matéria-prima, uma gestão mais eficiente da alocação dos recursos de mão-de-obra, de máquinas e insumos e redução das perdas por meio do monitoramento sistemático dos processos agroindustriais, planejamento e acompanhamento dos custos de produção e uniformização dos indicadores de desempenho”, declara Parasmo.

A Próxima tem 20 anos de experiência no mercado agrícola, atende a 148 clientes entre grandes, médias e pequenas usinas, destilarias, produtores de grãos e de cítricos. “Nesses anos todos temos contribuído ativamente para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil e uma prova clara do nosso sucesso é o fato de o PIMS estar presente na gestão de 45% de toda cana-de-açúcar produzida no país para fins de produção de açúcar e álcool”, finaliza o executivo.

Mercado - Em 2007 os investimentos estrangeiros diretos no Brasil bateram o recorde de 2000, alcançando cerca de US$ 36 bilhões de dólares, segundo informações do Banco Central (BC), superando em mais de 60% os números do ano anterior. Um dos setores que mais tem atraído os investidores é o agronegócio, que já responde por 15% do total dos investimentos, ante 7% de 2006.

A Próxima - Fornecedora líder de soluções de gestão de negócios na agroindústria, a Próxima, empresa do Grupo Datasul, tem forte atuação no segmento canavieiro tanto no Brasil como em países da América Latina como Peru, México e Colômbia, atendendo clientes corporativos. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a empresa desenvolve soluções cada vez mais completas e aderentes às necessidades da produção e do processamento de cana-de-açúcar, citros e grãos, compatíveis com os principais sistemas ERP do mercado. Entre seus parceiros destacam-se Oracle e IBM.

Perfil da Datasul A Datasul é uma multinacional brasileira, pioneira no desenvolvimento e comercialização de soluções integradas de softwares, com 29 anos de presença de mercado e líder entre as fornecedoras nacionais de sistemas completos para o segmento de empresas de grande e médio porte, com 18,7% de participação neste mercado. O modelo de negócios da companhia está estruturado num sistema de franquias, formado pela corporação e suas subsidiarias, por 9 franquias de desenvolvimento (FDES) e 44 franquias de distribuição (FDIS). O portfolio da Datasul é composto por ERP (Enterprise Resource Planning), soluções para HCM (Human Capital Management), BI (Business Intelligence), ECM (Enterprise Content Management), B2B (Business to Business), CRM (Customer Relationship Management). A companhia também oferece outsourcing, educação corporativa e sistemas para verticais financeira, de agroindústria e de saúde. Seus 3 mil profissionais - incluindo as equipes das empresas recém-adquiridas Informenge, Meya Argentina e Brasil, Próxima, Ilog, YMF e Soft Team - e as operações na Argentina, Chile, Colômbia e México atendem uma base de 2,8 mil clientes em toda a América Latina, Estados Unidos e Canadá. A companhia conta com a parceria tecnológica dos principais players mundiais: Adobe, IBM, Microsoft, Progress e Salesforce.com e integra o segmento de práticas diferenciadas de governança corporativa da Bovespa, Novo Mercado, tendo suas ações negociadas sob o código "DSUL3".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira