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06/04/2016 - 08:23

Inmarsat aprimora oferta de banda larga para atender o aumento na capacidade de internet durante o voo

O Global Xpress atuará como fundação de uma rede global integrada e moldada para caber em qualquer sistema de rotas aéreas e atender à demanda futura.

A Inmarsat, fornecedora mundial de comunicações globais móveis via satélite, apresentou seu cronograma de longo prazo para serviços banda larga no segmento de aviação visando garantir que a crescente demanda dos passageiros por conectividade em voo seja atendida nos próximos anos.

O lançamento da solução Global Xpress (GX) Aviation da Inmarsat neste ano cria a primeira solução de conectividade de alta velocidade em voo para passageiros do mundo, com uma perfeita cobertura global de ponta-a-ponta entregue por uma única operadora. Projetada para atender às necessidades de complexos sistemas de rotas aéreas em constante evolução, ela tem entre os primeiros clientes as companhias aéreas Lufthansa, Singapore Airlines e Jazeera Airways.

A rede GX, que entrou em operação comercial em dezembro de 2015 e atualmente conta com três satélites banda Ka, fornecerá a capacidade de banda necessária para atender demandas atuais e de curto prazo das empresas aéreas. Como parte do cronograma de banda larga na aviação, ela também fornece base de cobertura global que será ampliada para atender à demanda futura.

A Inmarsat já encomendou um quarto satélite GX, que está em fase final de construção e testes na Boeing, que fornecerá capacidade de rede adicional. A companhia também assinou um contrato com a Airbus Defence and Space para construir os dois primeiros satélites de sua frota de sexta geração, cujo primeiro está previsto para ser entregue até 2020. Exclusivamente para a Inmarsat, a nova frota contará com satélites de dupla capacidade de carga, para serviços tanto de banda Ka como de banda L. Com base nos atuais serviços e demanda dos clientes, o acréscimo de carga útil em banda Ka aumentará a capacidade da rede GX nas rotas aéreas e regiões de maior tráfego, enquanto a capacidade da banda L poderá atender a uma nova geração de serviços mais avançados de segurança de aviação.

Outro componente vital do roteiro é a Rede Europeia de Aviação da Inmarsat (EAN), que será a primeira solução de conectividade para passageiros de aviação em todo o espaço aéreo europeu a integrar uma rede de satélites avançados e uma rede terrestre baseada em LTE, operada pela Deutsche Telekom. As aeronaves alternarão automaticamente entre a conectividade via satélite e terrestre usando um comunicador de rede a bordo para uma entrega otimizada dos serviços. Os primeiros testes do serviço comercial estão previstos para meados de 2017.

“O foco da Inmarsat em mobilidade global é único no setor e o nosso cronograma para a banda larga na aviação assegurará o nosso crescimento à frente da demanda. Como resultado, as companhias aéreas clientes se beneficiarão da parceria com um provedor de conectividade altamente focado, que investe continuamente para atender às necessidades de longo prazo, desempenho superior e economia do setor de aviação”, afirma Leo Mondale, presidente da Inmarsat Aviation.

“Isso é extremamente importante, uma vez que as companhias aéreas operam complexas redes de rotas em constante evolução, cada uma com suas próprias necessidades, que precisam de uma resposta para além do curto prazo. O compromisso da Inmarsat com a ampliação da capacidade de carga útil dos nossos três satélites GX existentes, além da Rede Europeia de Aviação, destaca o fato de que temos a infraestrutura, o foco e a capacidade de investimento para fornecer conectividade para a aviação - agora e no futuro”, reforça Mondale.

As empresas aéreas se conectarão ao GX Aviation usando os novos terminais exclusivos JetWave que estão sendo produzidos pela Honeywell Aerospace, parceira da Inmarsat. Mais de 300 aviões de passageiros já se comprometeram a instalar o sistema. A certificação do JetWave está em andamento para 26 diferentes modelos de aeronaves em toda a aviação comercial e em mercados finais governamentais, com aprovações já recebidas nos últimos meses para o Boeing 757 e para as aeronaves Bombardier 5000 e 6000.

Os testes finais em solo e em voo estão em andamento e os resultados iniciais já validaram com sucesso a capacidade do GX Aviation em oferecer conectividade de banda larga de alta velocidade para suportar streaming de vídeo e rádio ao vivo, videoconferências online, downloads de múltiplos arquivos e muito mais, ao sobrevoar terra e água.

A Inmarsat também está colaborando com a Honeywell Aerospace e a Kymeta, empresa desenvolvedora de antenas planas de comunicações via satélite, para produzir uma nova antena wireless em Banda Ka de maior velocidade. A antena de aviação, exclusiva para a Inmarsat, terá capacidades únicas que proporcionarão uma conectividade mais rápida e um serviço banda larga de maior qualidade para as aeronaves. Além disso, seu design menor e mais leve de painel plano reduzirá o peso e o atrito da aeronave, que por sua vez reduzem os custos de combustível e manutenção.

“A nossa solução de ponta-a-ponta - incluindo as redes satelital e terrestre, o hardware e a infraestrutura - foi especificamente projetada tendo-se em mente a mobilidade. E, como operadora de rede única, podemos nos comprometer com um serviço global confiável e uniforme de alta qualidade”, acrescentou Mondale. | www.inmarsat.com.

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