Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2016 - 06:46

IBM Brasil e UFMG firmam parceria para pesquisa em nanotecnologia

Acordo de cooperação utilizará novo conhecimento científico e tecnológico para atingir maior eficiência na extração de petróleo.

São Paulo — O Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil e o Laboratório de Nanoespectroscopia da Universidade Federal de Minas Gerais (LabNS/UFMG) fecharam um convênio de cooperação para estudo conjunto de nanociência e nanotecnologia no Brasil. O principal objetivo da parceria é investigar novos materiais, conceitos de dispositivos e métodos de medição em nanoescala (escala molecular) para o desenvolvimento científico e tecnológico de futuras aplicações industriais em recursos naturais, especialmente, na área de óleo e gás.

Há três anos, a IBM trabalha no Brasil em estudos de nanociência e nanotecnologia e modelos computacionais focados na interação de materiais líquidos e sólidos no segmento petroleiro. O foco é usar a nanotecnologia para ajudar a indústria a extrair mais óleo das rochas nos poços de petróleo. Com o acordo, esse conhecimento será unido à experiência em instrumentação científica do LabNS para construção de equipamentos e métodos que viabilizem a aplicação desta pesquisa no mercado. Os laboratórios pretendem utilizar nanociência e nanotecnologia para aumentar o volume de produção nos campos de exploração de petróleo, diminuindo perdas e o custo energético, visto que a hoje as taxas médias de recuperação no mundo são de apenas 30%.

“A nanotecnologia vem demostrando sua importância para o futuro das nações. A instrumentação aplicada à nanotecnologia é um campo estratégico por ser a base de uma indústria de alto valor tecnológico agregado, que possibilita a criação de novos empregos que exigem elevado grau educacional, podendo gerar melhoria na qualidade de vida da população. Nesta parceria, estamos aproximando nossos conhecimentos específicos para a criação de novos equipamentos que têm potencial para impactar todo esse ecossistema”, afirma o professor, doutor e coordenador do LabNS, Ado Jorio.

O segmento de óleo e gás será o primeiro a ser beneficiado pelo projeto, mas o acordo permite adicionar novos programas técnicos e, no futuro, incluir outras áreas de pesquisa, como biotecnologia e saúde. “Isto irá permitir que a IBM e a UFMG reforcem sua parceria estratégica, tornando um importante exemplo de pesquisa colaborativa entre a indústria e a universidade no País”, comenta o gerente de pesquisa na área de Ciência & Tecnologia para Aplicações Industriais do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil, Mathias Steiner.

Entenda mais sobre nanotecnologia no blog TI+Simples: .Nanotecnologia: olhando o mini para fazer grandes mudanças.

O LabNS —Criado em 2006 no Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, o LabNS trabalha na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de ciência e tecnologia com ênfase em espectroscopia óptica e instrumentação científica. O grupo de pesquisadores que compõe o LabNS estabeleceu-se internacionalmente por meio da aplicação da espectroscopia óptica no estudo e caracterização de nanoestruturas de carbono e materiais de baixa dimensionalidade. Foi responsável pela implantação do primeiro microscópio óptico de campo próximo com resolução recorde de 10nm no hemisfério sul do planeta, superando a limitação imposta pelo fenômeno de difração.

Hoje, o LabNS atua em ciência básica e aplicada com trabalhos em cooperação com diversos outros institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Instituto de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular (INCT-MM) e outras empresas. Mais informações: http://www.labns.com.br/

IBM Research —Por mais de sete décadas, a unidade de pesquisa IBM Research continua definindo o futuro da tecnologia da informação com mais de três mil pesquisadores em 12 laboratórios localizados em seis continentes. Os cientistas da IBM Research ganharam seis Prêmios Nobel, dez Medalhas Nacionais Norte-Americana de Tecnologia, cinco Medalhas Nacionais Norte-Americana de Ciência, seis Prêmios Turing, 19 homenagens da Academia Nacional de e 20 homenagens no Salão Nacional da Fama dos Inventores dos Estados Unidos. | www.research.ibm.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira