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08/04/2016 - 08:25

Bosch celebra 40 anos da sonda lambda

Empresa alemã foi pioneira no desenvolvimento do componente. Em dia com o Planeta: menor emissão de poluentes, preservação do meio ambiente e contribuição para um futuro mais limpo. Tecnologia Bosch: desempenho, economia de combustível e presença no equipamento original.

Campinas (SP) —A Bosch, uma líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços, foi pioneira no desenvolvimento da sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, um componente veicular que completa 40 anos em 2016. Esta invenção teve papel primordial na indústria automotiva no desenvolvimento de carros mais limpos e eficientes. Neste ano comemorativo, a meta da empresa é atingir o marco de mais de 1 bilhão de sondas produzidas em suas plantas.

A sonda lambda, que começou a ser pr oduzida em série pela Bosch em 1976, passou a ser um dos sensores mais importantes do sistema de injeção dos veículos, pois é o único capaz de reconhecer a composição da mistura ar e combustível - gasolina, álcool ou diesel - para controlar a quantidade injetada e garantir uma composição otimizada da mistura. Testes comprovam que uma sonda em bom estado de conservação economiza até 15% no consumo de combustível, melhora o desempenho do motor, além de colaborar com a preservação ambiental, pois atua junto com o catalisador para a emissão de níveis mais baixos de poluentes na atmosfera.

Atualmente, a Bosch fabrica 50 milhões de sondas lambdas por ano que são direcionadas para os mercados original e de reposição. Em 2014, a empresa passou a produzir o componente localmente em sua planta matriz, em Campinas, no interior de São Paulo.

Aplicações —Para o mercado de reposição, a Bosch tem um programa de sonda lambda original, com conectores específicos por montadoras para pro porcionar mais agilidade e assertividade no momento da troca. Além disso, os modelos originais atendem 100% dos requisitos dos fabricantes de automóveis.

A empresa também conta com um programa complementar com nove modelos de sondas universais para máxima cobertura do mercado, que foram desenvolvidos considerando os diferentes elementos sensores e potências térmicas de cada marca e modelo de veículos.

Manutenção—A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade. Contudo, para garantir seu bom funcionamento, a Bosch recomenda a revisão do sistema a cada 30 mil quilômetros, já que sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente a central eletrônica de comando e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.

Em 2014, o Grupo Bosch comemorou 60 anos de Brasil. Uma história de sucesso que começou em 1954, na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 9.300 colaboradores e registrou, em 2014, um faturamento líquido de R$ 4.2 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.400 colaboradores (incluindo ZF Sistemas de Direção e BSH) que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 4.9 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coliga das. | www.bosch.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2015). De acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de mais de 70 bilhões de Euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para a continuidade do crescimento. Em 2015, a Bosch solicitou o registo de cerca de 5.400 patentes em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é fornecer inovações para uma vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com pro dutos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Desta forma, a empresa oferece mundialmente "Tecnologia para a Vida". | www.bosch.com.

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