Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2008 - 13:08

Entre as Gentes Antropófagas


O premiado filme “Hans Staden” (Brasil/Portugal, 1999), de Luiz Alberto Pereira, será exibido no auditório do CCBNB-Fortaleza (3º andar), no próximo dia 12 (quarta-feira), às 18h30min. O filme narra a história do soldado e marinheiro alemão Hans Staden que, no início do século XVI, foi capturado por uma tribo indígena brasileira, os Tupinambás, que eram inimigos dos colonizadores portugueses. Trata-se de um dos poucos filmes na história do cinema em que a língua falada pelos atores é, de forma predominante, o tupi.

Por meio de 19 painéis, livros e documentos, a exposição Hans Staden, Unter Menschfresser-Leuthen, Entre as Gentes Antropófagas descreve o caminho que o aventureiro alemão percorreu no século XVI – história que foi consubstanciada no primeiro relato sobre o Brasil colônia.

Em 1557, Hans Staden publicou o livro Warhaftige Historia – Zwei Reisen nach Brasilien, História de Duas Viagens ao Brasil, narração de suas experiências, com detalhes sobre disputas com piratas, naufrágios e embates entre portugueses, franceses e Tupinambás, índios antropófagos.

Edição comemorativa de 450 anos - Acompanha ainda a exposição a edição comemorativa de 450 anos da Warhaftige Historia – Zwei Reisen nach Brasilien, História de Duas Viagens ao Brasil. A publicação conta com edição crítica de Franz Obermeier, adaptação ao alemão atual de Joachim Tiemann, tradução de Guiomar Carvalho Franco e revisão de Augusto Rodrigues. Editora Westensee-Verlag (Kiel Westensee: 2007). Preço: R$ 98,00. 410 páginas. Vendas diretamente com o Instituto Martius-Staden (E-mail: martiusstaden.org.br).

Em sua primeira viagem, 1548, enfrentou calmarias e tempestades para cruzar o Atlântico e, na costa nordeste do Brasil, presenciou ataques de índios. Na segunda viagem, foi capturado e permaneceu durante nove meses como prisioneiro dos Tupinambás em São Paulo, sob a constante ameaça de morrer devorado em ritual antropofágico. Contudo, sua confiança em Deus, sorte e perspicácia - Exposição comemorativa dos 450 Anos – Hans Staden e o primeiro livro sobre o Brasil (1557-2007), de 4 a 16 de março de 2008, terça-feira a sábado, de 10 às 20 horas; domingo, de 10 às 18 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 3º andar – Centro – telefone: (85) 3464-3108). Organização: Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Göethe, Instituto Martius-Staden e Regionalmuseum Wolfhager Land.

A exposição itinerante já esteve em Wolfhagen, Korbach e Hesse, na Alemanha. No Brasil circula entre São Paulo, Valinhos (SP), Santa Catarina, Itanhaém (SP), Bertioga (SP), Recife, Fortaleza e Porto Alegre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira