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04/05/2016 - 07:53

Seguradoras se apoiam na transformação digital para enfrentar a concorrência

O mercado de seguros está bem otimista para 2016. Mesmo com a crise econômica, o setor prevê um crescimento de 10,3% em relação a 2015. Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg), a área de maior crescimento será a de cobertura de pessoas, com 13%, seguida pela saúde suplementar, com 11,4%.

Apesar do setor ser bastante conservador, existe a necessidade de realizar mudanças contínuas para acompanhar as novas tecnologias e seguir crescendo. O relacionamento com o cliente, por exemplo, que sempre foi centrado no papel do corretor de seguros, precisou ser ampliado para os meios digitais. Outra questão é como fazer com que um corretor venda mais o seu produto do que o do concorrente.

A resposta para estes questionamentos está na transformação digital desta indústria, que está possibilitando às seguradoras uma mudança estratégica em suas áreas de vendas. Primeiro com o nascimento de corretoras online, permitindo ao cliente realizar de forma rápida e ágil suas cotações e contratar o seguro com mais benefícios e melhor custo. Depois, com o surgimento de um novo mercado, dando possibilidade e mais autonomia para o cliente que, em questão de minutos, consegue as informações necessárias para a tomada de decisão.

Apenas como referência, enquanto o ciclo de vendas feito por um corretor demora, em média, 10 dias, no meio digital a venda é concluída em alguns minutos. Reconhecendo que esse é um modelo de sucesso, as seguradoras já estão criando seus próprios e-commerce e permitindo que o usuário use o meio digital para realizar pesquisas e, com isso, tornar o processo ágil e simplificado.

Podemos afirmar que essa evolução digital é um caminho sem volta para o segmento. As seguradoras precisam, também, pensar a melhor maneira para a formalização dos contratos vendidos eletronicamente. Como garantir que o cliente irá assinar a proposta de seguros e analisar o contrato? A forma ideal é disponibilizar tudo eletronicamente, pois não é viável para o cliente imprimir, assinar e enviar o arquivo escaneado.

Praticidade e agilidade são, portanto, itens obrigatórios em uma venda realizada por e-commerce. A aceitação acelerada das plataformas de assinatura eletrônica pelo mercado tem sido resultado de boas experiências do cliente no momento de contratação e da formalização do contrato, aliada à agilidade do processo da venda digital, trazendo inovação para este mercado que tem buscado soluções e investido constantemente em tecnologia.

. Por: Diego Martins, executivo de contas da DocYouSign, empresa líder em assinatura digital de documentos

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