Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2016 - 07:05

Faturamento de Telecom cresce 0,7% em 2015, impulsionado por inovação, aponta GfK

São Paulo — As vendas nacionais de produtos de telecomunicações ao consumidor final somaram R$ 37,6 bilhões em 2015, registrando crescimento de faturamento de 0,7% em relação ao ano anterior. O segmento que abrange os aparelhos de telefonia celular e fixa foi o único a apresentar resultados positivos em 2015, ano em que o setor de bens duráveis amargou perdas da ordem de 16,3%. As Informações são da edição mais recente do TEMAX®, relatório trimestral da GfK com base no monitoramento das vendas reais de bens duráveis em todo o País.

Inovação e tendências —De acordo com especialistas da GfK, três tendências foram importantes para que o mercado brasileiro de smartphones ainda tenha apresentado crescimento em faturamento ao longo de 2015: a tecnologia 4G, as telas grandes e as câmeras frontais de maior resolução.

Embora o Dólar tenha afetado os custos de todas as categorias de bens duráveis, uma das poucas categorias que conseguiu crescer em faturamento foi Telecom, impulsionada pela inovação.

No fechamento do ano, os aparelhos 4G representaram 28% das unidades vendidas de smartphones no Brasil, contra apenas 5% em 2014. Os aparelhos com telas de 5” ou maiores, que em 2014 responderam por 10% das vendas, chegaram a representar 41% do total de smartphones vendidos no País em 2015.

A câmeras frontais com resolução de 5 mega pixels ou mais também ganharam importância. Elas representaram menos de 1% o mercado em 2014, e ano passado, corresponderam a 25% das unidades vendidas de smartphones.

De acordo com o Business Unit Director da GfK, Oliver Roemerscheidt, estas tendências demonstram que o consumidor brasileiro se tornou mais exigente e está ávido por inovação. “A inovação foi o motor que ajudou o a categoria a garantir crescimento em vendas no ano de 2015” assinala o executivo.

Ainda assim o faturamento de Telecom nos últimos três meses do ano sofreu retração de 15% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o terceiro trimestre de 2015, houve crescimento de 20% em vendas.

Smartphones —Os smartphones, principal categoria do segmento Telecom, responderam por 98% das vendas em faturamento. As vendas do 4º trimestre de 2015 foram 13% menores às do mesmo período do ano anterior, e 21% maiores que as vendas registradas no trimestre anterior. A retração em relação a 2014 se deve à desvalorização da moeda brasileira frente ao Dólar, que tem impacto sobre os custos para a indústria.

GfK TEMAX® é um relatório desenvolvido pela GfK para medir o mercado de bens duráveis. Os resultados da pesquisa são baseados na amostra de varejistas do painel de varejo que conta com mais de 390.000 lojas em todo o mundo. Desde Fevereiro de 2009, a GfK tem compilado os dados de GfK Temax® em nível internacional em mais de 30 países. É o primeiro relatório que inclui todos os mercados de bens duráveis em diversos continentes. |www.gfktemax.com.

A GfK é uma fonte confiável de informações relevantes sobre os mercados e consumidores, permitindo que seus clientes tomem decisões mais inteligentes. Mais de 13.000 especialistas em pesquisa de mercado combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e ciências de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem a sua vantagem competitiva e enriqueçam as experiências e escolhas dos consumidores. | www.GfK.com/br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira