Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2016 - 08:43

'Pátio dos Encontros'

Arquidiocese do rio recebe visita de cardeal do vaticano para evento de diálogo intereligioso e com não ateus. A igreja Católica tenta fortalecer o contato com não fiéis, a pedido do Papa Francisco.

Durante os dias 06, 07 e 08 de abril (quarta, quinta e sexta-feira), a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro receberá a visita do Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para Cultura, da Santa Sé. A grande motivação da visita do Cardeal vindo de Roma é o evento denominado ‘Pátio dos Encontros’, uma iniciativa do Vaticano, ligado ao Pontifício Conselho da Cultura, com o objetivo de incentivar o diálogo, especialmente entre crentes e não crentes, nas áreas de interesse comum a ambos os grupos. A expressão, originalmente chamada de ‘Pátio dos Gentios’, remete à área do antigo Templo de Jerusalém, que podia receber quem não era judeu para falar sobre a fé.

Dentre as atividades propostas para o evento, o Cardeal Ravasi se encontra com figuras influentes da sociedade carioca, como professores, artistas e políticos, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Museu Nacional de Belas Artes, Cristo Redentor e Teatro Municipal, sendo este último o ponto alto desta série de eventos.

A visita do cardeal ao Rio corresponde ao apelo do Papa Francisco sobre a cultura do encontro, que ressoou durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, ao se dirigir para mais de duas mil pessoas presentes no Teatro Municipal. Desde então, a Igreja Católica intensifica seus diálogos inter-religiosos, em todo lugar que se faz presente.

A primeira reunião do ‘Pátio dos Encontros’ ocorreu em março de 2011, em Paris, na França, por iniciativa do então Papa Bento XVI, inspirado no seu discurso de Natal à Cúria Romana, em 2009. O encontro já se concretizou em várias cidades da Europa e da América, e agora, pela primeira vez, acontecerá no Brasil. Na cidade que, em alguns meses, receberá os Jogos Olímpicos de 2016, outra grande congregação de povos e culturas, o apelo do Santo Padre ecoa, até hoje.

Arquidiocese do Rio recebe visita de Cardeal de Roma para evento que dialoga com não crentes.

Quem é o cardeal Gianfranco Ravasi? O italiano Gianfranco Ravasi, de 73 anos, é Presidente do Pontifício Conselho para Cultura, cargo equivalente ao de Ministro da Cultura do Vaticano. Ordenado padre em 1966 e sagrado bispo em 2007, Ravasi foi criado Cardeal da Igreja Católica pelo Papa Bento XVI, no final de 2010. Além disso, pode ser considerado uma das figuras mais intelectuais do mundo moderno. Segundo John Allen Jr., analista sênior do Vaticano da emissora americana CNN, Ravasi é "o homem mais interessante ou o Noam Chomski da Igreja”. Já o noticiário “National Catholic Reporter”, o chamou de "guru pop" da Santa Sé.

Com uma atuação muito pertinente e surpreendente, sempre interessado em tudo à sua volta e extremamente conectado, suas mensagens no Twitter podem aparecer tanto em latim (idioma usado e adotado pela igreja primitiva) ou citando a letra de "Perfect Day", no dia em que o roqueiro Lou Reed faleceu. O Cardeal italiano tem sólida formação teórica e prática. Participou de escavações arqueológicas no Oriente Próximo e foi reitor da prestigiosa e respeitada Biblioteca Ambrosiana de Milão. Seus sermões em igrejas atraem uma multidão de fiéis.

Intelectual e homem de ação, Ravasi sabe transformar suas ideias em projetos concretos e inovadores para lidar com problemas contemporâneos. Sob sua liderança e tutela, a Santa Sé teve, pela primeira vez, um pavilhão exclusivo na Bienal de Veneza, apresentando grandes artistas, que não necessariamente professavam a fé católica, como o tcheco Josef Koudelka, o italiano Studio Azzurro e o moçambicano Mário Macilau.

Também conduz o ‘Pátio dos Gentios’, que, desde 2011, é tida como uma das ações mais ousadas da Igreja Católica, que começou a partir de uma sugestão do papa Bento XVI, oriundo de sua homilia à Cúria Romana durante a Santa Missa de Natal de 2009. A expressão faz referência ao espaço no Templo de Jerusalém, que podia receber quem não era judeu. Símbolo do inovador Pontificado de Francisco, depois do próprio Papa, Ravasi é o principal nome da Igreja responsável pelo diálogo com os não crentes.

No ponto alto do encontro no Rio de Janeiro, o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura será o principal debatedor em evento no Teatro Municipal, também palco do apelo à ‘Cultura do Encontro’ feito pelo Papa Francisco, enquanto esteve na cidade por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. A cantora Maria Bethânia, que inspirou o samba-enredo vencedor do carnaval carioca em 2016, se apresentará aos mais de dois mil convidados presentes no local. A direção artística do evento é de Ulyssses Cruz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira