Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2016 - 08:01

Chama Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é acesa na Grécia


A Chama Olímpica Rio 2016 foi acesa na tarde do dia 21 de abril (quinta-feira), em Olímpia, na Grécia, marcando o início da celebração dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A cerimônia teve discursos de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, e de Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Antes de seu discurso, Carlos Arthur Nuzman prestou homenagem ao Brasil com um beijo na bandeira brasileira.

Já Thomas Bach, ao final de sua participação, agradeceu em português: Muito obrigado aos nossos amigos cariocas e a todos os brasileiros.

A Chama foi acesa pelos raios solares no Templo de Hera, em Olímpia, em condições meteorológicas perfeitas, nas mãos da Alta Sacerdotisa Katerina Lehou – atriz grega vestida com traje desenhado pelo estilista grego Eleni Kyriacou, pupilo de Alexander McQueen.

O acendimento da chama foi seguido pelo ritual da dança das sacerdotisas, uma coreografia de Artemis Ignatiou com música do compositor Giannis Psimadas.

A cerimônia seguiu com o início do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em solo grego.

A Tocha Olímpica Rio 2016 foi acesa pela primeira vez nas mãos do ginasta grego Lefteris Petrounias, que na semana passada conquistou a medalha de prata no evento-teste de ginástica artística, realizado no Rio de Janeiro.

Ele foi o primeiro condutor a correr com a Tocha, percorrendo o Estádio Antigo e seguindo até o Monumento Pierre de Coubertin.

Lefteris passou a Chama Olímpica para Giovane Gávio. O ex-jogador de vôlei, bicampeão Olímpico, foi o primeiro brasileiro a conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016.

O Revezamento segue pela Grécia, incluindo a icônica cidade de Maratona (Marathonas), em um percurso de mais de 2 mil quilômetros.

No total, são 450 condutores da Tocha Olímpica na Grécia, incluindo um refugiado sírio, cujo nome ainda não foi revelado. Ele carregará a Tocha na zona onde há mais refugiados e migrantes, chamada de Eleonas, a oeste de Atenas.

A chegada a Atenas acontece na quarta-feira, dia 27, no Estádio Panathinaiko, dos históricos Jogos Atenas 1896. Nesse dia, será realizado o encerramento do Revezamento grego da Tocha Olímpica, com show do pop star grego Sakis Rouvas.

É nesse dia que a Chama Olímpica passará oficialmente para o Rio 2016.

Dois dias depois, o destino é Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU). No domingo [30/04], a Chama será levada ao Museu Olímpico, em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016: “É uma honra viver este sonho. O sonho dos Jogos Olímpicos no Rio, o primeiro na América do Sul. Vamos lembrar esse momento para sempre. Os Jogos Olímpicos brasileiros começam hoje com o acendimento da Chama Olímpica, que significa esperança para todos nós. Ele traz a luz da paz e do espírito de Trégua Olímpica. Ela também traz uma mensagem que pode e irá unir o nosso querido Brasil, um país que vive um momento desafiador na sua busca por um futuro melhor. O Rio está pronto para fazer história. Estamos extremamente orgulhosos de ter chegado tão longe”.

Para o ministro do Esporte Ricardo Leyser, a cerimônia realizada em Olímpia é carregada de história e importantes simbolismos antigos. “Amanhã nós vamos acender o fogo olímpico da Rio 2016 no Templo de Hera, em Olímpia, onde tudo começou e onde os Jogos foram criados, imaginados”, afirmou. “Na Grécia antiga havia tréguas de três meses antes e depois dos Jogos para que os guerreiros pudessem participar”, disse.

Leyser explicou também que o acendimento da Chama Olímpica marca oficialmente o início dos Jogos do Brasil. “Essa cerimônia marca efetivamente o início dos jogos. A chama é acesa e começa o percurso da tocha, que vai rodar o Brasil de norte a sul, as capitais e os principais pontos turísticos”, comentou. Para o ministro, a partir da cerimônia desta quinta-feira, as atenções para os Jogos aumentarão a cada dia e os brasileiros sentirão o calor trazido pelo poder do espírito olímpico. “Com certeza esse fogo vai esquentar o coração do brasileiro e fazer um aquecimento para o início dos Jogos, chamando a atenção para o esporte e para os atletas que estão chegando. O Brasil começa a entrar, finalmente, no clima olímpico”, concluiu.

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional: “Estamos reunidos hoje sobre os locais sagrados de Olímpia, onde a civilização grega celebrou pela primeira vez os Jogos. Enquanto o mundo se prepara para se reunir no Rio de Janeiro, para os XXXI Jogos Olímpicos, somos lembrados do poder do esporte para unir as pessoas. A partir daqui a Chama Olímpica vai espalhar os valores Olímpicos de tolerância, solidariedade e paz para todos os brasileiros e a todas as pessoas do mundo. Juntamente com os nossos amigos do Brasil, estamos escrevendo a história. Pela primeira vez, os Jogos Olímpicos serão realizados na América do Sul. O Rio de Janeiro fornecerá um palco espetacular para mostrar o melhor do espírito humano. Em algumas semanas, o povo brasileiro vai acolher com entusiasmo o mundo e surpreender-nos com a sua alegria de vida e sua paixão pelo esporte”.

Giovane Gávio, ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico, primeiro condutor brasileiro: “Receber a Tocha aqui nesse lugar sagrado foi único e estou emocionado. Um daqueles momentos que fica na memória, a sensação de que o mundo parou. Eu ajoelhei, corri e me diverti. Estou aqui representando os atletas e para inspirar os brasileiros. Os Jogos são do Brasil e temos de viver isso intensamente. O esporte não pode ser feito só por conquistas de medalhas, junto com a educação ele pode transformar vidas. Esse é o grande legado que os Jogos vão deixar para o nosso país”.

. Acompanhe através do banner ao lado neste Canal de Esporte Business.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira