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20/04/2016 - 06:48

Brasil é o terceiro maior mercado para a indústria têxtil do Peru

Prova da boa relação entre os países é a presença de 40 empresários brasileiros no Perú Moda y Perú Gift Show 2016, evento referência do setor na América Latina.

O bom momento nas relações comerciais entre Brasil e Peru no setor têxtil tem despertado o interesse de empresários brasileiros quanto ao potencial do país vizinho. Entre 2014 e 2015 a balança comercial entre ambos registrou aumento de 16,2% nas exportações do setor, atingindo a marca de US$ 8,3 milhões. Assim o Brasil se torna o terceiro maior mercado para os produtores peruanos, à frente dos vizinhos Equador e Colômbia.

A importância do mercado peruano para o setor têxtil brasileiro pode ser medida na presença de empresas nacionais no próximo Perú Moda y Perú Gift Show 2016, que acontece no Museu da Nação, em Lima, entre 20 e 22 de abril.

Segundo os organizadores mais de 200 produtores vão participar das rodadas de negócios na capital peruana, entre as principais marcas do mercado. 60% dos participantes visitam a feira pela primeira vez, investidores em busca de novas oportunidades de negócio. Apenas do Brasil visitam a capital peruana 40 marcas de têxteis, entre as famosas Farm, e sua versão infantil Fábula, Bobô. Cavalera, Havaianas e Trousseau e Osklen.

Dados do Mincetur mostram que o total de vendas do Peru ao Brasil no setor cresceu uma média anual de 13,8% entre 2010 e 2014, acrescentando à balança comercial a cifra de US$ 1,593 milhões. Além disso, o valor das exportações peruanas oriundas da adição de produtos neste mercado quase duplicou nos últimos cinco anos, passando de US$ 258 milhões para US$ 489 milhões.

Considerado hoje um dos principais eventos do setor têxtil da América Latina, o Perú Moda y Perý Gift Show 2015 vai reunir na capital Lima produtores locais e empresários interessados em fazer negócios com os fabricantes peruanos. A organização estima presença de dois mil compradores internacionais de 54 países, 300 stands, 14 mil visitantes e negócios girando na casa dos US$ 135 milhões durante os dias de evento.

Negócios —O evento é uma vitrine para acompanhar a evolução da indústria da moda peruana e levantar quais as oportunidades que o intercâmbio com o Peru pode proporcionar para as empresas brasileiras. Durante os dois dias de evento haverão mesas temáticas com especialistas internacionais, onde se discutirão estratégias de expansão comercial e superação de crise.

Reconhecida pela excelência de seus produtos, a indústria têxtil do Peru exporta para o mercado internacional vestuário manufaturado em algodão e alpaca em suas diferentes misturas. O setor é apoiado em trabalho altamente especializado, verticalização, dinamismo e uma cultura de exportação que garante entrega on-time em qualquer volume requisitado.

A tradição têxtil peruana se mantem a 5 mil anos, gerações de especialistas no produto final “Made in Peru”, apreciado nos mercados estrangeiros. A matéria-prima é um dos diferenciais: inclui os aclamados algodões do tipo Tangüis e Pima (variedades de alta qualidade), a lã de alpaca e fibras de vicunha. Na área da manufatura, o Peru tem investido em tecnologia de ponta, tornando seu algodão famoso mundialmente.

Matéria-prima —As vastas áreas cultivadas e o cuidado especial ao longo do processo de produção fazem do algodão peruano ser um produto admirado em todo o mundo. Destacam-se a variedade Pima, caracterizada pela sua incrível suavidade e por ter uma das fibras mais longas e mais finas do mundo, o que proporciona excelente caimento, além de brilho e frescor ao tecido. Outro tipo consagrado é o Tangüis, também algodão de fibra longa, que possui grande capacidade de clareamento e coloração, o que o torna muito procurado por grifes de vestuário de todo o mundo.

Os incas consideravam a lã da alpaca a vestimenta dos deuses. Nos tempos das culturas pré-colombianas, a fibra obtida a partir desse animal era a principal matéria-prima para a fabricação de roupas. E hoje, ela continua tendo sua importância. Mais de 80% da produção de alpaca é concentrada no Peru, e ela compete nos mercados internacionais com fibras requintadas, como cashmere e mohair. Além de sua excepcional qualidade, a alpaca distingue-se pela versatilidade e pelo alcance de cores, sendo disponível em dez tons naturais de branco, cinza, marrom, bege e preto.

A cadeia produtiva começa com a reprodução e criação dos animais vivos, cujas fibras são recolhidas e comercializadas para a indústria ou artesanato, na forma de fio ou malha. O Peru desenvolve programas especializados para incentivar os criadores de alpaca, com foco na captação, melhoria genética e seleção de fibra. Em conjunto com a tradição passada de geração a geração, essas técnicas modernas garantem a qualidade de padrão internacional.

Responsabilidade social e tradição —Outro fator que torna a indústria têxtil peruana singular é o compromisso com a comunidade, o que tem possibilitado ao país atingir os padrões de responsabilidade social exigidos por lei em muitos mercados. Preservar a herança cultural das civilizações pré-colombianas é um dos direcionamentos da moderna indústria têxtil do Peru. Por isso, a influência dos povos ancestrais que viveram na região está presente no desenvolvimento de novos produtos.

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