Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2008 - 12:55

Datasul atinge recorde de Ebitda de R$ 49,6 milhões, com faturamento de R$ 244,5 milhões em 2007

Companhia apresenta crescimento de 32% na receita líquida no 4º trimestre.

A Datasul SA (Bovespa: DSUL3), multinacional brasileira de software de gestão empresarial integrada, anuncia os resultados do quarto trimestre e do ano de 2007. No último trimestre, a receita líquida foi de R$ 66,9 milhões, um crescimento de 32,3% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O Ebitda do trimestre atingiu R$ 17,1 milhões, representando 25,6% de margem.

Outros destaques no quarto trimestre de 2007 foram as receitas de licenças de uso que totalizaram R$ 18,9 milhões, uma evolução de 34,5% em relação ao mesmo trimestre em 2006 e o crescimento de 100,6% das receitas de outros serviços, alcançando R$ 9,7 milhões. Além disso, tiveram excelente desempenho as vendas dos serviços em ASP (outsourcing), as soluções fiscais da Soft Team e a YMF. Dentro deste período, a Datasul adquiriu a Gens, consolidando sua atuação no segmento de saúde, e os direitos de propriedade intelectual dos softwares, metodologias e processos da Bonagura, empresa especializada em BPO (Business Process Outsourcing) com ênfase nas áreas administrativo-financeiras, controladoria e recursos humanos.

Expandiram-se também os canais de distribuição - já são 53 FDIS, uma expansão de 39,5%. Desde o IPO, em junho de 2006, a Datasul anunciou oito aquisições, promoveu reestruturações organizacionais e fortaleceu suas bases de internacionalização. "Investimos cerca de R$ 80 milhões em aquisições. Estamos ampliando e reforçando nossos diferenciais competitivos com relação a produtos, serviços e canais de distribuição", explica Mônica Molina, diretora de Relações com Investidores da empresa.

Considerando o ano de 2007, a companhia entregou resultados em linha com as expectativas sinalizadas ao mercado. A receita líquida da Datasul totalizou R$ 222,6 milhões, uma expansão de 28,8% sobre o ano anterior. A empresa já conta com uma carteira de 3.233 clientes, um aumento de 29,5% em relação ao ano anterior, sendo que aproximadamente 90% das receitas recorrentes são provenientes de clientes de médio e grande porte. O Ebitda atingiuR$ 49,6 milhões, equivalente a 22,3% de margem, e o lucro líquido ajustado somou R$ 42,1 milhões, representando uma margem líquida de 18,9%. Tais resultados geraram dividendos no montante de R$ 13,8 milhões, equivalentes a R$ 0,48 centavos por ação.

A internacionalização da Datasul fortaleceu-se nos principais mercados da América Latina: a empresa consolidou presença no México e Argentina e ampliou sua estrutura no Chile e na Colômbia. Durante o ano, foram investidos mais de R$ 8 milhões nas operações internacionais, o dobro dos recursos aplicados em 2006. O ano de 2007 se encerra com quase 200 profissionais atuando fora do Brasil, com mais de 150 clientes, atendidos por seis franquias de distribuição e uma franquia de desenvolvimento, que centraliza os serviços de localização, suporte e manutenção para todos os países de língua hispânica.

À frente das tendências de mercado e novos comportamentos de compra, a companhia investiu em um novo datacenter próprio, adquiriu os direitos de propriedade intelectual sobre softwares e metodologias de BPO da Bonagura e os ativos da Soft Team, agregando ao portifólio de serviços da Datasul uma gama de soluções para área fiscal. Somando-se a estas iniciativas, com o estabelecimento de uma aliança com a empresa americana salesforce.com, a Datasul tornou-se a pioneira entre as corporações latino-americanas a ter uma oferta efetiva de SaaS (Software as a Service). "As decisões de investimento em Tecnologia da Informação, dentro das organizações, estão migrando desta área técnica para as respectivas áreas de negócio, abrindo espaço para que os usuários finais dos aplicativos tornem-se compradores de soluções de TI, em uma tendência classificada como "consumerização". Com isso, novas formas de comercializar as soluções, entre elas modalidades como ASP, SaaS e, finalmente, BPO, ganham relevância", ressalta Jorge Steffens, CEO da Datasul.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira