Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2016 - 07:44

Flash mob alerta para importância da higienização das mãos


Data criada pela OMS tenta reduzir disseminação de doenças por meio de fungos e bactérias.

Lavar as mãos antes das refeições, após o uso do banheiro ou utilização de transporte público e em várias outras situações é a melhor maneira de evitar doenças. Essa é a recomendação da ? Organização Mundial da Saúde (OMS), que criou o Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado em ?5 de maio, para alertar para a importância desse simples ato, que impede a proliferação de fungos e bactérias.

Durante o mês, o Hospital VITA vai realizar diversas ações em suas duas unidades de Curitiba para lembrar que o ato de lavar as mãos pode diminuir em até 60% o risco de contágio de doenças como Hepatite B, meningite, diarreia, gripes e resfriados. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o hábito pode até mesmo salvar vidas - diminuindo em 40% o número de mortes por diarreia e em 25% os casos de doenças respiratórias graves.

É imprescindível lavá-las em ambientes hospitalares. Por isso, o VITA lançou a campanha “Espalhe amor, não espalhe bactérias”, na qual irá entregar ?aos colaboradores embalagens individuais de álcool em gel, para facilitar a limpeza das mãos em situações nas quais os dispensers não estiverem ?ao alcance rápido ou? quando os funcionários estiverem fora do ambiente de trabalho. ?

A médica Marta Fragoso, infectologista ?e coordenadora do Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial (NGSA) do Hospital?, explica que ter o álcool sempre à disposição reforça a prevenção. "Essa é a melhor opção para substituir água e sabão, pois elimina as bactérias e remove a gordura na qual estão localizados os germes. Essa higienização evita diversos problemas de saúde, como a conjuntivite, diarreia infecciosa e a gripe, que tem maior incidência nessa época do ano”, alerta.

Flash mob? - Além disso, os técnicos de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do ?Hospital irão fazer um flash mob - ação coreografada em equipe -, demonstrando os movimentos necessários para a lavagem correta das mãos. As intervenções também vão acontecer, antes dos horários de visitas, com o intuito de incluir e conscientizar os familiares e ??visitantes da importância da higienização das mãos. “Muitas vezes, ?as pessoas sabem que é necessário lavar as mãos, mas desconhecem ?a forma correta de fazer isso. Os profissionais irão mostrar quais movimentos devem ser feitos para garantir que as mãos fiquem livres de bactérias”, ?explica a infectologista.

O Hospital VITA —A primeira unidade do Grupo VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

O Hospital VITA possui a certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Possui também o nível de excelência na certificação nacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.

O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.??

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira