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14/04/2016 - 07:25

Com #DoepelaPriscila, SBT leva causa da ficção para vida real

Em uma ação envolvendo o SBT do Bem, o Clube Sangue Bom e a Leo Burnett Tailor Made, campanha utiliza enredo de novela para conscientizar sobre a importância da doação de sangue.

São Paulo—- Usar um drama da ficção para conscientizar milhões de pessoas que assistem o SBT a tomar uma atitude real: doar sangue. É assim que o SBT do Bem mais uma vez chama atenção das pessoas para a causa, ao lançar a campanha #DoepelaPriscila. Priscila (Giovanna Chaves), no caso, é uma das principais personagens de uma das maiores audiências da emissora, a novela “Cúmplices de Um Resgate”. Na trama, ela sofre um grave acidente, e precisa de doações de sangue para sobreviver. Logo após o episódio em que o médico anuncia que Priscila precisa receber sangue, a emissora inicia uma grande mobilização em todos os seus canais para convocar o público da vida real a doar sangue pela personagem. Assista ao primeiro vídeo aqui, veiculado logo após o capítulo da novela: [https://youtu.be/XdNSojiWE-U].

“Por meio da força midiática do SBT, o objetivo é sensibilizar as pessoas com o drama da novela. Mostrar que um gesto simples, como doar sangue, pode determinar se uma pessoa viverá ou não”, declara Priscila Stoliar, gerente de Marketing do SBT.

Criada pela agência Leo Burnett Tailor Made para o hemocentro Clube Sangue Bom, com a parceria do SBT do Bem, a campanha #DoepelaPriscila será ativada durante toda a semana em que a personagem Priscila seguirá no hospital na novela. A cada final de episódio, o SBT colocará no ar um vídeo de um personagem da trama fazendo um apelo ao público.

Como ressalta Alexandre Pagano, Diretor de Criação da LBTM, no Brasil, as pessoas só se mobilizam para doar sangue quando alguém muito próximo ou que tenha fortes relações afetivas esteja precisando. “Nada melhor que usar a força midiática de uma novela para conseguir essa sensibilização”.

“O Brasil é louco por novelas, de todos os tipos. Os telespectadores se envolvem com suas tramas e personagens, torcem por eles, tomam partido e fazem das novelas parte de seu cotidiano. Daí surgiu a ideia: por que não fazer com que o protagonista de uma novela precise de sangue, fazendo assim com que a população se mobilize e vá aos hemocentros? É uma ideia que mistura o mundo da ficção com a realidade em prol de milhares de vidas.”, complementa João Caetano, Diretor de Criação da agência.

A ação de cross mídia também será ativada em outros programas do SBT, com os apresentadores promovendo a causa da Priscila, e nas redes sociais da emissora convidando as pessoas a irem até o hemocentro mais próximo e doar sangue.

Ao longo de toda a semana, o público poderá acompanhar também uma marca especial na tela da TV, em formato de gota de sangue, criada especialmente para a ação, que mostrará o nível de engajamento da campanha e de doação nos postos do Clube do Sangue Bom.

A doação de sangue é uma atitude importante para auxiliar no tratamento de pacientes com doenças graves, em casos de cirurgias e que sofreram acidentes. Os hemocentros do país sempre necessitam da doação de sangue e cada doador pode ajudar até 3 pessoas que precisam. De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, o ideal é que no mínimo 5% da população de um País seja doadora de sangue regularmente para que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos e nunca haja falta. Atualmente, no Brasil, entre 2% e 3% da população doa sangue regularmente, número abaixo do recomendado. “A campanha desperta nas pessoas a importância da doação de sangue. O hábito da doação freqüente de sangue é fundamental para os Hemocentros manterem os seus estoques equilibrados durante todo ano, aumentando a segurança dos pacientes que necessitam de transfusões”, afirma Frederico Dutra, Diretor Administrativo do Clube SangueBom.

O SBT do Bem é uma plataforma da emissora que busca ativar ações com forte apelo mobilizador em prol de uma sociedade melhor, mais engajada e esclarecida. Uma forma de o SBT – reconhecido como amigo da família brasileira - utilizar o seu poder midiático e influenciador a favor das boas causas e práticas, traduzindo seus pilares e o conceito de compartilhar para multiplicar da maneira mais verdadeira e tangível possível.

Assim, a emissora devolve para o público com seriedade as conquistas alcançadas dia após dia. O SBT do Bem se propõe a ser atuante e frequente na vida das pessoas, perseguindo temas de interesse da sociedade, sempre com uma abordagem criativa, reflexiva e acessível para todos os públicos.

A plataforma SBT do Bem foi lançada oficialmente em 2010, quando o SBT decidiu “abraçar” a causa do desarmamento e lançou uma campanha impactante e de abrangência nacional sobre o assunto. De lá para cá, a emissora já criou diversas ações com vários temas. Somente nesse primeiro trimestre de 2016, duas campanhas foram lançadas: o alerta para continuidade do uso consciente da água, por meio de ativações impressas e na grade da emissora, e a campanha #XôZika, que ainda está no ar, conscientizando e ajudando as gestantes a se prevenirem contra o grave Zika Vírus. Além disso, nos últimos anos, houve o incentivo a doação de sangue com a campanha Pare e Doe - em parceria com o Waze e a Fundação Pró-Sangue - que facilitou a busca por geolocalização por um posto mais próximo. Ou ainda, campanha #gravidezsemálcool, estrelada pela apresentadora Patricia Abravanel, em prol ao combate da Síndrome Alcóolica Fetal (SAF). E ainda contra o tabagismo com a “Máquina da Vida” que transformava cigarros não consumidos em opções de como aproveitar os minutos de vida ganhos.

O Clube SangueBom é um projeto voltado para conscientizar as pessoas sobre o ato de doação de sangue. Idealizado pelo laboratório hemoterápico Biotec, seu objetivo é aumentar o número de doadores cadastrados e desenvolver uma estratégia de relacionamento entre eles.

Através do Clube SangueBom, os doadores podem se conhecer, trocar experiências e ainda convidar mais pessoas a fazer parte desse pool. Um diferencial é que o usuário cadastrado também pode participar diretamente no site, postando eventos ou ainda usando o mural. Um informativo semanal enviado por e-mail traz todas as novidades e atualizações do site.

Há também uma comunidade especial, voltada para todos que não podem ser doadores diretos, eles atuam como Embaixadores, promovendo novas adesões e dando suporte aos eventos.

Os ainda não doadores, nem embaixadores são igualmente bem-vindos: o site conta com uma seção especial para esclarecer dúvidas freqüentes e todo o passo-a-passo que ajuda a desmistificar a doação.

Navegue pelo nosso site e encontre também: notícias atualizadas semanalmente, colunas assinadas por especialistas, dicas sobre saúde, esporte, alimentação, agenda de eventos e a 'Rota do Bem', com o trajeto da van exclusiva da Biotec que leva e busca o doador.

Título: “Drama de Sangue” | Produto: Institucional | Anunciante: Clube Sangue Bom | Diretor Geral de Criação: Marcelo Reis | Diretor de Criação: Alexandre Pagano, João Caetano Brasil e Rodrigo Jatene | Diretor de Arte: Bruno Bueno, Márcio Bento, Raphael Taira e Vinícius Pegoraro | Redator: Lucas Durães | RTV: Celso Groba, Maria Fernanda Moura, Rita Costa, Camila Aquino e Eduardo Bourroul | Atendimento: Fabio Brito, Elton Longhi, Guilherme Bernardes, Guilherme Grigol e Anelise Reis | Mídia: Fernando Sales, Eder Cortello e Henrique Oliveira | Digital: Denis Gustavo, Pedro Rais, Cirilo Dias, Victor Belamoglie | Planejamento: Tiago Lara | Produção: Ricardo Sotelo | Aprovação CSB: Cecilia Dutra e Frederico Dutra (Clube Sangue Bom) | Aprovação SBT: Glen Valente, Priscila Stoliar e Daniela Martins | Assessoria de imprensa: SBT/Giusti Comunicação/ Leo Burnett Tailor Made.

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