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27/02/2008 - 13:06

Canadá e Brasil organizam 3º. Encontro de Co-Produção

Evento em São Paulo reforça negócios entre produtores do Brasil e Canadá; parcerias já resultaram em 40 projetos de co-produção nos últimos três anos.

O setor audiovisual brasileiro dá mais um passo na consolidação de sua relação comercial com o Canadá. A cidade de São Paulo (SP) sediará, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2008, o 3º Encontro de Co-Produção Brasil-Canadá, promovido pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo, pelo Projeto Setorial de Exportação - Brazilian TV Producers, da ABPITV, e pelo Programa Cinema do Brasil, do Siaesp, com apoio da Apex-Brasil, MinC, Ancine e Sebrae.

Cerca de 20 representantes de produtoras, distribuidoras e autoridades canadenses participarão do evento. O perfil dos profissionais canadenses pode ser encontrado no site www.coproducaobrasilcanada.com.br/home.htm

Para este ano, o evento espera reunir cerca de cem profissionais do setor, inclusive com importantes presenças dos governos de ambos os Países. Do lado brasileiro, são esperados representantes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Agência Nacional de Cinema (Ancine), Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. "Este é, certamente, o maior evento do setor já realizado entre Brasil e Canadá, promovendo iniciativas inéditas para aprimoramento da diversidade audiovisual de forma bilateral", afirma Eliana Russi, gerente do Projeto Setorial de Exportação Brazilian TV Producers, da ABPITV.

O primeiro dia do Encontro, em 28 de fevereiro, será dedicado a palestras com profissionais canadenses e brasileiros seguidas de uma Rodada de Negócios com empresários do Canadá, que continuará no dia 29. "O cinema europeu é repleto de co-produções e é esse modelo que pretendemos expandir no Brasil", diz o presidente do Programa Cinema do Brasil, André Sturm.

Mais informações podem ser obtidas no site da ABPITV www.abpitv.com.br ou do Consulado Geral do Canadá www.canadainternational.gc.ca/brazil

Negócios com o Canadá - A co-produção entre Brasil e Canadá permitiu a realização de projetos que movimentaram, entre 2004 e 2007, um montante superior a 50 milhões de dólares em documentários, séries de animação e longas. "Esse número deve aumentar, graças aos novos encontros que já estão agendados. O cinema Europeu também é repleto de co-produções e é esse modelo que pretendemos expandir no Brasil", diz o presidente do Programa Cinema do Brasil, André Sturm.

O Brasil e o Canadá comemoraram juntos a premiação no Pitching Global Licensing Challenge do MipCom Junior de 2007. A empresa brasileira 2DLab e a canadense Breaktrough conseguiram esse feito inédito, inclusive para o Canadá. Logo será possível apreciar a exibição da série animada Meu Amigaozao, com 52 episódios de 11 minutos cada. A série já foi comprada pela Treehouse, um dos maiores canais infantis do Canadá.

Outra produção comercializada é Minhocas, projeto entre a canadense Animaking e a brasileira Glaz Entretenimento, fruto de um primeiro contato durante o 2º Encontro de Co-Produção Brasil-Canadá, em 2007. A Glaz participou do evento pela primeira vez para conhecer produtores canadenses, foi o início de uma paquera. "Durante nossa participação no Festival de Cannes fechamos contrato, mas isso porque iniciamos uma relação com parceiros durante o Encontro de Co-produção", diz o produtor da Glaz, Paulo Boccato.

O filme Blindness, do diretor Fernando Meirelles também é uma co-produção Brasil-Canadá. "Na O2 nunca havíamos entrado em nenhum processo que fosse tão eficiente quanto nossa parceria com a canadense Rhombus, nossa sócia em Blindness. Por meio deles conseguimos viabilizar a entrada de investidores canadenses e garantir a independência do filme", diz Fernando Meirelles, que já está negociando um novo projeto, desta vez para TV, e acredita que outros filmes virão. "Estamos certos também de que o apoio do Programa Cinema do Brasil, contribuirá muito para o desenvolvimento de novos projetos de co-produção com o Canadá", afirma o diretor.

Fase promissora - O Brasil vive uma boa fase no que diz respeito a incentivos para produção audiovisual para televisão. Juntamente com a nova TV Pública, cujo projeto prevê 40% de sua grade de exibição para produções independentes, há, também, novas linhas de créditos previstas, que destinarão recursos exclusivos a projetos com distribuição e exibição em TVs nacionais e estrangeiras, por meio de co-produções internacionais.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passa a disponibilizar R$ 6 milhões por ano em recursos não-reembolsáveis (dotação máxima), para as produções independentes de TV. Isso permitirá às produtoras independentes financiamento e recursos para a realização de obras de ficção, documentário e animação para a TV. "O Brasil está rapidamente criando condições sustentáveis para que a indústria do setor cresça. Outro fruto que vai impulsionar novos negócios é a criação da TV Pública", salienta Eliana Russi.

A Criação do Fundo Setorial do Audiovisual, a partir de 2007, também foi um canal importante de incentivo à produção nacional. O Fundo é um mecanismo de incentivo à produção de longas metragens e disponibiliza cerca de R$ 42 milhões anuais.

Projetos e co-produções - O Encontro de Co-Produção Brasil-Canadá será o terceiro evento entre os dois países com o objetivo de desenvolvimento de oportunidades comerciais para o setor: distribuição, vendas e co-produção. Entre outras iniciativas, esperam-se novidades no segmento de novas mídias, como conteúdo para celular e web, documentário, animação, longas.

"Os canadenses saíram com vários projetos de parcerias durante o 1o e 2o Encontros, muitos satisfeitos, principalmente com a forma de organização da rodada de negócios. O aproveitamento foi 100%, tivemos projetos envolvendo música, mundo animal, celular. Para 2008, a expectativa é consolidar o que está em andamento e abrir novos negócios", diz a gerente da ABPITV.

O pólo audiovisual canadense é dos mais expressivos do mundo e viabiliza produções em francês e inglês. A co-produção internacional é o modelo de negócios apoiado pelo Governo e amplamente adotado pelas empresas do setor no Canadá.

Relações fortalecidas - Desde os meados de 2005, o governo do Canadá coordenou várias iniciativas de aproximação, incluindo convite a produtores independentes de cinema, televisão, animação e diretores de programação das redes educativas brasileiras. Os produtores participaram de eventos locais com impacto internacional como: Festival de Documentários de Toronto, Hot Docs, Festival Internacional de Cinema de Toronto, Festival Internacional de Televisão de Banff e Festival Internacional de Animação de Ottawa.

Em março de 2006, Brasil e Canadá assinaram um programa de cooperação na área audiovisual entre o Ofício Nacional do Filme do Canadá (Office National du Film du Canada/National Film Board of Canada) e a Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura do Brasil, que resultou entre outras coisas na Revitalização do Centro Técnico do Audiovisual (CTAV).

Perfil da ABPITV - A prospecção de novos mercados é um forte componente do trabalho da ABPITV (www.abpitv.com.br). O Projeto Internacional para Exportação do Audiovisual Brasileiro conta com o apoio da Apex-Brasil, Ministério da Cultura/Sav e Sebrae Nacional. Fundada em 1º de julho de 1999, no Rio de Janeiro, a ABPITV é uma entidade sem fins lucrativos que representa as empresas produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão, atuando em todas as esferas e buscando novas oportunidades de mercado no Brasil e no Exterior. Atualmente, a associação tem representação em 12 Estados e no Distrito Federal, e conta com 100 empresas em seu quadro de integrantes. O atual presidente do Conselho Federal é Fernando Dias.

Programa Cinema do Brasil - Criado em 2006, o Programa Cinema do Brasil tem como objetivo promover a internacionalização do cinema brasileiro. Os principais focos são: co-produção internacional de cinema, distribuição internacional das produções brasileiras e venda de serviços de produção. Presidido pelo cineasta André Sturm, o programa é desenvolvido pelo Siaesp - Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, em parceria com a Apex-Brasil - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o Ministério da Cultura. O programa conta com 95 produtoras associadas de todo o País.

. O evento inicia no dia 28 de fevvreiro às 8h30, com credenciamento seguido de abertura oficial, já no dia 29 às 9 horas. Mais informações podem ser obtidas no site da ABPITV www.abpitv.com.br ou do Consulado Geral do Canadá www.canadainternational.gc.ca/brazil

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