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28/04/2016 - 07:45

Lew’Lara/TBWA cria peças de blocos de montar adaptadas para o alfabeto Braille


O projeto experimental, utilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, é uma nova ferramenta de alfabetização e inclusão chamada "Braille Bricks"; a ação foi transformada em um documentário que mostra as reações reais das crianças e convida o público a usar a hashtag #BrailleBricksForAll.

Para as escolas brasileiras todo material didático é bem-vindo, principalmente, os que contem informações em Braille. As ferramentas educativas que despertam o aspecto lúdico e tátil das crianças que possuem deficiência visual são muito importantes, uma vez que complementam o uso de livros e apostilas na alfabetização. Pensando nisso, a Lew'Lara\TBWA criou o Braille Bricks, um alfabeto em Braille desenvolvido a partir de peças clássicas de blocos de montar. O projeto, utilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, se transformou em um mini documentário.

Para Eliana Cunha, Assessora de Serviços de Apoio à Inclusão, da Fundação Dorina, o Braille Bricks é fruto de uma ideia criativa e surge para contribuir com o universo educacional. “O sistema de escrita e leitura Braille é fundamental para o processo de alfabetização das crianças cegas e agregá-las a peças conhecidas e apreciadas por todas as crianças (e adultos também!), faz com que o Braille Bricks seja um recurso lúdico que contribuirá com a aprendizagem, promovendo interatividade entre todas as crianças, além de se constituir uma tecnologia assistiva na área educacional”.

O objetivo do vídeo é mobilizar a sociedade, já que o Braille Bricks ainda não está acessível para as crianças com deficiência visual do Brasil e do mundo. Para que as peças possam ser produzidas em escala global, o projeto estará disponível de forma gratuita no site Creative Commons, onde qualquer fabricante que se interessar pode usar a ideia e executar. Para que a iniciativa do projeto chegue até os fabricantes, foi lançada a hashtag #BrailleBricksForAll nas redes sociais. A sociedade pode torná-la conhecida e convencer marcas de brinquedos a produzir o Braille Bricks para crianças de todo o mundo.

"Vimos o potencial de usar brinquedos na educação do Braille em escolas e também na inclusão das crianças com deficiência visual na sociedade. Ver crianças deficientes e não deficientes reunidas em torno desse produto - brincando e aprendendo - nos deixou muito felizes. Mas a meta é tornar esse produto um produto global, convidando as pessoas a pressionarem os fabricantes com a hashtag #BrailleBricksForAll. O registro do produto está disponível através do Creative Commons," conta Felipe Luchi, CCO da Lew’Lara\TBWA.

"Aprender brincando sempre foi um jeito muito importante de desenvolver e educar as crianças. Conseguir trazer para esse processo de aprendizado a inclusão de crianças cegas é maravilhoso!" comenta Márcio Oliveira, CEO da Lew'Lara\TBWA

Projeto Braille Bricks—A ideia nasceu a partir de um insight da primeira observação do alfabeto Braille, o qual é semelhante às peças plásticas de montar, que seguem o padrão 3x2 pinos. A partir dessa referência, Leandro Pinheiro e Ulisses Razaboni, dupla envolvida no projeto, tiveram o desafio de buscar peças originais com as cores clássicas da marca pioneira. Toda a ação, desde a ideia até a produção das peças, levou mais de um ano.

Com o projeto finalizado, a agência entregou o brinquedo adaptado a crianças cegas de 7 a 10 anos. O uso do Braille Bricks foi filmado e transformado em um mini documentário, que mostra as reações reais das crianças, a funcionalidade do novo recurso e os resultados gerados para os alunos. Vídeo: https://youtu.be/KKK5ktBIc6s.

O projeto: [www.braillebricks.com.br]. O site contempla depoimentos e mais videos sobre o projeto. Além de uma interatividade para as pessoas criarem a sua própria mensagem em braille, e criar seu avatar. |

A Fundação Dorina Nowill para cegos atua há quase 70 anos para facilitar a inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados de reabilitação, educação especial, clinica de visão subnormal e programas de empregabilidade. A instituição é referência na produção de livros e revista acessíveis nos formatos braile, falado e Daisy, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 2500 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.| www.fundacaodorina.org.br.

Lew’Lara\TBWA —Fundada em 1992 por Luiz Lara e Jaques Lewkowicz. Tornou-se parte da /TBWA em 2008. A Lew’Lara\TBWA é a agência do Disruption ®. Isso significa que a busca contínua é romper com as convenções dos segmentos em que os clientes da agência atuam e tornar a imagem de marca desses clientes diferenciada dos demais concorrentes. O trabalho da Lew'Lara/TBWA exige forte imersão e embasamento para que se tenha forte opinião formada sobre os rumos da marca. Essa opinião vira campanha, ativação com uma criatividade responsável por influenciar pessoas, mudar hábitos, educar e entreter. A consequência é que as marcas dos clientes da agência se tornam não só famosas, como também parte da cultura atual da sociedade. Além disso, A Lew'Lara/TBWA foi eleita a agência que mais entende o cliente o que é um grande comprovante desse posicionamento.

Agência: Lew’Lara\TBWA| Cliente: Fundação Dorina Nowill Para Cegos | Produto: Projeto Braille Bricks | Título: Braille Bricks | CCO: Felipe Luchi e Manir Fadel | CEO: Márcio Oliveira | Criação: Leandro Pinheiro e Ulisses Razaboni | Criação Online: Leandro Pinheiro, Ulisses Razaboni, Felipe Pimentel e Cainã Meneses | Atendimento: Ricardo Barros e Fernanda Mariano | Planejamento: Renata d’Avila e Anderson Sales | Mídia: Luiz Ritton, Eduardo Shinohara, Suellen Kiss, Amanda Moura e Danielle Farhat | Social Media: Nancy Sestini | Art buyer: Ale Sarilho, Sabino, Caio Lobo e Natasha Latronico | Produção das peças: Claudio Rocha | Fotógrafo: Rodrigo Ribeiro | Gerente de projetos: Monalisa Paduin | RTV: Luzia Oliveira, Marcella Pappiani e Angela Felicio | Produção Gráfica: Marcos Pedra e Alexandro Coelho | Produtora de Filme: Landia | Direção: Nixon Freire| Produtor Executivo: Carolina Dantas e Sebastian Hall | Direção de Produção: Fabiano Ramos | Diretor de fotografia: Nixon Freire | Diretor de Arte: Dartagnan Zavalla | Montagem: Diego Merulla | Finalizador: Henrique Gomes | Pós produção: Rafael Fernandes | Produtora de Som: MugShot | Produtora digital:BASE | Cliente: Eliana Cunha, Daniela Coutelle, Priscila.Saraiva

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