Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2008 - 13:07

Museu do Açude apresenta Staneck no Brunch Cultural


O Brunch Cultural do Museu do Açude, um dos programas mais charmosos do final de semana no Rio, está de volta à programação da cidade. Depois de uma pausa em janeiro e fevereiro, o Brunch retoma suas atividades em grande estilo, com show do gaitista José Staneck, no próximo dia 2 de março.

“Será a estréia de um novo show com músicas próprias e composições conhecidas, explorando uma estética minimalista, priorizando ritmos brasileiros e muito improviso”, conta Staneck, que se apresentará ao lado do baixista Auguato Matoso, do baterista Carlos Bala e do pianista Itamar Aciere.

Desenvolvendo vários estilos, Staneck procura aliar ao erudito sua formação popular e jazzística. Estudou harmônica com Maurício Einhorn, Harmonia Funcional com Isidoro Kutno e Análise com H. J. Koeullreutter. Como diretor durante 15 anos da Musiarte Curso Integrado de Música, desenvolveu importante trabalho na área do ensino. Atua com diferentes formações camerísticas, e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais. Obteve o título de Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio.

Adaptando a harmônica ao contexto da música de Astor Piazzolla, já participou de diversas apresentações ao lado da Pianista Lillian Barreto, com arranjos originais para seu septeto, com o duo Santoro, com a pianista Sheila Zagury, e recentemente ao lado do quarteto Radamés Gnattali.

Trabalhando na construção de um repertório específico para a música de concerto, vem se apresentando ao lado de importantes orquestras como: Sinfônica Brasileira, Petrobrás, Paraíba, Bahia, Porto Alegre, Nacional, Recife, Curitiba, Goiás, Espírito Santo e Belém, sob a regência de maestros como Carlos Veiga, Yeruham Scharovsky, Silvio Barbato, Alceu Bocchino, Roberto Duarte, Norton Morozowicz, Helder Trefzger e Antonio Del Claro.

No final de 2004, gravou com a Orquestra Sinfônica Nacional de Lima - Peru, o Concerto para Harmônica de Villa-Lobos, num projeto produzido pela Embaixada Brasileira de Lima. Em 2006, participa de vários concertos em homenagem ao centenário de Radamés Gnattali. Participa da última edição do Cello Encounter interpretando pela primeira vez no Brasil uma composição de Vaughan Williams, originalmente escrita para harmônica, ao lado da orquestra I Musici de Montreal, sob a regência do maestro inglês Alastair Willis.

Com o apoio e patrocínio da Fábrica de Harmônicas Hering, viabiliza um trabalho social de inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando a música através da “gaitinha”, para crianças em diversas locais do Brasil.

Com patrocínio da Oi e apoio da Oi Futuro, o Brunch Cultural traz, a cada primeiro domingo do mês, de março a dezembro, grandes músicos para o cenário privilegiado do Museu do Açude, no Alto da Boa Vista. O bufê da Casa dos Sabores é opcional, e o show tem entrada franca. Para os que desejarem usar o bufê, que já estará aberto a partir das 12h, a reserva deve ser feita antecipadamente.

Breve histórico do brunch cultural - A idéia do brunch nasceu à época da exposição “Monet”, no Museu Nacional de Belas Artes, em 1996, quando a diretora do Museu do Açude, Vera de Alencar, convidou o chef Claude Troisgros para fazer um almoço nos jardins do Museu, tendo como inspiração o famoso quadro impressionista “Le déjeuner sur l'herbe”, de Edouard Manet. O Museu do Açude, no Alto da Boa Vista, com seus 150 mil metros quadrados de mata atlântica da Floresta da Tijuca era o cenário perfeito para isso.

De 1997 até agosto de 2005, grandes músicos lá se apresentaram, e a gastronomia, nos últimos anos, ficava por conta da Casa dos Sabores. Neste período, participaram do projeto em edições anteriores: Adriana Calcanhoto, Arranco de Varsóvia, Art Metal Quinteto, Charles Rio e Banda, Clara Redig, Cláudio Nucci, Cris Delano, Danilo Caymmi, Délia Fischer, Diana Pequeno, Dori Caymmi, Duo Aritmo, Eduardo Gallotti, Francis Hime, Gilson Peranzzeta, Guinga, Hélio Delmiro, Ithamara Koorax, Jards Macalé, João Donato, Johnny Alf, José Staneck, Joyce, Leila Maria, Leila Pinheiro, Lica Cecato, Luiza Maria Xavier, Marcos Ariel, Marcos Valle, Mariana de Moraes, Mario Adnet, Mauro Senise, Moacyr Luz, Olivia Hime, Os Cariocas, Paula Morelembaum, Paulo Moura, Quarteto Jobim-Morelembaum, Quarteto de violões Maogani, Quarteto em Cy, Quarteto Vocal Garganta Profunda, Roberto Menescal, Teresa Cristina, Turíbio Santos, Victor Biglione e Wanda Sá. Com o patrocínio da Oi e apoio da Oi Futuro, o Brunch Cultural voltou à programação da cidade, com o show da Martin´alia, dia 1º de julho de 2007.

Brunch Cultural do Museu do Açude – José Staneck, dia 02 de março de 2008, de 12h às 16h, show às 14h30, domingo, Estrada do Açude 764 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro (RJ).Telefone: (21) 2492-2119 ou 2492-5219 Estacionamento no local. | www.museuscastromaya.com.br | Capacidade: 300 pessoas. Patrocínio OI, apoio: Oi Futuro | Bufê Casa dos Sabores. Reservas: (21) 2274-3595 / 21 2259-8150| Preço: R$ 38 (não inclui bebida nem serviço). Crianças até 7 anos não pagam; e entre 8 e 12 anos pagam 50%. Formas de pagamento: dinheiro e cheque.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira