Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2016 - 08:45

Museu do Amanhã: fim de semana de doação das luminárias Copylight Factory

Após quatro meses no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), a exposição “Copylight Factory” — inaugurada junto com a abertura do Museu do Amanhã — se encerra em grande estilo: tornando-se permanente nas mãos do público. Nos dias 16 e 17 de abril(sábado e domingo), as 80 luminárias confeccionadas pelos participantes da atividade, concebida pelo grupo dinamarquês Superflex, serão destinadas a quem visitar o Museu e efetuar uma doação simbólica ao LAA. Os recursos reunidos serão aplicados em novas ações educativas da instituição — ou seja, revertidos, novamente, para o público.

"Copylight Factory" foi uma exposição interativa que expôs os problemas do sistema tradicional de direitos autorais, explorando a fronteira entre a cópia e o original. Na obra, o público do Museu foi convidado a construir luminárias em formato de cubo, com papeis translúcidos, a partir de cópias de outras luminárias, criadas originalmente por designers consagrados.

Ao longo de oficinas gratuitas, o visitante – agora no papel de criador — participava ativamente de todo o processo de montagem, desde o manuseio das ferramentas necessárias à escolha do design que seria copiado.

As novas luminárias criadas pelo público ficaram expostas em um grid eletrificado no LAA, passando a fazer parte da própria exposição —e instigando novos visitantes a participar do processo.

De maneira lúdica, interativa e prática, o Superflex, através do Copylight, jogou luz sobre temas importantes, complexos e intrinsecamente relacionados ao Amanhã que estamos construindo, questionando conceitos de copyright, creative commons, open source e novos métodos de produção.

O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) —Apresentado pelo Santander, o LAA é o espaço de atividades, instalações, criações coletivas e experimentação permanente. O objetivo é difundir e facilitar a adoção de novas tecnologias, ferramentas, processos e estratégias inovadoras de produção para que o público - geral e especializado - possa arriscar sair da posição de consumidor para se tornar criador de seu próprio futuro.O LAA tem dois focos principais em sua atuação: os efeitos e resultados das tecnologias exponenciais – como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, genômica, impressão 3D, nano e biotecnologia – e o futuro de determinados temas, como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. Para desenvolver esses tópicos, o espaço desdobra-se em quatro frentes: educação, atividades, programa de residência criativa e exposições.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira