Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2016 - 08:41

Indústria paranaense de inseticidas cresce 67% no 1T16

Com foco em ?qualidade com preço justo?, Dexter Latina mira fatia de mercado deixada pelas multinacionais que atuam no setor; meta é que o faturamento seja 50% maior do que o registrado em 2015.

Mesmo em meio a um cenário econômico de crise, a Dexter Latina, indústria química paranaense de inseticidas, fechou o primeiro trimestre com um faturamento 67% maior do que o registrado no mesmo período de 2015. Posicionada como terceiro player do segmento no mercado nacional (as duas à frente são multinacionais), a empresa, com sede na Região Metropolitana de Curitiba, projeta crescer 50% neste ano de 2016.

O segredo para viver ?uma ilha de prosperidade em um mar de crise?, explica Ricardo Frederico, diretor-executivo da Dexter Latina, está baseado na política comercial de oferecer qualidade com preço justo. ?O mercado está bastante propício a esse tipo de produto, e temos conseguido nos reposicionar com relação ao preço. Nesses tempos economicamente mais difíceis, o cliente acaba optando por nós como uma possibilidade interessante de solução.?

Situada em 107º lugar entre as 200 Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que Mais Crescem no Brasil em 2015, segundo levantamento da Deloitte em parceria com a Revista Exame, a empresa cresceu 23,86% no ano passado. As perspectivas ainda mais otimistas para este ano advêm da existência de uma fatia ainda a se explorar nesse mercado. ?Os dois grandes players brigam por 92 a 94% do mercado de inseticidas domésticos. Nestes 6 a 8% restantes, ocupamos somente 1,7%, podemos evoluir nessa fatia?, planeja Ricardo Frederico.

Atuando no ramo de inseticidas desde a década de 1990, a empresa, que nasceu em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, e depois se mudou para São José dos Pinhais, ao lado da capital, conta com 81 colaboradores na sede e 100 representantes comerciais em todas as regiões do País. Essa capilaridade da marca ? dividida em Linha Straik, para uso doméstico, e Linha Termifin, com venda de balcão no varejo especializado ? foi o carro-chefe da estratégia comercial em 2015.

Para este ano, o foco é buscar clientes de porte maior, até então não estratégicos, e trabalhar a imagem da empresa e dos produtos. Nessa lista de parcerias recentes, aparecem o importante atacadista Martins, de Minas Gerais, e os tradicionais supermercados sulistas Condor, Angeloni e Zaffari. ?O Carrefour nos surpreendeu, pois está cadastrando nossos itens de fabricação própria, que são o Straik Mata-larvas, o Straik Isca Mata-moscas, o Straik Gel Mata-formigas e Straik Gel Mata-baratas. Nosso carro-chefe sempre foi o aerossol Straik Multi-inseticida, cujo envase não é feito por nós?, conta o diretor-executivo.

A popularização da marca também ganhou reforço neste ano com uma campanha nacional de divulgação do Straik Mata-larvas, larvicida inovador para combate ao mosquito da dengue, zika e chikungunya, grande aposta da empresa. A campanha, que inclui anúncios em revistas, comerciais de TV, mídia externa, internet e merchandisings em programas do SBT e da Rede Record, é a maior da história da Dexter Latina. ?Estamos com a expectativa de extrapolar os 30% de crescimento previstos no início do ano, em grande parte apoiados no espaço que a empresa está ganhando com esse trabalho de mídia.?

Ricardo Frederico defende que o trabalho contundente da área comercial contribuirá, também, para a minimização da sazonalidade, já que as pragas costumam se proliferar em períodos mais quentes do ano. ?Estamos ganhando espaço em outras regiões, como o Centro-oeste e o Nordeste, que não têm as estações definidas como o Sul. Um dos nossos gerentes acaba de conquistar dois novos clientes em Goiás e Tocantins, estamos abrindo frentes inexploradas?, detalha.

Outra novidade da empresa neste ano é um canal online para comercialização dos produtos da Linha Straik, com entrega em todo território nacional e frete grátis em compras acima de R$ 50 ou R$ 80, dependendo da região.

Responsabilidade ambiental —Pesquisa, tecnologia e responsabilidade ambiental estão no cerne da Dexter Latina. Além da capacitação de seus profissionais e do constante aprimoramento técnico na formulação dos produtos, a empresa preza pelo investimento em matérias-primas de primeira qualidade, sempre de olho nos requisitos normativos de agências reguladoras e na qualidade e eficiência do que coloca no mercado.

Nesse sentido, a preocupação com a preservação do meio ambiente baliza não só os processos produtivos como, também, a seleção de ingredientes não agressivos ao Planeta. A empresa substituiu completamente os derivados de petróleo de seus produtos por solventes à base de água e vegetais. A Dexter Latina também possui uma estação de tratamento de efluentes, devolvendo a água à natureza, sem riscos ao meio ambiente.

A Dexter Latina é a única empresa do segmento que utiliza o encapsulamento na maioria das formulações. Essa tecnologia permite a liberação prolongada do produto, aumentando o tempo de eficácia e diminuindo os danos ao ambiente.

A Dexter Latina Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. atua no mercado de inseticidas desde 1996, quando lançou a isca atrativa Mosca Killer, por meio da primeira fábrica, no sudoeste do Paraná. Fundada pelos sócios-proprietários Milton Braida e Carlos Anacleto Oleias, a empresa se consolidou no mercado nacional três anos mais tarde, com o lançamento dos produtos da linha Straik. Os inseticidas à base de gel para o controle de baratas e formigas, com alta tecnologia e atratividade, foram a primeira isca do tipo no País. A grande aceitação do consumidor logo colocou a linha na liderança do mercado de inseticidas à base de gel.

Pela necessidade de aumentar a capacidade de produção para atender ao grande crescimento de participação no mercado, em janeiro de 2004, a Dexter Latina se muda para São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Em 2009, a empresa inaugura a nova sede com 3,5 mil m² de extensão, situada no Distrito Industrial de São José dos Pinhais, ponto estratégico de logística.

Com uma ampla linha de produtos, rapidamente a empresa tornou-se uma referência nacional no segmento. Além da eficiência e rapidez na distribuição dos produtos no mercado nacional, a Dexter Latina se destaca nos princípios de desenvolvimento sustentável, com soluções no controle de moscas, baratas, formigas, ratos, cupins, mosquitos e pernilongos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira