Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2016 - 07:44

Infectologia e reumatologia: duas novas especialidades na Salute

Os pacientes da Salute Clínicas Especializadas contam agora com atenção em mais duas especialidades: infectologia, em Sobradinho e na Asa Norte, e reumatologia, em Sobradinho. O atendimento especializado vai atender uma demanda crescente dos pacientes.

A infectologia trata doenças infecciosas com grande incidência atualmente, como dengue, zyka e H1N1. Para se ter uma ideia da gravidade do quadro, o Distrito Federal registrou este ano 12.407 casos de dengue, o que representa um aumento de 175,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Saúde. A especialidade também trata casos de HIV e de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O infectologista da Salute, Dr. Hemerson dos Santos Luz, afirma que o primeiro alerta para investigar doenças infecciosas são quadros de febre, sem diagnóstico fechado. Nestes casos, os pacientes devem ser encaminhados ao infectologista para diagnóstico e tratamento adequados. “Se não forem tratadas, as doenças infecciosas podem evoluir deixando sequelas ou até levando à morte”, alerta o médico.

Em casos de viagens para regiões com doenças perigosas, como a Amazônia, por exemplo, também é importante procurar um infectologista para aconselhamento e imunização. O Dr. Hemerson dos Santos Luz já trabalhou na região e conhece bem os cuidados que os pacientes precisam tomar. Atuando na área de doenças infecciosas há mais de treze anos, tem também experiência internacional, em países como Haiti, El Salvador e Nicarágua.

A procura por reumatologista também é crescente, já que algumas das doenças reumatológicas são relacionadas ao estresse e ao estilo de vida, além de problemas crônicos que necessitam de acompanhamento regular. Fibromialgia é uma das doenças mais comuns, principalmente em mulheres pós-menopausa.

Segundo a reumatologista da Salute, Dra Eridan Costa de Souza Alves, dores articulares ou musculares causam muito desconforto nos pacientes e precisam de atenção especializada. A médica explica que o tratamento, geralmente, é clínico, com prescrição de medicamentos e fisioterapia para melhorar a qualidade de vida.

A médica também aconselha atividade física de pelo menos quarenta minutos, três vezes por semana. “Fortalecendo a musculatura com atividade física, o paciente protege as articulações para evitar desgaste. Mesmo se o paciente já sofre de uma doença reumatológica, a atividade ajuda a prevenir complicações recorrentes”, explica a médica, que se especializou no Rio de Janeiro e há dois meses atende na região do Distrito Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira