Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2016 - 07:33

Espaço Furnas Cultural inaugura Museu do Surf Rico

Exposição reúne raridades do esporte no mês que a cidade recebe 1ª divisão do surfe mundial.

O Espaço Furnas Cultural recebe relíquias do Museu do Surf Rico, de 13 de maio a 12 de junho, quando tesouros do esporte nacional e internacional serão expostos de graça ao público. História viva do surfe brasileiro, Rico de Souza reúne pranchas e fotos que coleciona desde a década de 60, entre elas madeirites, com as quais iniciou sua carreira no Leblon, além de modelos usados por nomes como Pepê Lopes e o bicampeão mundial Tom Carroll.

Rico se tornou uma referência para o surfe no Brasil e sua história se confunde com a própria evolução do esporte no País. Ainda assim, o hoje empresário deixa claro que a exposição não é apenas biográfica e pretende apresentar um pouco da tribo do surfe ao longo dos tempos.

“As fotos mostram como cabelos grandes e parafinados faziam parte do visual despojado daquelas pessoas. Na época, elas chamavam atenção por serem diferentes e fazerem um esporte mais diferente ainda. Na verdade, o surfe era considerado muito mais um estilo de vida do que um esporte. Hoje em dia, o esporte cresceu, mas o estilo de vida ligado ao surfe, sem dúvida cresceu mais ainda”, afirma Rico.

Furnas e a força das águas - O esporte cresceu tanto que, atualmente, os brasileiros dominam a elite do surfe mundial. Muitos deles fazem parte da Equipe Furnas, que apoia um grupo de esportistas, ex-atletas e treinadores cujas trajetórias servem como inspiração para as novas gerações. Furnas tem por princípio privilegiar esportes relacionados à água e ao vento, as duas principais fontes de geração de energia limpa e renovável desenvolvidas hoje pela companhia. No entanto, também contempla casos de oportunidade, em que o apoio seja determinante para o momento de vida dos esportistas.

“Os atletas da Equipe Furnas participam de várias de ações sociais apoiadas pela empresa, tanto dirigidas ao público interno quanto externo. É um projeto onde todos ganham. Os atletas conhecem um pouco da complexidade da setor elétrico. Já nossos colaboradores e as comunidades no entorno dos empreendimentos têm a chance de escutar sobre superação e amor ao esporte”, comenta Leandro Coelho, gerente de comunicação de Furnas.

A Equipe Furnas apoia os surfistas Lucas Silveira, Pedro Scooby, Pedro Calado, Chloé Calmon, Silvana Lima, Davi Teixeira (o Davizinho) e Lena Guimarães. Também fazem parte da Equipe: Arthur Zanetti, Diego e Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Pétrix Barbosa, Caio Souza e Sérgio Sasaki (Ginástica Artística), Bruno Schmidt, Pedro Solberg, Maria Clara e Carol Solberg (vôlei de praia), Mila Ferreira (kitesurf), Caio Afeto (highline), e Victor Penalber (judô), além de nadadores medalhistas paraolímpicos como Clodoaldo Silva e Daniel Dias, entre outros.

A exposição do Museu do Surf Rico será realizada em Furnas paralelamente à disputa da etapa do WSL no Rio de Janeiro, que será montada no Grumari. Incentivador do esporte, Rico analisa o atual momento dos surfistas brasileiros no cenário internacional e reforça a importância de investimento na formação e treinamento dos atletas.

“Eu fui a primeira pessoa a receber o Mineirinho (atual campeão mundial) no Havaí há anos. É uma satisfação vê-lo pegando altas ondas hoje. É inegável que o surfe brasileiro atravessa um momento muito especial e, por isso, é tão importante que empresas como Furnas continuem apoiando nossos atletas. Tenho certeza que a etapa do Rio vai trazer muitas alegrias”, conclui Rico.

Rico de Souza - Nasceu em junho de 1952, no Rio de Janeiro. Com mais de 30 anos de surfe, ele faz parte da Comissão Nacional de Atletas e ganhou o título de Embaixador do Surfe Brasileiro. Rico conquistou seis vezes o título nacional, três deles na categoria pranchinha (1969/72/ 73) e os outros três na categoria longboard (1987/88/ 89), além do vice-campeonato mundial amador de longboard em 1988 e no Circuito Mundial de Longboard da ASP em 1989. O surfista e empresário contribuiu com iniciativas pioneiras no país. No início dos anos 90, Rico inaugurou a primeira escola de surfe do Brasil, que está em funcionamento até hoje, além de promover o Campeonato Brasileiro de Longboard desde 2002.

Museu do Surf Rico, de terça a domingo, de 14h às 18h. Sábado, domingo e feriados, de 14h às 19h, no Espaço Furnas Cultural, R. Real Grandeza, 219 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira