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03/05/2016 - 07:18

Porto Novo finaliza mais um trecho da Orla da Guanabara Luiz Paulo Conde


Com 40.000m², o boulevard, novo espaço de lazer, vai do Armazém 6 à Praça Mauá.

Não é a primeira vez que a recuperação de uma área histórica se transforma em legado dos Jogos Olímpicos. Em 1992, por exemplo, Barcelona herdou da maior competição esportiva do mundo a revitalização de sua Região Portuária. O espaço, convertido em área residencial e somada ao esforço de restauração de antigos patrimônios, acabou por gerar um crescimento do turismo ao devolver um local, antes degradado, à comunidade. No aquecimento para o início dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro já caminha a largos passos ao encontro de um destino muito similar. Isso porque, o carioca começa a viver um novo encontro com as águas da Baía de Guanabara, a partir da construção da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde.

Após a inauguração do primeiro trecho da Orla, realizada em abril deste ano, a Concessionária Porto Novo — responsável pelas obras e serviços públicos dos cinco milhões de metros quadrados que compõem o Projeto Operação Urbana Porto Maravilha —, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, entrega um boulevard de 40.000m², que se estende do Armazém 6 à Praça Mauá. O espaço com cerca de um quilômetro será voltado para pedestres e ciclistas e contará ainda com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Somados, os dois trechos possuem 80.000m², tamanho equivalente à Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e correspondem a 33% de toda a Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde. A nova área, que ainda recebe os últimos ajustes, será inaugurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro antes das Olimpíadas. O espaço será monitorado por sete câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Porto Novo - que funcionarão 24 horas, sete dias por semana.

“Consolidamos um sonho que começou em 2012, com a remoção da primeira rampa de acesso ao Elevado da Perimetral. O boulevard é resultado da transformação de uma área que era exclusiva ao tráfego de veículos em um espaço destinado ao lazer de cariocas e turistas. Revitalizar uma região é também garantir meios para que a comunidade ocupe as áreas públicas”, relata José Renato Ponte, presidente da Concessionária Porto Novo.

Cerca de 2.325 colaboradores trabalharam nessa obra, que envolveu, desde a demolição da Perimetral, à limpeza da área e os serviços de infraestrutura e urbanismo em toda a Orla. Dentre os principais materiais utilizados no trecho que será inaugurado está o granito, aplicado em uma área de 29.000m². Foram utilizados ainda 1.000m² de bloco intertravado, 800m² de decks de madeira cumaru e 1.500m² de saibro estabilizado. A data da inauguração do novo trecho ainda será definida pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Automatização na manutenção —Para o novo espaço, a Porto Novo plantou, aproximadamente, 700 árvores em cerca de 80 canteiros, totalizando uma área de 12.041m², que corresponde a pouco mais de 64 campos de futebol. Para garantir a excelência na manutenção, o boulevard conta com um sistema de irrigação automatizado mantido pela concessionária, otimizando, assim, o cuidado com as áreas verdes.

A ferramenta garante que os gramados e jardins sejam irrigados em dias e horários pré-programados, com tempo de funcionamento definido. A ação faz com que sejam atendidas as necessidades específicas de cada espécie de vegetação.

“A irrigação automatizada ainda traz como vantagem o uso racional de água, uma vez que é utilizado apenas o necessário para o desenvolvimento das espécies. Além disso, a ferramenta possui um sensor de chuvas que desliga o sistema nesses períodos, evitando o desperdício e a sobrecarga de água nos jardins”, explicou Ponte.

Também foram instalados pontos de contentores subterrâneos, aumentando a qualidade no serviço de limpeza urbana realizado. A iniciativa otimiza a retirada de resíduos, que pode ser feita a cada dois ou três dias, além do aumento no padrão de coleta, percepção de limpeza e minimização da quantidade de sacos de lixo depositados nas ruas, reduzindo a atração de vetores. O espaço contará ainda com 120 bancos, 20 lixeiras e 17 painéis com orientações para auxiliar a comunidade na manutenção e melhor ocupação do espaço.

Transporte —Outro marco da revitalização da Região Portuária é a implantação Veículo Leve sobre Trilhos. Na área do boulevard, o transporte atuará com duas linhas, em sentidos opostos: uma ligando a Praça Mauá à Rua Silvino Montenegro e outra da Rua Souza e Silva até a Praça Mauá. Ao longo do boulevard haverá três pontos de parada do VLT.

A Orla —Em sua totalidade, a Orla, que terá cerca de 3,5 quilômetros de extensão e 239 mil m², ligará o Armazém 8 à Praça XV, possibilitando um maior contato com a história do Centro e da Região Portuária do Rio de Janeiro.

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