Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2008 - 12:20

O efeito defasado do câmbio sobre a conta corrente

O diferencial de juros e a condição macroeconômica favorável da economia brasileira têm contribuído para a valorização recente do real. A “taxa de câmbio real” – que desconta a inflação do período – já está em níveis próximos do período em que a economia tinha o regime de bandas cambiais (dez/1998).

De acordo com o consultor do Núcleo de Negócios Internacionais da Trevisan Consultoria e professor da Trevisan Escola de Negócios, Pedro Raffy Vartanian, “as mudanças na taxa de câmbio têm um efeito defasado sobre a conta corrente do país. A mudança do regime cambial ocorreu em janeiro de 1999, mas apenas em agosto de 2002 aconteceu o primeiro superávit em conta corrente após a desvalorização”.

Da mesma forma, os efeitos da valorização da moeda nacional sobre a conta corrente também apresentam defasagem. “Isto significa que os dados recentes, embora não signifiquem preocupação, sinalizam para déficits futuros que podem se constituir como fonte de incerteza para a economia brasileira”, completa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira