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26/04/2016 - 08:03

Características de um líder bem-sucedido


Quem nunca escutou, ou até mesmo leu, dicas infalíveis para ser um bom líder? Mesmo que esses materiais ou insights colaborem para nosso processo de visão, um líder bem-sucedido é simplesmente diferente e prático. Exatamente, um bom líder é diferente, olha de maneira abrangente para as situações e cenários e possui uma perspectiva segura do ambiente em que está inserido. Por isso, é um excelente condutor de situações e de superação de desafios. Além disso, líderes apresentam características simples que fazem total diferença na prática e no relacionamento com os seus públicos.

Mesmo assim, ser e se manter bom em um cargo de liderança não é tarefa fácil. Infelizmente, ao contrário do que observamos, esse processo é difícil e envolve um sério e comprometido autoconhecimento. Por isso, uma das funções do gestor é sempre se redescobrir e trabalhar em um constante projeto de reciclagem.

Trabalhar “características-chave” pode ser um caminho interessante para quem deseja cada vez mais uma liderança segura. Que tal descobrir quais são os principais atributos de um líder de sucesso?

1. Carisma: Ser uma pessoa agradável é uma das principais características que fazem com que um líder seja respeitado e querido em um ambiente de negócios. O carisma auxilia nos processos de comando e, claro, na comunicação com o time.

2. Colaboração: Um gestor de sucesso é colaborativo e não tem receio de lidar com times diferentes, de conduzir e superar os desafios e de trabalhar em busca de resultados para toda a equipe.

3. Flexibilidade: Aceitar mudanças, tanto de cenários como de regras e pessoas, faz parte do escopo de um bom líder. A flexibilidade auxilia não só nessas etapas, mas também na adaptação a novas tecnologias, canais de inovação e geração de ideias.

4. Persistência: Só um líder persistente é capaz de conduzir o time a enfrentar metas e cenários adversos. Situações difíceis irão ocorrer, o importante é manter um profissional que consiga persistir em busca de uma solução.

5. Objetividade: Em muitos casos, o clima de pressão pode desencadear um cenário difícil para atuação. Portanto, manter o relacionamento sincero e objetivo com os times auxilia muito na superação dessas fases. Manter o foco é primordial.

. Por: Ana Claudia S. Reis, sócia da The Caldwell Partners no Brasil.

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