Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2016 - 05:53

Prefeitura entrega à cidade trecho da Orla Conde entre armazéns 1 e 6 do Cais do Porto


Área de 57 mil m² que viveu décadas de degradação sob a sombra da Perimetral se transforma em espaço de convivência, esporte, lazer e cultura no Porto Maravilha.

A Prefeitura do Rio entrega no dia 07 de maio(sábado), parte da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde na Avenida Rodrigues Alves, entre os armazéns 1 e 6 do Cais do Porto. O espaço de 1 km de extensão e 57.000 metros quadrados (m²) resgata área da cidade que por décadas sofreu com o efeito da sombra do Elevado da Perimetral e agora retorna à população como parque arborizado dedicado ao lazer e à prática de esportes ao ar livre, com via de passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No seu total, a Orla Conde terá 3,5 Km de extensão, ligará o Armazém 8 ao Museu Histórico Nacional. As obras de revitalização do Porto Maravilha marcam a transformação deste trecho da região, abrem caminho a uma nova ocupação e ao resgate de sua importância histórica e cultural.

Cariocas e turistas que visitarem o trecho poderão apreciar a arquitetura dos edifícios históricos como o Edifício Paranapanema, hoje Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal em construção; o grandioso prédio do Moinho Fluminense e os armazéns do Cais do Porto.

Menos concreto, mais verde - A antiga Rodrigues Alves tinha somente 59 árvores e agora ganha uma cobertura verde de 460 árvores em 51 canteiros - totalizando 7.000 m², equivalente a pouco mais de 37 campos de futebol. A manutenção por sistema de irrigação automatizado garante que gramados e jardins sejam irrigados em dias e horários pré-programados, com tempo de funcionamento definido. Também permite atender necessidades específicas de cada espécie de vegetação, com uso racional de água. Um sensor de chuvas desliga o sistema nos períodos de precipitação, evitando desperdício e sobrecarga de água nos jardins. Além da cobertura verde, a área ganhou 800 m² de deques de madeira cumaru e 1.500m² de saibro estabilizado, além de 29.000 m² granito e 1.000 m² de bloco intertravado.

O espaço terá 153 bancos, 20 lixeiras e 17 painéis para orientar sobre manutenção e ocupação responsável da orla. Também foram instalados pontos subterrâneos de coleta de lixo, aumentando a qualidade no serviço de limpeza urbana da região do Porto Maravilha. A entrega deste trecho marca a nova mobilidade do Porto Maravilha, com a implantação Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O transporte atuará nos dois sentidos na área que tem três pontos de parada. Esta parte da Orla Conde será um dos pontos do Boulevard Olímpico durante a Rio 2016, com atrações especiais, shows e telões para transmissão ao vivo das principais competições.

Na inauguração de hoje, a Prefeitura do Rio e a Cisco lançaram projeto de cobertura de Wi-Fi público na Praça Mauá que se estenderá por 100 mil m² da Orla Conde. Oferecido pela Cisco, apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o sistema "Wi-Fi do Porto" faz parte do legado olímpico e implementará ainda uma série de serviços inteligentes na área.

Monitoramento 24 horas - Somado ao trecho entregue em abril que se estende do 1º Distrito Naval à Praça Barão de Ladário e à Praça Mauá, a Orla Conde já tem 105 mil m² inaugurados e abertos à população dos 287.000 m². O espaço da Praça Barão de Ladário até o Armazém 6 é monitorado 24 horas por dia por sete câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária Porto Novo, empresa contratada pela Prefeitura do Rio para executar as obras e prestar serviços públicos municipais na Região Portuária. Ao todo, 2.325 colaboradores trabalharam na obra - desde a demolição da Perimetral à limpeza da área e serviços de infraestrutura e urbanismo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira