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20/04/2016 - 07:06

VLI aumenta capacidade de produção do Estaleiro de Pedro Leopoldo

Investimento na modernização do estaleiro capacitará unidade a escoar mais produtos.

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, anunciou a finalização de mais uma etapa de modernização do Estaleiro de Soldas de Trilhos de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Com investimento total de 450 mil reais, a nova etapa capacita o estaleiro a produzir trilhos longos de 240 metros.

A partir de agora, o estaleiro de Pedro Leopoldo poderá produzir trilhos 10% mais longos para enviar para as localidades que integram a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e, em breve, a Ferrovia Norte-Sul (FNS). Podem ser produzidos até 20 trilhos por dia na nova medida. Com a melhoria, a planta pode aumentar a capacidade de envio para a manutenção ferroviária, reduzindo os custos com soldagens em campo durante o assentamento de novos trilhos, e aumentando a produtividade das frentes de substituição.

“A nova etapa de modernização do Estaleiro de Soldas de Trilhos de Pedro Leopoldo faz parte de um importante investimento da VLI para dar mais robustez à malha ferroviária que controlamos”, comenta o gerente do Estaleiro, César Toniolo. “Isso significa uma ampliação na capacidade de envio de trilhos e maior confiabilidade nas operações”.

As barras destinadas à solda para a manutenção da malha da VLI são importadas do Japão, Estados Unidos e China, em trilhos de 24 metros. Elas são desembarcadas no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), e transportadas para o estaleiro pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e pela FCA.

Nessa nova etapa de modernização, a expectativa de aumento no volume de transporte sobre os novos trilhos é de 25% em relação a 2015. A substituição da malha ferroviária controlada pela VLI por trilhos mais robustos garante que vagões mais pesados passem pela linha.

Investimento estratégico – O Plano de Mecanização do Estaleiro de Soldas de Pedro Leopoldo teve início em 2010, com etapas de modernização previstas até 2018. Para integrar a estratégia de investimentos na unidade, em 2014 a VLI adquiriu uma tecnologia de ponta para a máquina de soldas Flash-Butt, utilizada na etapa central da produção de trilhos longos soldados. “Com esse novo sistema, o equipamento passa a ser controlado por meio de um recursos semi-automatizados e com interface totalmente computadorizada, representando um ganho para a segurança dos empregados na execução dos trabalhos e na confiabilidade das soldas realizadas”, comenta Ribeiro.

Além disso, os parâmetros de qualidade da solda passam a ser coletados e monitorados continuamente, assegurando que possíveis desvios do produto final do estaleiro de soldas sejam identificados e adequados com maior precisão. O armazenamento digital dos dados trará ganhos significativos em relação à disponibilidade física do equipamento e padronização das soldas Flash-Butt executadas.

Perfil —A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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