Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2016 - 07:07

VLI recebe dois carregadores de navios para a expansão do TIPLAM


Duas embarcações trazem da China os carregadores de navios para grãos e açúcar, marcando uma importante etapa no projeto de expansão do porto.

A VLI recebeu na última semana dois carregadores de navios que serão implantados no Terminal Integrador Portuário Luis Antonio Mesquita (TIPLAM) em Santos. O primeiro carregador dedicado a grãos chegou ao porto na quinta-feira, dia 5 de maio enquanto o segundo, equipamento para carregamento de açúcar, foi recebido dia 8 de maio(domingo). Os novos carregadores permitirão aumentar a capacidade de movimentação anual do TIPLAM de 2,5 milhões para 14,5 milhões de toneladas.

"Este é um grande marco para o projeto de expansão do TIPLAM, sendo a primeira vez que atracamos navios no novo píer. Os navios, provenientes da China, trouxeram os equipamentos que permitirão em breve iniciar o processo de exportação de grãos e açúcar, aumentando assim a capacidade de operação do terminal, reafirmando o empenho da VLI em promover a transformação da logística do Brasil", afirma Achilles Caporalli, gerente do projeto de expansão do TIPLAM.

Os carregadores são equipamentos de grande porte, modernos e potentes, e levaram cerca de dois anos e meio para serem desenvolvidos, incluindo as fases de engenharia, suprimentos, fabricação, montagem e transporte. O equipamento já viajou da China montado e testado e agora passa pelo descarregamento (lift-off), ou seja, é retirado do navio e posicionado sobre os trilhos do Berço 2 do TIPLAM. Já em setembro, se iniciam os testes (comissionamento) e os equipamentos estarão finalmente prontos para a operação em outubro.

Para o transporte marítimo dos carregadores de Dalian (China) para Santos (Brasil), foi definido um processo logístico de carregamento e descarregamento (Lift-on/Lift-off), em um navio específico para tal, que possui dois guindastes de capacidade de 400 toneladas cada. Após cerca de 45 dias de navegação, estima-se, por fim, um período de 5 dias para cada etapa de descarga, monitorado por uma empresa especializada neste tipo de procedimento.

O TIPLAM -Localizado em Santos (SP), O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (TIPLAM) movimenta cerca de 2,6 milhões de toneladas anuais de produtos como fertilizantes, enxofre e amônia. Com investimento de R$ 2,7 bilhões, o projeto de expansão da estrutura do terminal é considerado a maior obra portuária em curso no Brasil. A ampliação do TIPLAM permitirá também o escoamento de soja e açúcar, acrescentando cerca de 12 milhões de toneladas de capacidade ao sistema portuário de Santos e oferecendo uma alternativa diferenciada e competitiva para a exportação agrícola do país. A ampliação prevê a construção de um berço para embarque de açúcar, um berço para embarque de grãos e um berço para descarga de fertilizantes, além de um novo pátio de enxofre, dois novos armazéns para grãos, um armazém para açúcar e um armazém flex (açúcar e grãos) e uma pera ferroviária, que interligará as operações de exportação 100% à ferrovia. De forma comparativa, se o volume do TIPLAM fosse realizado de caminhão, corresponderia a 1.500 veículos/por dia nas estradas. Durante as obras de expansão do TIPLAM estão sendo gerados pelas empresas prestadoras de serviço para VLI cerca de 3.400 empregos diretos. Após a conclusão total do empreendimento, prevista para 2017, serão gerados cerca de 500 novos empregos diretos, entre próprios e terceiros, para a operação das instalações.

Dados técnicos dos carregadores: altura de 37,15 m, largura 26 m, comprimento 60 m, 550 toneladas e capacidade de 3.000 t/h.

Perfil -A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira