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27/04/2016 - 08:47

Banco do Braisl amplia serviço de alertas VIA SMS para e pagamentos e transferências

Clientes do Banco já recebem avisos sobre compras nos cartões de crédito e saques em terminais eletrônicos.

O Banco do Brasil passa a oferecer aos seus clientes duas novas funcionalidades do serviço SMS Reverso. A partir do próximo dia 27 de abril(quarta-feira), os clientes da pessoa física serão alertados pelo celular da ocorrência de transferências e pagamentos debitados em suas contas correntes. Atualmente o SMS do BB é utilizado para informar os clientes das transações com cartão de crédito, nas compras por débito e saques.

O funcionamento da tecnologia é simples: a cada movimentação financeira, o cliente recebe, em seu telefone, um alerta com detalhes da movimentação. Caso não reconheça a transação, o cliente segue as orientações da mensagem e responde, sem custo, ao torpedo recebido.

A partir daí, o sistema do Banco inicia trâmites de bloqueio de senhas, cartões e recuperação de valores subtraídos de forma ilícita. O Banco envia média de 17 milhões de SMS mensalmente, com retorno de cerca de 17 mil mensagens, o que evita perdas de até R$ 8 milhões ao mês. O BB enviou aproximadamente 207 milhões de torpedos de ação reversa para confirmação de transações durante o ano passado. Desse total, pouco mais de 204 mil mensagens foram respondidas, o que corresponde a quase 1% das mensagens enviadas.

Redução de custos —A solução, além de propiciar maior agilidade ao Banco em identificar as fraudes nos diversos canais, representa redução de custo em relação aos atuais fluxos para identificar e responder rapidamente às tentativas de fraudes. As rotinas automatizadas do BB promovem o monitoramento ininterrupto, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, gerando alertas quando são detectadas operações que fogem ao padrão habitual do cliente.

A ampliação do serviço para as duas novas transações e demais canais de atendimento resguarda ainda mais os correntistas, e o próprio Banco, contra tentativas de fraudadores com o benefício da segurança em suas movimentações financeiras. Além de reduzir as perdas com fraudes, a medida também contribui para reduzir o índice de reclamações dos clientes no Banco Central – uma vez que parte das reclamações contra os bancos é de transações não reconhecidas.

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