Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2016 - 08:18

Produtividade é a solução para quem deseja crescer no campo

Com a instabilidade econômica no país, muitos setores foram obrigados a apostar na redução de custos sem perder a eficiência e a qualidade dos serviços realizados. Essa é uma tendência que já chegou também ao agronegócio. Hoje, os produtores rurais estão em busca de alternativas para tornar o trabalho mais eficiente, com o aumento do volume de produção e, consequentemente, da renda.

Uma prova de que a produtividade é uma forte tendência no campo é o levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ao comparar a produção de grãos em meados de 1980 com a safra 2014/2015, foi identificado que a área plantada permaneceu praticamente a mesma, no entanto, foi registrado um avanço de 100 milhões para 209,6 milhões de toneladas – ou seja, um aumento superior a 100%.

Um dos fatores que justifica isso é o aumento de tecnologias destinadas às áreas rurais. Afinal, um trabalho realizado rapidamente e com qualidade é sempre mais vantajoso. Atentas a essa necessidade do mercado, as indústrias passaram a investir fortemente no aprimoramento de suas soluções, com o objetivo de transformar a atividade no campo em uma ação lucrativa, segura e eficiente. Para isso, elas trabalham constantemente no desenvolvimento de produtos ergonômicos, potentes e que exigem o mínimo de esforço físico na operação.

Um exemplo prático que podemos destacar é o uso do motocultivador no lugar da enxada para arar o solo. Trata-se de um equipamento indicado para a horticultura, citricultura ou em áreas de pastos e aviários, hortas ou sítios. Com o seu uso, o produtor consegue diminuir o tempo de trabalho de forma significativa: em uma área que gastaria até dois dias para preparar o solo, por exemplo, ele consegue reduzir para apenas meio dia. Com isso, sobra mais tempo livre para se dedicar a outras atividades dentro de sua propriedade.

Merece destaque também a evolução dos equipamentos para a manutenção de gramados. Isso porque, sem o uso da tecnologia adequada, o manejo de uma extensa área verde pode demandar diversos recursos, como grande número de profissionais e máquinas diversificadas. Nesse caso, com o uso da inovação, é possível tornar o processo muito mais simples, pois já existem opções de equipamentos para cada tipo de trabalho. Bons exemplos são os cortadores de grama com tração nas quatro rodas, tratores que reduzem o tempo de corte e tornam longas jornadas de trabalho mais rápidas e confortáveis, além do Giro Zero, um equipamento de alta produtividade, com estrutura e plataforma de corte robustas, que garantem mais velocidade, qualidade no corte, precisão no trabalho e menor custo operacional por metro quadrado de grama cortada.

Com o avanço das tecnologias destinadas ao agricultor, podemos notar que a atividade rural caminha na direção da inovação, e isso resultará cada vez mais no aumento da eficiência. Seja o produtor de pequeno, médio ou grande porte, a tendência é que ele aposte cada vez mais na mecanização dos processos que fazem parte de seu dia a dia. Esse é o melhor investimento para quem deseja crescer, mesmo diante de um cenário econômico recessivo.

. Por: Graziela Lourensoni, gerente de produtos da Husqvarna, multinacional sueca líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira