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20/04/2016 - 06:56

Agência Um renova sua imagem no mercado com novo posicionamento e identidade visual


A Quinze passa por momento de transição e se readapta à sua atual realidade com novo posicionamento que carrega a ideia do “Somos todos um”, que enfatiza esta conjuntura da agência que cresce e se expande, amadurecendo cada vez mais. Desta forma, integra em seu DNA este seu novo mote mostrando que, juntamente com sua equipe de mais de 80 profissionais do mercado local, a agora Agência Um está mais exigente, prática, criativa e completa. “A Agência Um precisou se reinventar. Mas, para se fazer ouvir com a intensidade e a credibilidade desejada foi preciso mudar tudo, inclusive seu próprio nome. Os quinze anos coroaram um momento ímpar da agência e, por isso, depois da Agência Quinze voltamos a ser a UM, mas apenas no nome, pois ele carrega toda a ousadia, provocação e a energia de toda essa mudança”, diz Lenilson Lima, diretor de criação.

Depois de manter o Quinze em 2015 para marcar as comemorações de sua existência, o novo posicionamento da Agência Um enfatiza em sua nova identidade visual a crença da ideia criativa, inteligente e encantadora. Também mostra que deseja mais e que este plus está incorporado à experiência e a ousadia de cada membro da arrojada e jovem equipe, que veste a camisa da Um nesta nova fase. “A mudança da marca vem acompanhada de atitude. Não precisamos mais vocalizar um discurso, pois a marca faz isso por nós. Quando alguém vê um dos nossos símbolos, ele não vê um símbolo mais uma atitude que se reflete na marca. A marca passa a ser apenas uma formalidade gráfica, mas com identidade própria. O que temos agora é uma atitude onde a marca representa o que nós somos hoje. Ou seja: ousada, dinâmica, leve, provocadora, feliz”, reforça Lima.

Para incorporar esses conceitos funcionais e emocionais do atual posicionamento, a Agência Um contou com o expertise da carioca Blackbird Branding, que se inspirou no processo de criação de branding da marca na famosa frase do poeta e romancista Jean Cocteau: "Sem saber que era impossível, foi lá e fez". Partiu-se daí da ideia de incorporar na proposta visual as iniciativas que refletem a forma de pensar e de agir da Um, totalmente integrada e adaptada a uma postura 360º, com criatividade e com disposição para encarar desafios. “A identidade visual foi criada a partir dos significados e sinônimos da palavra de ordem: ousadia. Coragem, atrevimento, audácia, ou seja, elementos necessários para enfrentar situações consideradas pouco prováveis e até impossíveis. O novo posicionamento 'Somos todos Um' refletia uma série de iniciativas da empresa para estar totalmente integrada: pensamento, ambiente e atuação. E ficou bem claro que a expectativa era de uma solução ousada para engajar a equipe e consolidar a mensagem correta rapidamente para o público externo”, destaca a designer Simone Lagares, diretora da Blackbird Branding.

Desta forma, a empresa carioca apostou na arrojada ideia de agregar ao nome da agência elementos simbólicos que carregam em si esses conceitos de leveza, ousadia, criatividade. Com isso, temos desde um polvo que se apaixona pelos múltiplos braços de um canivete suíço a uma borboleta desestabiliza a força de um halterofilista. Uma solução maneira leve, criativa e extremamente simples concretizada pela designer e sua equipe para que a identidade criasse identificação e atraísse as pessoas, os funcionários e os clientes que também pensam de maneira semelhante o mercado e a comunicação. “O comportamento da marca e identidade são diferentes na sua forma. A marca pode ser vista de todos os ângulos e a identidade visual na forma de cenas. Normalmente uma identidade visual tem elementos gráficos de apoio, nesse caso, as cenas são protagonistas e contam uma história. No mercado de criação, criatividade não é atributo de diferenciação e sim de paridade. A diferenciação tem de vir por outras vias. No caso da Agência Um a diferenciação está na forma de pensar. O trabalho que fizemos não é apenas de marca como um logotipo, é de gestão de marca. A empresa tem a sua estratégia de negócios alinhada com a sua estratégia de marca. E isso fundamenta e direciona e concretiza as mensagens e associações que a empresa quer passar para os seus públicos de forma coerente e consistente”, completa Lagares.

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