Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2016 - 07:51

BASF apoia projeto de pesquisa estudantil sobre como cultivar no espaço

Voo para a Estação Espacial Internacional previsto para o início do segundo semestre. Fungicidas da BASF ajudarão a proteger as estacas de plantas das doenças fúngicas durante a viagem. Primeiro projeto de pesquisa da escola alemã com apoio da NASA.

São Paulo—A equipe do projeto estudantil V3PO, apoiado pela BASF, pegará um voo rumo à Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS). Nos bastidores do projeto V3PO, estão três alunos da faculdade agrícola da Escola Edith Stein, em Ravensburg, na Alemanha, que querem descobrir se as estacas de plantas desenvolvem raízes em gravidade zero e como tais raízes se comportam ao longo do tempo.

A questão central para Maria Koch, Raphael Schilling e David Geray é a possibilidade de usar a propagação vegetativa de legumes e verduras no espaço, com o intuito de gerar alimentos frescos para missões espaciais, sem a necessidade de transportar grandes quantidades de sementes. A BASF e a NASA se interessaram pelo assunto, e enquanto a BASF está fornecendo apoio científico para o projeto, a NASA reservou um local para o experimento na ISS.

"Talvez este seja o experimento de campo mais extraordinário que minha equipe e eu já participamos", disse o Dr. Sebastian Rohrer, do departamento de Biologia em Fungicidas da divisão de Proteção de Cultivos da BASF. "Estamos aguardando ansiosamente o lançamento e estamos curiosos acerca dos resultados."

Um projeto de pesquisa estudantil visionário —Até o momento, os experimentos realizados em gravidade zero têm-se concentrado em como as raízes crescem durante a germinação das sementes. No entanto, ao contrário das sementes, as estacas não têm um sistema radicular. Os alunos querem investigar se as estacas desenvolvem raízes, brotos e folhas sem a influência da gravidade e como fazem isto. Ao mesmo tempo, um experimento controle será realizado na Terra, e, consequentemente, sob a influência da gravidade. O uso de estacas para a propagação vegetativa em condições de gravidade zero representaria um avanço significativo nos esforços para fornecimento de alimentos cultivados no espaço para voos espaciais longos, tais como o de Marte.

BASF trabalha em conjunto com cientistas agrícolas do futuro —A BASF é a única empresa que fornece apoio científico. "Nós somos apaixonados por pesquisa. Estamos sempre à procura de novos caminhos para resolver os desafios globais. Isso significa que nós amamos ideias revolucionárias e pensamentos não convencionais. É por isso que estamos apoiando a equipe do V3PO com pareceres científicos. Além de obter novas perspectivas sobre o comportamento das plantas, também teremos inspiração para novas áreas de produção", disse o Dr. Harald Rang, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão de Proteção de Cultivos da BASF.

Para desenvolver um delineamento experimental adequado, os alunos completaram um estágio no Centro Agrícola da BASF em Limburgerhof onde se prepararam para o experimento que será realizado nos laboratórios do Centro Espacial de Kennedy, na Flórida. No espaço, há uma alta probabilidade de que as diferenças de temperatura e umidade possam fazer com que as estacas sejam contaminadas por bactérias ou fungos. Esta é a área em que a BASF está fornecendo seu conhecimento e produtos. Os fungicidas da BASF ajudarão a proteger as estacas das doenças fúngicas durante a pesquisa na ISS, e na viagem de ida e volta.

Além da BASF, outros patrocinadores apoiam o V3PO tais como: Dreamup, mymicrogravity, o Ministério Federal de Economia e Energia da Alemanha, o Centro Alemão para Viagens Aéreas e Espaciais, a consultoria de negócios Inside, Airbus, e a Economia Circular de Ravensburg.

Este é o primeiro projeto de pesquisa de escola alemã que foi aceito no Programa de Educação da NASA.

A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF —Com vendas de mais de €5.8 bilhões em 2015, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF oferece soluções inovadoras em proteção de cultivos, tratamento de sementes e controle biológico, bem como inovações no gerenciamento de nutrientes e saúde da planta. Seu portfólio inclui também produtos para gramado e plantas ornamentais, controle de pragas e saúde pública. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma líder inovadora e aliada dos agricultores na proteção e melhoria de produtividade das culturas, o que lhes permite produzir alimento de alta qualidade de forma mais eficiente. Ao oferecer novas tecnologias e conhecimento, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF apoia os produtores a construírem uma vida melhor para si mesmos, suas famílias e comunidades. Mais informações podem ser obtidas no site www.agro.basf.com ou por meio de nossos canais de mídias sociais.

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). |www.basf.com.br.

A escola Edith Stein —A escola de formação Edith Stein Ravensburg & Aulendorf é uma escola profissional com mais de 20 tipos diferentes de programas educacionais. A escola tem mais de 2.000 alunos e conta com mais de 140 professores. Por dois anos, a escola Edith Stein tem sido uma das 9.000 escolas do projeto da UNESCO em todo o mundo. Uma equipe de professores apoia alunos talentosos em competições científicas como a "Jugend forscht” (estudos sobre a juventude). Nos últimos anos, a equipe tem se destacado, classificando-se entre as mais altas posições a nível federal. | www.ess-rv.de.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira