Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2016 - 08:43

Os satélites Italianos COSMO-SkyMed irão monitorar desmatamentos no Brasil


e-GEOS (Empresa participada da Finmeccanica-Telespazio e da Agência Espacial Italiana), junto com a empresa Brasileira Geoambiente, foi a vencedora da licitação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.

Rio de Janeiro—A e-GEOS (80% Finmeccanica-Telespazio, 20% ASI) foi vencedora através da empresa Brasileira Geoambiente da concorrência realizada pelo Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) para o monitoramento do desmatamento na Amazônia. O contrato, válido para o ano de 2016 e renovável para um segundo ano, prevê a aquisição mensal dos dados satelitais provenientes da constelação Italiana de satélites COSMO-SkyMed, sobre uma área de um milhão de quilômetros quadrados da Região Amazônica.

A constelação COSMO-SkyMed, equipada com sensores radar que lhe permitem operar dia e noite sob qualquer condição meteorológica, é a solução ideal para o monitoramento constante da Amazônia, território caracterizado pelas frequentes chuvas na maior parte do ano e constante nebulosidade. Os dados desta constelação já são usados com sucesso no Brasil (onde Telespazio opera desde 1997 através da sua filial Telespazio Brasil) para o monitoramento ambiental e a segurança (vazamento de óleo no mar e controle de deslizamentos de terra), para suporte em aplicações agrícolas e no âmbito de defesa.

Satisfação também foi expressada pela Finmeccanica, pela qual o novo contrato constitui uma ulterior confirmação do valor da própria tecnologia no setor espacial.

Finmeccanica reveste um papel de destaque na constelação COSMO SkyMed: dos laboratórios de pesquisa provem muitos equipamentos — desde os painéis fotovoltaicos até os sensores estelares, desde as unidades de controle e distribuição da potência até a unidade de amplificação, conversão e modulação do sinal de radiofrequência— integrados a bordo dos quatro satélites, realizados pela participada Thales Alenia Space (Finmeccanica 67%, Thales 33%), enquanto Telespazio (Finmeccanica 67%, Thales 33%) desenvolveu todo o segmento terrestre e é responsável pela aquisição, processamento e distribuição dos dados satelitais comercializados no mundo todo pela e-GEOS para aplicações civis.

Financiado pela ASI, pelo Ministério da Defesa Italiano e pelo MIUR, COSMO SkyMed é capaz de operar em qualquer condição de visibilidade com uma alta frequência de revisita. Permite também atender aos requisitos civis e militares, com serviços e aplicações para monitoramento ambiental, controle territorial e marítimo, agricultura, proteção de fronteiras e segurança. | www.e-GEOS.it.

LAAD - Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, de 12 a 14 de abril (terça a quarta-feira), sendo de 12 a 13 de abril: 10h a 18h | 14 de abril: 10h a 17h, no Riocentro – Pavilhão 4, Av. Salvador Allende, 6.555, Rio de Janeiro, RJ | Stand da Motorola Solutions: G.40 | Mais informação: http://www.laadsecurity.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira