Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2016 - 07:23

Exportações do Tecon Salvador crescem 24,6% no primeiro trimestre desse ano

As operações de exportação do Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon Salvador) tiveram crescimento no primeiro trimestre de 2016. De janeiro a março, o volume exportado pelo terminal operado pela Wilson Sons foi 24,6% maior que o mesmo período de ano passado. Somente em março, o aumento foi de 28,7%. O que se observa é que, apesar da retração do dólar, ainda é muito vantajoso para as empresas exportarem seus produtos. Os principais incrementos são nos segmentos de Polímeros e Minérios.

No primeiro trimestre o segmento de Minérios teve uma alta de 107%, e hoje é o principal produto exportado pelo terminal, tendo como principais destinos a China e Estados Unidos. O segmento metalúrgico e siderúrgico teve um incremento de 77%, com principal destino a China, seguido de pneus com alta de 20% enviados principalmente para EUA e Panamá.

Os bons resultados também são registrados nas operações de cabotagem. O modal teve um aumento de 6,2%. Além dos esforços comerciais para a atração das cargas, o aumento dos custos do modal rodoviário (combustíveis, pneus e manutenção) ajudou no incremento das operações. O atual cenário mostra como a cabotagem vem sendo um modal cada vez mais atraente para diversos segmentos.

O segmento de arroz segue em alta e mantendo a liderança, porem outros setores tem se destacados nos primeiros meses de 2016, entre eles os produtos de varejo (detergente e sabão, por exemplo) cresceram este 126% no primeiro trimestre. Já os segmentos de madeira e alimentos em geral puxam o indicador para cima com incrementos de 47% e 42%, respectivamente.

O Tecon Salvador —Com 15 anos de atuação, o terminal é hoje uma das principais ferramentas de atração e retenção de investimentos para o estado da Bahia. Possui uma área de 118 mil m², com capacidade para movimentar 530 mil TEUs por ano. Graças aos investimentos iniciados em 2000, que já totalizam R$ 300 milhões, o terminal tornou-se apto a receber os maiores navios de contêineres do mundo, com um cais preferencial para cabotagem; aproximadamente 700 tomadas para contêineres refrigerados, além de capacidade e know-how para operar cargas de projeto. Em março, recebeu a certificação internacional ISO 14001, que dá diretrizes para a implementação de um sistema de gestão ambiental.

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira