Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2016 - 07:51

Sebrae mapeia setor de economia criativa do Rio

Projeto será lançado no dia 14 de abril (quinta-feira), o Fórum Mercado Brasil Criativo, que vai debater alternativas à crise Saber qual o perfil socioeconômico e as potencialidades das micro e pequenas empresas do setor da economia criativa do Rio de Janeiro. Esse é um dos objetivos do projeto Mercado Brasil Criativo que será lançado na próxima quinta-feira (14/04), no CRAB (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro).

Concebido pelo Sebrae Nacional e Instituto Alvorada Brasil, em parceria com o Sebrae RJ, o projeto objetiva realizar um diagnóstico sobre os sistemas produtivos e as redes de economia criativa na capital carioca.

O evento vai promover o debate ‘Economia Criativa como alternativa à crise e oportunidades de novos mercados’ e vai reunir agentes, acadêmicos, gestores públicos e especialistas que vão discutir caminhos para a promoção do empreendedorismo e geração de trabalho e renda em diversos setores.

A mesa de debates contará com a participação de dirigentes do Sebrae Nacional e Sebrae Rio de Janeiro, representantes do Ministério da Cultura, das Secretarias Estadual e Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, de coletivos de economia criativa, de pesquisadores e representantes do setor, como a Prof.ª Drª Cláudia Leitão, Luciana Guilherme, entre outros.

Setor em expansão, mesmo com a crise —O setor de economia criativa está em expansão, mesmo com a recessão que o país vive. O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) estima que, no Brasil, o segmento movimente entre 1,2% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB), empregue 2% da mão de obra e responda por 2,5 % da massa salarial.

No entanto, os dados sobre a economia criativa ainda são incipientes e os que estão disponíveis possuem uma abrangência limitada.

“Queremos aprofundar nosso conhecimento sobre o universo dos empreendimentos criativos e implementar ações para fomentar a competitividades e sustentabilidade desse segmento econômico”, explica André Spínola, gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Serviços do Sebrae Nacional.

Para atingir esse objetivo o Sebrae e o Instituto Alvorada Brasil realizarão um amplo diagnóstico por meio da coleta de dados secundários e da aplicação de questionários e grupos focais para levantar dados primários junto aos empreendedores criativos.

A economia criativa reúne vários setores econômicos que geram bens e serviços produzidos a partir dos insumos da criatividade, diversidade e inovação. Engloba empresas e iniciativa da indústria cultural como design, moda, games, publicidade, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Sobre o projeto Mercado Brasil Criativo — O projeto faz parte de um estudo realizado pelo Sebrae e pelo Instituto Alvorada Brasil no Distrito Federal e nas regiões de Salvador e no Rio de Janeiro. A execução do projeto no Rio de Janeiro começou em março deste ano, e deverá se encerrar em dezembro.

A estrutura do projeto no Rio de Janeiro será coordenada pela pesquisadora Elizete Ignácio, pela gestora cultural Cirila Targhetta e contará com o apoio estratégico do Sebrae do Rio de Janeiro. O projeto Mercado Rio Criativo conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria Municipal de Cultura e outras importantes organizações e lideranças que atuam junto aos segmentos da economia criativa.

Fórum Mercado Brasil Criativo, dia 14 de abril de 2016 (quinta-feira), a partir das 17 horas, * Visitas guiadas a partir das 17h30 à Exposição Origem Vegetal, até as 18 horas, no CRAB- Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, Praça Tiradentes, 71 – Centro Rio de janeiro-RJ . Entrada franca mediante inscrição pelo site: https://www.eventbrite.com.br/e/forum-mercado-rio-criativo-registration-24328588463?aff=ebrowse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira