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14/04/2016 - 08:12

Banco do Brasil conta com o dobro do volume de recursos para operar o Proger Exportação neste ano

Para 2016, o recurso disponibilizado pelo FAT para a linha de crédito no Banco do Brasil é de R$ 88 milhões.

Os empresários de menor porte continuam com o apoio do Banco do Brasil para ingressar no mercado externo ou incrementar suas vendas no exterior. Já foram registradas liberações de R$ 6,2 milhões em 66 operações atendidas no fechamento do primeiro trimestre deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, as liberações tinham sido na ordem de apenas R$ 135 mil, em duas operações. Os recursos do Proger Exportação são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e, atualmente, o BB é o agente exclusivo da linha. Em todo o ano de 2015, o recurso disponibilizado de R$ 43 milhões foi utilizado integralmente. Para 2016, o recurso aprovado é da ordem de R$ 88 milhões.

O Proger Exportação é uma linha de crédito, em moeda nacional, destinada a empresas com faturamento bruto anual até R$ 10 milhões que tem por finalidade o financiamento à exportação de bens na modalidade pré-embarque, bem como de despesas com promoção de exportação. A linha oferece custo competitivo (TJLP acrescida de spread aplicado no momento da contratação), prazo de pagamento até 12 meses, cobertura de 100% do valor da exportação ou da despesa de promoção comercial, vantagem tributária (alíquota zero de IOF) e possibilidade de utilização do Fundo de Apoio às Micro Empresas (Fampe), dentro das regras do Fundo, como garantia complementar.

O gerente executivo da Diretoria Soluções de Atacado Paulo Guimarães esclarece que, por meio do Proger Exportação, é possível financiar despesas decorrentes da participação em eventos comerciais no Brasil e no exterior. “Isso inclui remessa de mostruários e material promocional, aquisição de passagens aéreas, hospedagem, locação de espaço físico, montagem e ambientação de estande. Trata-se, portanto, de apoio representativo para que o pequeno exportador possa promover seus produtos, prospectar clientes e ampliar o mercado, conquistando o comércio internacional”, ressaltou.

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