Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2016 - 08:17

Chevron apoia projeto de educação socioprofissional em escolas do Norte Fluminense

Cerca de 350 jovens de escolas públicas terão acesso ao curso gratuito de orientação profissional.

O programa de qualificação socioprofissional Enter Jovem é mais uma iniciativa do Instituto Empreender nas cidades de Cabo Frio, Macaé e Campos dos Goytacazes. Com o patrocínio da Chevron Brasil e apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), a ação terá início a partir de maio, em cerca de 12 escolas estaduais das cidades. Composto por 200 horas o objetivo da qualificação é preparar os jovens do segundo e terceiro ano do ensino médio para a vida adulta e apoiar sua inserção social e produtiva no mercado de trabalho.

O Enter Jovem é destinado a jovens com idade entre 17 e 29 anos, que buscam ampliar seu repertório social e cultural, e se qualificar para a vida profissional, como funcionários de empresas e corporações, empreendedores ou na área cultural e criativa. Além disso, o projeto estimula a continuidade nos estudos, assim como a entrada nas universidades e cursos técnicos. O programa, reconhecido pelo Ministério da Educação como Tecnologia Educacional, atua há cinco anos na região metropolitana do Rio de Janeiro e já beneficiou mais de três mil jovens. “Expandir o Enter Jovem para o Norte Fluminense significa um compromisso da companhia de investir em uma região onde a população jovem não conta com muitas oportunidades de se preparar para a vida adulta e para o mercado de trabalho, impossibilitando a recuperação e movimentação da economia regional e a inclusão de jovens, através do trabalho,” explica Ana Lopes, supervisora de responsabilidade social da Chevron.

Os setores de comércio e serviços são os setores que mais empregam jovens nas cidades de Cabo Frio, Macaé e Campos dos Goytacazes, segundo o Ministério do Trabalho. De acordo com relatório do Sebrae, mais de 7000 jovens com idade entre 18 e 24 anos foram empregados em 2013 em Cabo Frio. Campos conta com um grande número de microempresas, que representam 90,9% dos estabelecimentos formais da cidade. Em Macaé, cargos como auxiliar de escritório e assistente administrativo são os mais ocupados pelos jovens.

Rafael Pinheiro, de 17 anos, foi aluno do Enter Jovem e comenta que entrar para o curso foi melhor escolha para alcançar boas oportunidades profissionais. “O Enter Jovem para mim é uma motivação, pois por meio do programa tenho a oportunidade de crescer e alcançar meus objetivos e metas tanto pessoais, como profissionais”, disse.

Com aulas dinâmicas, lúdicas e teóricas, o Instituto Empreender executa metodologias e tecnologias socioeducativas que criam condições de inserção e permanência do jovem no mercado de trabalho e realização na vida adulta. A Caravana de Empregabilidade, iniciativa também patrocinada pela Chevron Brasil, foi um dos projetos da ONG que tiveram início no Norte Fluminense, o que influenciou na implantação do Enter Jovem, em 2016, nas escolas das três cidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira