Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2016 - 08:46

Museu Histórico Nacional recebe exposição especial do Prêmio Marcantonio Vilaça

A mostra itinerante com vídeos, fotografias, desenhos, instalações e objetospode ser vista a partir do dia 20 de abril, com entrada gratuita.

O Museu Histórico Nacional, no centro do Rio de Janeiro, receberá ares de contemporaneidade com a mostra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. A cerimônia de abertura será no dia 19 de abril. Aberta ao público a partir do dia 20 de abril, a exposição tem trabalhos de referência que fazem parte da trajetória de cada um dos cinco artistas premiados. Para o curador do Prêmio, Marcus Lontra, uma mostra que reflete a diversidade estética característica da arte contemporânea.

Os artistas vencedores do prêmio levam à mostra vídeos, fotografias, desenhos, instalações e objetos. São obras dos artistas Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA). A exposição ainda conta com o projeto “Quando o tempo aperta”, do carioca Raphael Fonseca, um dos curadores premiados em abril de 2015.

Graduado em História da Arte, Raphael Fonseca conta que se reaproximou da arte contemporânea quando começou a dar aulas no colégio Pedro II e convidou dois artistas para montar uma exposição que dialogasse com o subúrbio carioca e com Realengo.

Em seu projeto vencedor do Prêmio Marcantonio Vilaça, Raphael pensou na relação entre arte e indústria. A partir daí, decidiu desenvolver algo que remetesse à ideia de trabalho e de cansaço. Assim nasceu a exposição "Quando o tempo aperta", com trabalhos dos artistas Adriano Costa, Ana Maria Tavares, André Komatsu e Marcelo Cidade, Gabriela Mureb, Hélio Oiticica, Lais Myrrha, Leandra Espírito Santo, Lucio Costa, Pierre Verger, Raquel Stolf, Rochelle Costi e Sara Não Tem Nome.

Premiação — A cerimônia de premiação dos artistas foi realizada em abril do ano passado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em São Paulo. O curador Divino Sobral, de Goiânia, também teve o projeto de exposição premiado.

Arte Indústria —Além das obras premiadas nessa edição, o projeto paralelo “Arte Indústria”, em homenagem à artista brasileira Amelia Toledo, também estará em cartaz no museu. Em sua trajetória profissional, Amelia trabalhou, pesquisou e valorizou não apenas materiais extraídos da natureza, mas também aqueles que, a partir de procedimentos manufaturados, permitem a ampliação da tecnologia e da criatividade humana.

Amelia trabalha com placas metálicas, resinas plásticas, PVC, matérias têxteis, vidros e uma série de materiais industrializados que dialogam em harmonia com areias, conchas, pedras e madeiras.

Mostra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, visitação pública, de 20 de abril a de 12 de junho de 2016, de terça a sexta: 10h às 17h30, sábados, domingos e feriados das 14h às 18h, no Museu Histórico Nacional, na Praça Marechal Âncora, s/n, Centro – Rio de Janeiro(RJ). Entrada gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira