Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2008 - 12:50

Incubadora de Guarulhos quer elevar faturamento em 100%

Estatísticas mostram que entidade é a que mais registra crescimento entre as incubadoras brasileiras.

A Incubadora de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que em dois anos de funcionamento tornou-se a segunda maior incubadora do Estado de São Paulo, planeja elevar em 100% seu faturamento médio em 2008. Atualmente, há cerca de 80 iniciativas do tipo em mais de 70 municípios paulistas.

“Nenhuma incubadora do país tem registrado índices de crescimento como os nossos em um curto espaço de tempo. Estamos trabalhando para transformar nossa entidade no principal instrumento de disseminação e prática do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico em nossa região”, afirma o gestor da Incubadora de Guarulhos, Nilson Cruz Jr.

Levantamento realizado pela própria incubadora aponta que, entre 2006 e 2007, houve crescimento de 390% no faturamento, de 310% na criação de postos de trabalho e de 300% em relação à quantidade de empresas existentes (confira tabela). A previsão para 2008 é promissora: o faturamento da entidade deverá crescer 100% em relação ao ano passado, com um aumento de 50% na geração de novas vagas de empregos.

Nilson Cruz Jr. destaca ainda que a instituição, que iniciou suas atividades em outubro de 2005, orientou até o momento mais de 230 micro e pequenos empresários no desenvolvimento de seus empreendimentos. Além disso, há 18 projetos pré-selecionados, que estão em fase final de elaboração do plano de negócios, de modo que possam ingressar na incubadora. Recentemente, foi firmado convênio de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Mauá de Tecnologia. A finalidade é transferir tecnologia às empresas incubadas.

A Incubadora de Guarulhos é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), órgão não-governamental que reúne iniciativa privada, administração pública e sociedade civil. O empreendimento conta com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), do escritório regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Guarulhos), da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e da prefeitura local.

“Os números apresentados pela incubadora comprovam a sua importância para Guarulhos. Afinal, desde que foi instalada, ela tem contribuído para o desenvolvimento econômico e tecnológico da nossa região, tornando-se uma grande ferramenta de apoio e incentivo ao empreendedorismo, alavancando dessa forma novos segmentos e permitindo que micro e pequenas empresas saiam da informalidade e tenham maior acesso à tecnologia”, afirma o presidente da Agende, Daniele Pestelli.

Dos sete empreendimentos iniciais, a incubadora tem atualmente 28 — 27 são de base tecnológica (12 lidam com tecnologia da informação, sete desenvolvem equipamentos industriais, quatro atuam na área ambiental, três em automação fabril e um na construção civil). Completa a relação uma empresa do setor têxtil (confecção de moda íntima).| Site: www.incubadoraguarulhos.com.br.

Indicadores | 2006 | 2007 | Crescimento

Empresas existentes | 7 | 28 | 300%

Postos de trabalho | 26 | 108 | 310%

Faturamento médio | R$ 53 mil | R$ 260 mil | 390%

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira