Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2016 - 08:03

Porto de Santos ganha novo trecho de cais

Ministro Helder, presidente Alex Oliva e prefeito Paulo Alexandre destacaram importância da obra para aumentar eficiência e competitividade.

O ministro Helder Barbalho, da Secretaria dos Portos (SEP), o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva, e o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa entregaram no dia 05 de abril(terça-feira) um novo trecho de cais no Porto de Santos. A entrega dos 260 metros recém-construídos, que totalizam 779 metros — desde as instalações da Marinha do Brasil até o T-Grão — teve a presença dos diretores da Codesp, diversas autoridades e empresários do setor. O empreendimento é adequado para operar com profundidade de até 15 metros e capacidade para receber atracação de até três navios.

Em seu pronunciamento, o ministro afirmou que a iniciativa “busca fazer a contrapartida do poder público diante dos investimentos e da crença da iniciativa privada”. Ele explicou que é o entrosamento e credibilidade recíproca é fundamental para a atividade portuária e que a inauguração de mais esse trecho de cais demonstra a importância dessa relação. Barbalho destacou que nos últimos cinco meses no comando da Secretaria dos Portos conseguiu autorizar R$ 9 bilhões em investimentos privados, espalhados em diversas regiões do Brasil. E Santos é o principal protagonista desses investimentos, sendo alvo da primeira rodada de leilões de áreas. O ministro anunciou que a SEP abriu prazo para que a segunda colocada no certame licitatório para contratação dos serviços de dragagem de manutenção do canal de navegação do complexo portuário santista apresente sua documentação, cumprindo as regras estabelecidas no edital para que a SEP possa assinar o contrato nos próximos 15 dias.

O presidente da Codesp, Alex Oliva, lembrou que a história do Porto de Santos está sendo escrita todos os dias e que hoje “estamos escrevendo mais um capítulo retratando o crescimento de um novo trecho de cais, que permitirá que sejamos mais eficientes para prestarmos serviços cada vez melhores”.

Já o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, afirmou que diante do atual cenário econômico, nada melhor do que “aperfeiçoar a infraestrutura do nosso porto, para melhorar sua competitividade, conforme está sendo feito hoje e em outras ações viabilizadas pela Secretaria de Portos”.

O novo cais foi construído numa nova configuração de alinhamento e permite a atracação simultânea dos navios de cruzeiro próximo ao Terminal de Passageiros, beneficiando a logística de deslocamento de passageiros na área do porto, além de, fora da temporada, agregar novas instalações de cais com maior profundidade para operação comercial de cargas, ampliando a capacidade de movimentação do Porto de Santos. Outro ganho promovido pelo empreendimento é a oferta de uma estrutura moderna também para atendimento às embarcações da Marinha do Brasil, que tem situada no local instalações da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo.

A obra de construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos é um dos principais empreendimentos de infraestrutura portuária no país e estimativa de geração de até 600 empregos diretos. Cerca de 60 por cento do novo cais teve estacas cravadas em leito rochoso com comprimentos, em média, de 30 a 40 metros. A construção dos últimos 260 metros foi concluída no final de janeiro, com a realização de testes e ajustes finais para a efetiva entrega do trecho à operação.

O primeiro trecho de 512 metros foi entregue em 6 de junho de 2014, recebendo a primeiro embarcação, o navio de passageiros Divina, da Mediterraneam Shipping Company (MSC), em 7 de junho daquele ano, trazendo os primeiros turistas para a Copa 2014.

O empreendimento contribui decisivamente para o desenvolvimento do Porto, principalmente no setor de atendimento a passageiros, devendo, em médio prazo, colocar Santos entre os maiores portos em movimentação de passageiros no mundo. Na última temporada, o Porto registrou total de 823.903 passageiros em 195 escalas..

Santos tem um perfil diferenciado no atendimento a este setor, pois registra um fluxo muito significativo de passageiros em embarque e desembarque, o que gera uma forte demanda de infraestrutura para suportar o tráfego gerado pelo trânsito de bagagem. A situação torna-se ainda mais complexa quando navios atracam em cais distante do Terminal de Passageiros, causando forte impacto na operação rodo ferroviária do Porto e desconforto para os passageiros, em virtude do grande deslocamento de veículos. Com a possibilidade de atracação dos cruzeiros próximos ao terminal fica garantida a logística sem provocar transtornos nos demais tráfegos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira