Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2016 - 08:29

Etihad Airways anuncia lucro líquido de US$ 103 milhões para 2015

Quinto ano consecutivo de lucratividade líquida demonstra estratégia de crescimento bem-sucedida da companhia aérea. Lucro líquido de US$ 103 milhões para 2015. Receita total de US$ 9,02 bilhões, como resultado do aumento dos volumes de passageiros e de carga. Volume de passageiros continua a crescer mais rapidamente do que a capacidade, ultrapassando o crescimento regional. Estratégia de participação acionária gera melhorias em rede, crescimento de receita e economias de escala. Receitas de parceria têm aumento para US$ 1,4 bilhão, introduzindo cinco milhões de passageiros na rede Etihad Airways. Crescimento nos fluxos de negócios do grupo, incluindo carga, MRO, catering e assistência em terra, e programa de milhagem.

Destaques de desempenho de 2015 da Etihad Airways:

*Valores de 2015 apresentados representam demonstrações financeiras consolidadas da Etihad Airways | **Valores de 2014 apresentados representam o negócio individual da companhia aérea.

A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, anunciou no dia 27 de abril(quarta-feira), os resultados financeiros anuais mais fortes até o momento, com um lucro líquido de US$ 103 milhões para uma receita total de US$ 9,02 bilhões.

O desempenho, que marcou o quinto ano consecutivo de lucratividade líquida da companhia aérea, também registrou lucro EBIT (Earning Before Interest and Taxes) de US$ 259 milhões, e lucro EBitdar (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, Amortization and Rentals) de US$ 1,4 bilhão, representando 16% do total das receitas.

James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, disse: "O nosso mandato foca em construir uma companhia aérea lucrativa e sustentável. Um quinto ano de lucro líquido, com o nosso melhor desempenho financeiro anual até o momento, mostra que estamos cumprindo esse objetivo”.

"Nossa lucratividade demonstra claramente o sucesso de nossa estratégia de negócios, com base no crescimento orgânico estimulado por nossas parcerias”.

"Além da lucratividade operacional, estamos criando valor empresarial para a companhia aérea e suas muitas outras correntes de negócios”.

As demonstrações financeiras da Etihad Airways são auditadas pela Deloitte e estão de acordo com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS, sigla em inglês).

Desempenho operacional forte melhorou o fator de carga, enquanto os volumes de passageiros superaram os aumentos de capacidade

A Etihad Airways transportou um total de 17,6 milhões de passageiros em 2015, um aumento de 18,9% ano a ano. O crescimento no volume de passageiros continuou a superar o aumento da capacidade da Etihad Airways e superou o crescimento do mercado regional, que tem registrado um declínio nos fatores de carga desde meados de 2014.[1] A receita passageiro-quilômetro transportado (RPKs, sigla em inglês), que mede os deslocamentos de passageiros, registrou um aumento de 21,3% para 83,2 bilhões, enquanto os assentos-quilômetro oferecidos (ASKs, sigla em inglês), que representam a capacidade, cresceram 21%, para 104,8 bilhões.

No total, a companhia aérea operou 97.400 voos que cobrem 467 milhões de quilômetros. O fator de aproveitamento médio de assentos em toda a rede foi de 79,4% em 2015, em comparação com 79,2% em 2014.

Seis novos destinos foram adicionados à rede Etihad Airways no mundo - Kolkata, Madrid, Hong Kong, Entebbe, Edimburgo e Dar es Salaam - e a capacidade aumentou em 16 rotas já existentes com aviões maiores, maior frequência e melhoria da ocupação de assentos.

A frota da Etihad Airways aumentou em 11 aeronaves para um total de 121 no final do ano. Com uma idade média de 5,8 anos, a frota da Etihad Airways é uma das mais jovens e mais ecológicas na indústria. As adições incluíram quatro aeronaves A380-800 e quatro aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner, enquanto houve aumento também da capacidade alugada. O A380 foi lançado nas rotas de Sydney e Nova York, e introduzido em um segundo voo diário para Londres Heathrow, enquanto o 787 entrou em operação comercial entre Abu Dhabi e Zurique, Brisbane, a Capital Washington e Singapura.

Estratégia de parceria registra cinco milhões de passageiros e US$ 1,4 bilhão de receitas diretas, bem como sinergias de custos significativas

A estratégia de parceria da Etihad Airways, baseada em quase 50 acordos de codeshare, e seus investimentos estratégicos de participações minoritárias em companhias aéreas selecionadas continuaram a ser o principal fator de seu crescimento em 2015.

Um novo acordo de codeshare foi introduzido em 2015 com a Pakistan International Airlines (PIA), enquanto codeshares existentes da Etihad Airways com Ar Serbia, American Airlines, flynas, Jet Airways, Korean Air, NIKI e S7 Airlines foram significativamente expandidos. Como resultado, a Etihad Airways oferece agora uma rede de passageiros e de carga combinada de cerca de 600 destinos, por meio de suas 197 parcerias de interline e 49 parcerias de codeshare.

A Etihad Regional foi a mais recente adição à rede de parceiros de capital da Etihad Airways, que também inclui airberlin, Air Seychelles, Jet Airways, Air Serbia, Alitalia e Virgin Australia. A participação da Etihad Airways nesta última aumentou para 25,1% em 2015. Combinados, os sócios de capital compreendem o sétimo maior grupo mundial de companhias aéreas, transportando juntamente mais de 100 milhões de passageiros em todo o mundo.

A estratégia tem contribuído para um grande aumento nas vendas na rede global da Etihad Airways, proporcionando uma receita de US$ 1,4 bilhão - um aumento de 22,1% em relação aos números de 2014 - e mais de cinco milhões de passageiros nos voos da Etihad Airways. Além disso, a companhia aérea e os seus parceiros de capital conseguiram identificar e desenvolver sinergia de negócios e redução de custos significativas.

Hogan disse que o retorno da companhia aérea sobre os seus investimentos de capital nas sete companhias aéreas foi muito maior do que o dinheiro gasto.

"Com um investimento menor do que o custo de três novos aviões conseguimos construir nossa rede global, atrair cinco milhões de novos clientes e US$ 1,4 bilhão em receitas, e compartilhar enormes sinergias de custos. Este é um negócio inteligente”.

"Esta é uma abordagem em duas vertentes. Sob um ponto de vista estratégico, estamos à procura de parceiros de capital para trazer conectividade de rede, gerar receitas adicionais e criar economias de escala. Todos os nossos parceiros estão cumprindo estas metas”.

"Cada parceiro tem um objetivo sobre perdas e lucros, que é de responsabilidade de sua própria gestão e conselho de administração. Muitos deles, como a Air Serbia, Air Seychelles, Jet Airways e Virgin Australia, agora estão atingindo estes objetivos”.

"Mesmo com um investimento como o que foi feito na Air Berlin, que demorou mais tempo do que o esperado para que a companhia aérea conseguisse alcançar uma lucratividade sustentável, estamos vendo retornos incrivelmente fortes diretamente no nosso negócio, muito além das nossas expectativas originais. Nós já recebemos mais de US$ 500 milhões em receitas diretas para a Etihad Airways, e a airberlin hoje registra mais de US$ 150 milhões por ano em receitas diretas, bem como sinergias de custos de amplo alcance que já atingiram mais de US$ 100 milhões. Além disso, o relacionamento com a airberlin está proporcionando uma contribuição de mais de US$ 630 milhões por ano para a economia de Abu Dhabi. É por isso que continuamos comprometidos com a reestruturação deste negócio à medida que ele evolui”.

Comunidade financeira global continuou a reconhecer o sucesso da estratégia da Etihad Airways — Durante o ano, a Etihad Airways foi fundamental para garantir uma operação de financiamento de US$ 700 milhões para a expansão da companhia aérea, da sua subsidiária Etihad Airport Services e de cinco dos seus sete parceiros de capital na Etihad Airways Partners (EAP).

Hogan acrescentou: "Esta transação inovadora foi a primeira de seu tipo na indústria aérea, e seu sucesso destaca o alto nível de confiança e apoio de investidores institucionais para a nossa estratégia de negócio única. Foi um voto de confiança não apenas na Etihad Airways, mas em nossos parceiros também".

Em 2015, a Etihad Airways recebeu a classificação 'A' com perspectiva estável pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de crédito do mundo. A Fitch Ratings emitiu a classificação de longo prazo Issuer Default Rating (IDR) após uma análise independente detalhada do negócio da Etihad Airways, seu desempenho comercial e sua estratégia de aliança de capital.

Crescimento continuou em todos os fluxos de negócios do grupo, incluindo carga, MRO, catering e assistência em terra, e programa de milhagem

Em 2015, a estratégia de diversificação da Etihad Airways, indo de companhia aérea para um grupo de viagens e aviação, apresentou resultados fortes. Todos os principais fluxos de negócios, incluindo carga, MRO (sigla em inglês para manutenção, reparo e operação), catering e assistência em terra, e os programas de milhagem, assim como a companhia aérea central, registraram crescimento.

A divisão de cargas da Etihad Airways continuou a ter um excelente desempenho em 2015. Os volumes de carga e correio aumentaram quatro por cento, para 591.000 toneladas, tornando-se uma das operações de frete aéreo mais bem-sucedidas do mundo

Respondendo por 88% das importações, exportações e transferências de carga aérea no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi no ano passado, a Etihad Cargo reforçou seu alcance global, oferecendo capacidade bellyhold em seis novas rotas de passageiros, elevando para 96 o número total de destinos de passageiros nos quais houve transporte de carga. A Etihad Cargo também expandiu seus serviços de cargueiro para vários novos mercados, incluindo Dakar, Nouakchott e Douala na África, totalizando 20 destinos de operação somente de carga.

Uma outra medida para o crescimento da Etihad Airways foi o aumento das adesões ao seu programa de fidelidade Etihad Guest. O número de membros aumentou de 2,9 milhões para 3,75 milhões, representando uma média de 70 mil novos membros a cada mês em 2015.

A companhia aérea continuou a ser um fator importante no programa de Emiratização da nação —Até o final de 2015, Etihad Airways empregava 26.566 pessoas em todo o mundo, de mais de 144 nacionalidades, representando um aumento de 9,7% em relação ao ano anterior. Os cidadãos dos Emirados ainda são o maior grupo de nacionalidade na companhia aérea. Em 2015, a companhia recebeu mais de 1.200 cidadãos dos EAU em sua força de trabalho global, elevando o número total de funcionários dos Emirados para mais de 3.000 – 29% da equipe central da companhia aérea nacional.

Desde a sua criação em 2003, a Etihad Airways tem sido uma força motriz no programa de Emiratização do país, investindo no desenvolvimento da força de trabalho nacional, promovendo o papel dos cidadãos dos Emirados no setor da aviação, e capacitando-os para a liderança.

Companhia aérea reconhecida por prêmios da indústria ao longo do ano —A Etihad Airways foi escolhida como a ‘Companhia Aérea do Ano de 2016’ pela Air Transport World, em reconhecimento ao seu notável modelo de crescimento e foco comercial, pois ela continuou a definir o cenário da viagem aérea moderna. Pelo sétimo ano consecutivo, a Etihad Airways foi declarada a Companhia Aérea Líder Mundial no World Travel Awards.

A operação inédita de financiamento da Etihad Airways Partners (EAP), da ordem de US$ 700 milhões, foi reconhecida como o Acordo Inovador do Ano pelo Airfinance Journal; como Obrigação do Ano na Europa Emergente, Oriente Médio e África pela organização de inteligência de mercado International Financing Review (IFR); e como Acordo de Financiamento de Dívida do Ano no Médio Oriente pela Global Transport Finance.

A Etihad Airways iniciou operações em 2003 e, em 2015, transportou 17,4 milhões de passageiros. De sua base em Abu Dhabi, a Etihad Airways voa para ou anunciou planos de servir a 116 destinos de passageiros e carga no Oriente Médio, África, Ásia, Austrália e Américas. A companhia conta com uma frota de cerca de 120 aeronaves Airbus e Boeing, com aproximadamente 200 com pedido confirmado, incluindo 66 Boeing 787, 25 Boeing 777X, 62 Airbus A350 e cinco Airbus A380.

A Etihad Airways realiza investimentos acionários na airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Alitalia, Jet Airways, Virgin Australia e na suíça Darwin Airline, operando como Etihad Regional. Em conjunto com airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Alitalia, Etihad Regional, Jet Airways e NIKI, a Etihad também participa da Etihad Airways Partners, uma nova marca que une companhias aéreas com a mesma filosofia de oferecer aos clientes melhores opções através de mais malhas e frequências e mais benefícios a membros de programas de milhagem. | www.etihad.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira