Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2016 - 08:43

Pátio dos Encontros: a igreja em saída ao encontro do mundo


O Papa Francisco, quando visitou o Rio de Janeiro, nos propôs a Cultura do Encontro. Para enfrentar o presente é necessário um diálogo construtivo nos diversos setores da sociedade hoje. Diz ele: “Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo no povo, porque todos somos povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade. Um país cresce, quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais: a cultura popular, a cultura universitária, a cultura juvenil, a cultura artística e a cultura tecnológica, a cultura econômica e a cultura da família, e a cultura da mídia. Quando dialogam… É impossível imaginar um futuro para a sociedade, sem uma vigorosa contribuição das energias morais numa democracia que permaneça fechada na pura lógica ou no mero equilíbrio de representação de interesses constituídos”.

O Santo Padre afirma que “uma sociedade cresce, quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais”. A Igreja Católica do Rio de janeiro, respondendo a este apelo do papa Francisco, quer ser promotora deste diálogo intercultural e inter-religioso. Para tanto, quer promover, em nossa cidade, o ‘Pátio dos Encontros’.

Como trilhar esse caminho? Como criar um ambiente fecundo para o desenvolvimento da cultura do encontro em nossa cidade? Essas são as perguntas que norteiam a proposta do ‘Pátio dos Encontros’, evento a ser realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 06 a 08 de abril de 2016(quarta a sexta-feira), com a presença do Cardeal Gianfranco Ravasi. A partir do tema tão pertinente “Ética e Transcendência”, ou melhor, respondendo a questão “De onde vem a minha Ética?”, se buscará promover encontros entre os diversos setores e atores da sociedade carioca. Essa tendência de fragmentação, muitas vezes violenta, só poderá ser revertida com mais e mais encontros, com a cultura do Encontro.

Como se desenvolverá? O ‘Pátio dos Encontros’ precisa, no início, de impacto e que demonstre, na prática, e com grande visibilidade, a cultura do encontro entre diferentes ações. Nestes dias e nos meses seguintes, teríamos outros encontros organizados por grupos que se sentirem motivados a propor seus próprios encontros, dos mais variados tipos, em qualquer local da cidade. O foco será na ação, nos encontros propriamente ditos e em sua capacidade de mudar efetivamente a vida dos participantes e da sociedade ao redor, seguindo os conselhos bem práticos do Papa Francisco: "O outro tem sempre algo para nos dar, desde que saibamos nos aproximar dele com uma atitude aberta e disponível, sem preconceitos. Esta atitude aberta, disponível e sem preconceitos, eu a definiria como humildade”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira