Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2008 - 12:17

Seminário "Cadernos Negros Três Décadas. Literatura, Escola & Cultura"


Evento discutirá em São Paulo o uso e a difusão da literatura afro-brasileira por educadores.

O Seminário "Cadernos Negros Três Décadas. Literatura, Escola & Cultura". Dirigido a educadores, pesquisadores, estudantes e público em geral, o evento pretende discutir o acesso à produção literária de autores afro-brasileiros, com palestras, debates e painéis com especialistas e escritores que participam do periódico Cadernos Negros. A publicação é responsável desde 1978, pela divulgação de poemas e contos afro-brasileiros. O evento também servirá para o lançamento da edição comemorativa "Cadernos Negros Três Décadas". A inscrição é gratuita, de 1º a 12 de março e somente pode ser feita no site da entidade: www.quilombhoje.com.br.

O objetivo do seminário é dar maior visibilidade à literatura produzida por afro-descendentes e sensibilizar professores e alunos em relação a essa produção. A programação inclui os temas O que é literatura negra? Origem e Trajetória tendo como conferencistas o Prof. Dr. Eduardo de Assis Duarte (UFMG); a Profa. Dra. Maria Nazareth Fonseca (PUC Minas) e o Prof. Dr. Fausto Antônio (Unicamp); Literatura e cultura afro-brasileira, do ensino fundamental à universidade - experiências nacionais e internacionais e a Lei 10.639/03 com a Prof. Dra. Florentina Souza (UFBA); a Dra. Petronilha B. Gonçalves e Silva (UFSCAR); o Prof. Dr. PhD Omoniyi Afolabi (EUA Un. Massachusetts) e a Profa. Dra. Maria Cândida de Almeida (CULT- UFBA), além do Painel Autores & Leitores - Para quem escrevo? Com Cristiane Sobral, Cuti, Esmeralda Ortiz, Ademiro Alves (Sacolinha), Prof. Dr. Elio Ferreira (UFPI). Haverá performances culturais com o espetáculo: "A Poesia Negra", nas vozes de Glau Barros e Vera Lopes, com participação do músico Abi Axé (RS) e do Grupo Afro Cultural Omo-Ayê (SP).

Desde de 2003, o governo tornou obrigatório, através da Lei 10.639/03, o estudo da história da África e da cultura afro-brasileira, nas escolas públicas e particulares. De acordo com a jornalista e escritora Esmeralda Ribeiro, coordenadora do Grupo Quilombhoje, uma das reivindicações insistente de professores e estudantes incide sobre a carência de textos e estudos que possibilitem a organização de projetos pedagógicos sobre os temas que envolvem esta questão.

"Os Cadernos Negros visam participar da constituição da memória das produções culturais afro-brasileiras. Assim, esta edição de três décadas dará a possibilidade de conhecer, ler e analisar exemplos significativos da literatura afro-brasileira e da critica sobre os mesmos. Quanto ao seminário, queremos motivar outras iniciativas que colaborem com a existência de cada vez mais produções de autores negros na indústria cultural no país", explica a escritora.

A memória do seminário será disponibilizada em DVD, com as palestras e depoimentos. "Esse material inédito será um importante subsídio para quem quer se aprofundar mais na literatura afro-contemporânea. Ele será distribuído em escolas, bibliotecas e universidades públicas do Brasil e de outros países", conclui Esmeralda Ribeiro.| Site: www.quilombhoje.com.br.

O grupo Quilombhoje Literatura promove no próximo dia 15 de março, das 8h30 às 16 horas, no auditório da FAM (Faculdade das Américas), - Rua Augusta, 973 - Inscrições abertas de de 1º a 12 de março. Também lança livro Cadernos Negros Três Décadas, com tarde Autógrafos: Dia 15 de março - às 15h - Auditório FAM- Faculdades das Américas, Rua Augusta, 973 - Consolação – SP | Informações: (11.)2959-1647 ou www.quilombhoje.com.br. *Atualmente o grupo é coordenado pela jornalista e escritora Esmeralda Ribeiro e pelo escritor Márcio Barbosa.

O livro comemorativo traz uma amostragem de contos e poemas de 35 autores, publicados ao longos dos 30 anos de existência do Grupo Quilombhoje. As 336 páginas trazem ilustrações com as capas das edições anteriores, fotos históricas dos lançamentos e uma coletânea crítica constituída de análises da série e de sua importância para a literatura e a cultura brasileira. A seção de textos críticos sob supervisão da Professora Dra. Florentina Souza, da UFBA, contou com os trabalhos de outros professores e escritores como Fausto Antonio, Elio Ferreira e Maria Cândida. O livro também traz um índice geral com nomes de todos os autores que participaram desde o primeira edição do CN. Destaque para textos de orelha escritos por personalidades do mundo da política, da mídia e artistas sobre a edição comemorativa.

O objetivo é que o Cadernos Negros Três Décadas seja adotado pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenha uma ampliação nos ensinos médio, técnico e universitário de todo o país.

O Grupo Quilombhoje foi fundado em 1980, com o objetivo de discutir e aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura, reunindo autores de todo o Brasil. A proposta principal é incentivar o hábito da leitura e promover a difusão de conhecimentos e informações assim como desenvolver e incentivar estudos, pesquisas e diagnósticos sobre literatura e cultura negra. Além dos Cadernos Negros, o Quilombhoje já lançou livros individuais e livretos incentivando o debate sobre temas atuais e polêmicos. Já realizou várias rodas de poemas e montou duas peças de teatro utilizando poemas de autores como Solano Trindade e Cruz e Souza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira