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30/03/2016 - 07:53

Ruffles® desafia seus fãs a criarem o próximo sabor da marca

Promoção “Faça-me um sabor®” incentiva a colaboração do público no desenvolvimento de produtos e bonifica o criador da novidade com participação nos lucros da companhia.

São Paulo—A PepsiCo promove, neste ano, a segunda edição brasileira da promoção “Faça-me um sabor®”, que convida os consumidores da marca Ruffles® de todo o país a inventarem o novo sabor da batata mais querida entre o público jovem. A campanha contará com quatro fases de ativação - cada uma focada em um momento específico do desenvolvimento do produto – impactando o consumidor ao longo do ano por meio de ações irreverentes e que promovem a diversão entre os amigos.

Para participar da promoção “Ruffles®: Faça-me um sabor®”, basta comprar uma unidade de batata Ruffles®, de qualquer gramagem, com código promocional e acessar o site www.ruffles.com.br até 13 de junho, e começar a diversão. As etapas permitem ao consumidor “tirar uma onda” com Ruffles® e inovar na escolha do formato da batata, na descrição dos ingredientes e na mistura entre eles, em uma imagem impactante para ilustrar a inspiração, design e cor do sabor, entre outras customizações para a criação de um sabor realmente exclusivo e irreverente. Durante a criação da iguaria, o nome do sabor criado pelo consumidor será transformado em uma hashtag única para que a ideia seja compartilhada nas redes do participante. A popularidade da invenção nas redes sociais será um dos fatores que mais influenciará na escolha das edições semifinalistas, além do crivo de uma comissão julgadora. O competidor será bonificado em R$ 10 mil* em barras de ouro, se a sua sugestão ficar entre as 30 selecionadas.

Apenas os três sabores finalistas serão comercializados, de 01/09/2016 a 30/11/2016, pela companhia para que os consumidores possam experimentar e avaliar as novidades. Com base na performance de vendas e na votação dos consumidores no site da promoção, o grande vencedor será escolhido e receberá além dos R$ 10 mil*, mais 1% das vendas desse produto**. O público que votar nas novidades no site da marca concorrerá ainda a prêmios, como skates elétricos, Câmeras GoPro Hero4 Silver Edition e créditos de celular.

Segundo Erika Salgado, diretora da categoria de salgadinhos da PepsiCo Brasil, a promoção “Faça-me um sabor®” reforça a irreverência da marca Ruffles® no contato com o seu público e a importância de estabelecer um diálogo mais próximo, em que o consumidor ganha voz para auxiliar a marca no desenvolvimento de novos produtos e campanhas. “Trazer o consumidor para perto do negócio possibilita à marca entender de forma mais profunda os anseios e as expectativas do mercado. A promoção de Ruffles® faz exatamente isso, coloca o consumidor, de forma lúdica, como protagonista no desenvolvimento de produtos e permite que ele mesmo seja parte funcional da campanha, por meio da divulgação de suas ideias nas nossas redes sociais e também no engajamento com a sua própria base de seguidores”.

No melhor estilo de “tirar uma onda” com os amigos, a comunicação da marca em todas as plataformas segue essa linguagem, buscando promover, de forma divertida e irreverente, a interação entre os jovens fãs de Ruffles®. Conheça os bastidores da promoção “Faça-me um sabor”.

A campanha é bastante inovadora e, ao mesmo tempo em que movimenta diversas áreas da companhia, acaba se tornando também um grande desafio para Ruffles®. O processo convencional de desenvolvimento de um único aroma, por exemplo, leva cerca de oito semanas e passa por diversos testes para ser lançado. No entanto, na campanha “Faça-me um sabor®” de Ruffles®, as casas de aromas parceiras da PepsiCo chegam a desenvolver diversos sabores diferentes – e nada usuais – em poucas semanas. Um processo de inovação que levaria normalmente seis meses, é realizado em aproximadamente três.

Além de toda a irreverência da promoção, a PepsiCo envolve, mais uma vez, o consumidor em seu processo de inovação. A co-criação é uma forte tendência do marketing atual e consiste na participação dos fãs da marca no desenvolvimento de um novo produto. Essa tendência é adotada por diversas companhias em todo o mundo, com o objetivo de aproximar o consumidor do negócio. No Brasil, a PepsiCo é uma das precursoras na execução de todo o ciclo da co-criação – desenvolvimento do produto, implementação da ideia e bonificação – além de compartilhar com o consumidor participação nos lucros da empresa obtidos com o lançamento do produto.**

Os sabores finalistas da última edição da campanha no Brasil foram yakissoba, mostarda e mel e estrogonofe, sendo este último o grande vencedor. O lançamento foi tão bem aceito que elevou em aproximadamente 8% as vendas de batatas Ruffles® como um todo. A ação atraiu em sua primeira edição local mais de 2 milhões de participantes e teve grande sucesso em países como Inglaterra, Austrália, África do Sul e Turquia, onde também foi realizada a promoção com mecânica similar “Do US a flavour®”

Inscrição do sabor: das 8h de 14.03.2016 até as 20h de 13.06.2016. Votação popular: das 8h de 01.09.2016 até as 20h de 30.11.2016. Consulte as condições de participação e os regulamentos completos em [www.ruffles.com.br]. Certificados de Autorização CAIXA nº 4-0100/2016, nº 2-0099/2016 e nº 3-0098/2016. | * Entregue em certificado de barra de ouro. | ** Referente às vendas de 3 meses do produto vencedor, limitado ao valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais. Entregue em certificado de barra de ouro.

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