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14/04/2016 - 08:12

Lucro da BNP Paribas Cardif avança 10% em 2015


Nos últimos nove anos, crescimento médio anual do faturamento foi de 28%. Penetração da Garantia Estendida subiu 40%, mostrando resiliência do modelo de negócios.

São Paulo— A BNP Paribas Cardif do Brasil, subsidiária da BNP Paribas Cardif, e referência na distribuição de seguros massificados no País, registrou aumento de 10% nos lucros antes dos impostos em 2015, saltando de R$ 231 milhões no exercício anterior para R$ 255 milhões. Nos últimos nove anos, a companhia teve, em média, 28% de crescimento do faturamento, partindo de R$ 255 milhões em 2007 e atingindo R$ 1,73 bilhão.

De acordo com Adriano Romano, CEO da seguradora, o crescimento contínuo, mesmo diante da retração econômica, deve-se ao modelo flexível de negócios da empresa, que está presente em mais de 15 mil pontos de vendas por meio de suas parcerias. Além do mais, o avanço dos negócios B2C trouxe projetos pioneiros para o Brasil, sobretudo no canal de vendas digitais da BNP Paribas Cardif. “Nossos produtos e canais de distribuição têm grande vantagem competitiva, pois comercializamos nossos seguros de modo simplificado, diretamente para o consumidor final, seja no esquema B2C ou B2B2C. Entendemos quais são as necessidades do cliente e do parceiro e agimos com soluções eficazes”.

Na comparação com 2014, o faturamento recuou 5%, refletindo o baixo desempenho de dois setores importantes para os negócios da empresa, Varejo e Automotivo, que apresentaram queda de 18% e 26%, respectivamente. “Em contrapartida, nós aumentamos substancialmente a proporção de produtos no total de vendas dos nossos parceiros. Exemplo disso é a Garantia Estendida, cuja penetração saltou de 25%, em 2014, para 35% no ano passado. Ou seja, conseguimos aderência 40% maior frente ao que é comercializado”.

Em 2015, a BNP Paribas Cardif realizou o maior investimento desde sua chegada ao Brasil. O destaque foi a renovação do contratro da Luizaseg, joint venture firmada com o Magazine Luiza, por mais dez anos. A companhia também fez aportes na melhoria de suas operações e em campanhas de marketing para fortalecer sua presença diante do consumidor final. “As renovações com importantes parceiros, como Carrefour e BV Financeira, além do Magazine Luiza, foram fundamentais e mostram a confiança das empresas no nosso modelo de negócio. Realizadas em um momento desafiador como o atual, também deixam claro o aval da casa matriz à subsidiária brasileira e à sólida equipe de profissionais que possuímos”, destaca o executivo.

Facilidade digital — A BNP Paribas Cardif visa inovar e facilitar a vida de seus clientes, por meio de soluções simplificadas e de custo acessível. Em 2015, mais uma vez dedicou especial atenção a produtos que têm essas premissas, impressas em seu DNA. O Autofácil, primeiro e único seguro automotivo no Brasil que pode ser inteiramente contratado pela internet, e que chega a ser até 50% mais barato do que uma apólice tradicional, recebeu grande impulso. Os recursos foram direcionados, principalmente, para aprimorar a operação do produto e para a estratégia de marketing B2C.

Outro destaque foi o Seguro Aluguel Garantido. Seu grande apelo é substituir o papel do fiador, assegurando ao proprietário o recebimento dos valores devidos pelo inquilino em caso de inadimplência ou qualquer outro descumprimento de contrato. O diferencial do produto no mercado está na velocidade de subscrição, que agiliza e descomplica o processo de aluguel de um imóvel. O seguro rendeu à empresa a parceria com a startup Quinto Andar, que de forma pioneira facilita a locação, por meio de soluções digitais, e fornece aos clientes o seguro da BNP Paribas Cardif.

“No último ano, a baixa confiança do consumidor, aliada à escassez de crédito e aos juros elevados, tornaram o interesse por aluguel maior do que o de compra de imóveis, o que deixou o segmento ainda mais promissor. Nossa linha de atuação é moderna, ágil e atrativa para iniciativas como a do Quinto Andar, que conversam de forma inovadora com o consumidor. Estamos totalmente adaptados à essa nova economia, que desponta com força”, afirma Romano.

Eficiência e novos horizontes — Para 2016, a empresa concentrará esforços na busca por avanço de eficiência, em escalar seus canais de distribuição e melhorar o controle de custos operacionais. A BNP Paribas Cardif continuará apostando em seus produtos de venda direta ao consumidor final e em apoiar os negócios de seus parceiros.

Sobre a BNP Paribas Cardif — A BNP Paribas Cardif desenvolve soluções inovadoras e eficazes em previdência e seguros.

Subsidiária do BNP Paribas, a empresa possui um modelo único de negócio apoiado em parcerias, que atende às necessidades dos consumidores, em constante mudança. Por meio de parceiros de diversos setores, seus produtos alcançam os clientes finais.

Atendendo 90 milhões de clientes presentes em 36 países - Europa, Ásia e América Latina -, a BNP Paribas Cardif tornou-se uma especialista global em seguros para pessoas e bens.

Mais de 10.000 funcionários em todo o mundo estão envolvidos nas operações da companhia, que em 2014 alcançou € 27, 5 bilhões em volume de negócios, 62% gerados fora da França.

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