Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2016 - 08:07

Carrefour adota iluminação de LED para melhorar experiência de compra do consumidor


O Carrefour encontrou no projeto apresentado pela Current, powered by GE, a solução que buscava para proporcionar uma experiência de compra agradável para todos os clientes, aliada ao menor consumo de energia. Adotado nos hipermercado de Jundiaí, no interior de São Paulo, e de Vila Velha, no Espírito Santo, o projeto integra o conceito Nova Geração implantado pelo Carrefour no país e teve como foco dar mais destaque aos produtos expostos nas gôndolas e reduzir perdas de iluminação por meio da distribuição de luminárias apenas nos pontos necessários. Como resultado adicional, a nova tecnologia ocasionou redução de cerca de 30% no consumo de energia.

“A distribuição das luminárias de LED entre os corredores das lojas foi uma mudança de conceito que ajuda a reduzir o consumo energético do cliente e que ao mesmo tempo torna a exposição dos produtos nas gôndolas mais atraente. Adicionalmente, a iluminação adequada aumenta a sensação de conforto do cliente dentro da loja”, explica Alexandre Ferrari, gerente geral da Current, powered by GE no Brasil.

A iniciativa colocada em prática faz parte de outros projetos em andamento entre Current, powered by GE, e Carrefour para modernizar o sistema de iluminação dos pontos de venda da rede varejista. Outras operações do Carrefour em diferentes regiões do país devem receber novos sistemas de iluminação ao longo de 2016.

O projeto de iluminação realizado nas lojas de Jundiaí e Vila Velha também recebeu a chancela da Lighting Designer Esther Stiller, uma das maiores referências em iluminação arquitetural no país e uma das profissionais que contribuíram com o projeto realizado.

“A iluminação no varejo deve aliar questões econômicas, reduzindo o consumo energético, e aspectos visuais que tornem o ambiente de compra mais agradável e a experiência do consumidor mais prazerosa. Todos os aspectos foram devidamente contemplados no projeto desenvolvido com o Carrefour”, explica a Lighting Designer.

As luminárias instaladas têm vida útil entre 40 mil e 50 mil horas e o nível de iluminação é de 500 lux para os produtos expostos nas gôndolas e de 300 a 500 lux nos corredores. O índice de lux determina a quantidade de luz presente em um ambiente, sendo que quanto maior o nível, mais iluminada estará a área.

Projeto global de eficiência energética — Além do projeto luminotécnico favorável à exposição e destaque dos produtos nas lojas do Carrefour, a troca de sistema de iluminação também faz parte da meta global de sustentabilidade da rede varejista, que até 2025 planeja reduzir as emissões de CO2 em 40% e, até 2050, chegar a 70% de redução.

Somente a substituição do sistema de iluminação da loja de Jundiaí deverá evitar o consumo de 340 mil quilowatts/hora por ano, o que corresponde a evitar a emissão de 234 mil toneladas de CO2 à atmosfera —ou o equivalente ao consumo energético de 21 residências ao longo de um ano inteiro ou às emissões anuais de 49 carros de passeio no mesmo período.

“Os resultados obtidos em uma loja demonstram o enorme potencial que essa iniciativa terá à medida que se estender pelas demais lojas e alinha-se totalmente às ações necessária para alcançar as metas de redução de CO2 do Grupo Carrefour no mundo”, comenta Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

A política de sustentabilidade do Carrefour prevê a redução em 30% do consumo energético da rede em escala global até 2025, sendo o Brasil um mercado importante para atingir a meta. Hoje, o país é o segundo maior mercado da rede globalmente, atrás somente da operação na França, matriz da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira