Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2016 - 08:43

25 de abril é Dia do Contabilista – muito a contribuir e a comemorar

No próximo dia 25 de abril, a Classe Contábil de todo o País comemora o Dia do Contabilista. Nesta ocasião tão especial para a profissão, mesmo diante da forte crise política e econômica que vem assolando o País desde o ano passado, a Contabilidade, acompanhada da evolução tecnológica e informacional, cria novas expectativas para os Contabilistas que militam na área.

A velocidade com que os dados são processados, a necessidade de manter a escrituração em ordem diante das novas exigências do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped e a imprescindibilidade da prestação de informações fazem hoje do Contabilista figura indispensável às empresas de todos os portes e segmentos. A “nova Contabilidade” exige que o profissional seja responsável pela apuração de impostos e taxas, ofereça consultoria, faça auditoria, apresente balanços, entre muitas outras atribuições.

Vale ressaltar que a Contabilidade tem como objetivo principal auxiliar o desenvolvimento das empresas, mostrando aos empresários que esta ciência é uma ferramenta gerencial que deve amparar os administradores, gestores e sócios em processos decisórios, bem como na buscar por diferenciais competitivos.

Para isso, faz-se necessário que o profissional da Contabilidade seja arrojado, prático e dinâmico, e, principalmente, que esteja preparado para as rotineiras mudanças na legislação empresarial, nos campos tributário-fiscal, trabalhista- previdenciário e societário. Foi-se o tempo em que para ser contador bastava tão somente gostar de números. Hoje é preciso ter pensamento crítico e encarar as necessidades e dificuldades dos empresários, principalmente em tempos conturbados como estes que estamos vivendo.

Numa visão mais ampla, a globalização dos mercados, a abertura do comércio internacional e o processo de integração econômico das nações levaram o Brasil a adotar, há nove anos, as Normas Internacionais de Contabilidade, o que veio facilitar o fluxo de informações dos relatórios contábeis entre os mais de 120 países que se converteram às IFRS, no Inglês (International Financial Reporting Standards). Essa iniciativa ampliou o campo da Ciências Contábeis em todo o mundo, atribuindo ao Contabilista maior responsabilidade pelos controles e consequente saúde financeira das empresas, independentemente do seu porte.

Neste sentido, é importante destacar o trabalho desenvolvido pelas entidades da classe em amparo ao profissional Contabilista, no tocante à ética, atualização e competência. O associativismo é uma forma nobre de se afirmar valores, já que representa os profissionais, auxilia na busca do crescimento e ainda defende seus direitos. As entidades da classe são formadas por pessoas que acreditam que a valorização profissional, aliada à qualidade de vida, não é algo existente apenas no âmbito da imaginação. Muito pelo contrário: mesmo neste mundo no qual para muitos impera a individualidade e o egocentrismo, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, por exemplo, cria pontos de encontro, espaços de debates e compartilha conhecimentos por meio de cursos, palestras, e eventos nas universidades, levando aos profissionais de hoje e aos do futuro as condições técnicas necessárias para enfrentar os desafios do atual cenário econômico mundial.

Por essas e outras atitudes é que nós, representantes da Classe Contábil, parabenizamos o Contabilista pelo seu dia, comemorado em 25 de abril, certos de que a sua contribuição é inestimável para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e das Nações. Parabéns Contabilistas!

. Por: Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira