Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2016 - 07:59

Planejamento é o primeiro passo para o sucesso

Já virou uma obviedade ressaltar a importância do planejamento. Independente da área, é um consenso afirmar que toda ação precisa ser pensada previamente. Mesmo assim, o discurso ainda fica só na teoria: continuamos guiando carreiras, finanças e empresas de forma intuitiva e impulsiva. No fundo, ainda não entendemos que agir sem planejar é começar com o pé esquerdo.

É possível que teu feeling te garanta bons resultados, assim como o planejamento pode terminar em fracasso. Porém, há um ponto importante nessa situação: o aprendizado. Acertar por impulso não te traz nenhuma lição, só te leva a confiar novamente no teu feeling em uma próxima oportunidade. O planejamento falho pode trazer ensinamentos importantes, evitando que novas decisões erradas sejam tomadas.

De forma simplista, o planejamento é o caminho que será construído para atingir determinada meta. Assim, planejar está intrinsicamente ligado a estipular objetivos e tangibilizar sonhos. Por exemplo, se desejamos acumular 1 milhão de reais, o planejamento é o primeiro passo para transformar esse sonho em realidade. Quanto preciso ganhar? Quanto preciso economizar por mês? Em quanto tempo quero alcançar a meta? São essas e outras questões que precisam ser respondidas pelo planejamento.

Quanto mais nos preocuparmos com o planejamento, maiores são as chances de otimizar resultados. Isso vai desde as finanças pessoais, organizando as contas de casa, até o modelo de negócio de um empreendimento, em que este item é essencial. Pode parecer chato, mas se acostumar a planejar cada detalhe vai resultar em grandes mudanças.

É claro que todo planejamento precisa ser estratégico. Ainda usando o exemplo acima, não adianta planejar alcançar seu primeiro milhão apostando na loteria. Isso não significa que, depois de finalizado, o plano nunca poderá mudar. Pelo contrário, o ideal é que ele sofra pequenos ajustes em prol do objetivo final, esse sim não deve ser modificado pois representa toda a essência.

Por fim, tão importante quanto o plano é a execução. O planejamento não é uma ideia ou apresentação que deve ser colocada de escanteio depois que for desenhada. Ele deve estar presente no dia-a-dia, acompanhando e se modificando conforme a execução.

Portanto, precisamos colocar em prática o discurso comum sobre a importância do planejamento. Mesmo se estivermos alinhados a esse ideal, vale repensar nossas últimas decisões e verificar se realmente agimos com razão e estratégia, e não por simples impulsão. O resultado pode te surpreender!

. Por: Roberto Navarro é analista financeiro, coach e CEO do Instituto Coaching Financeiro. É Head Trainer e Agente Certificado Bovespa, Ancor e CVM. Foi treinado por Anthony Robbins, um dos mais reconhecidos coachs do mundo. Roberto ainda é escritor, administrador de empresas, especialista em empreendedorismo e franquias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira